O Que Você Procura ?

cores de aparelho de dente

Cores de aparelho de dente: veja a importância das borrachinhas coloridas

dentista2

As cores de aparelho de dente que fazem parte do uso do aparelho ortodôntico são as queridinhas para quem gosta de modernidade na estética do sorriso. 

O aparelho ortodôntico não seria o mesmo sem as famosas borrachinhas coloridas, e por isso a sua utilização é aceita com graça pela maioria dos pacientes. Poder escolher as cores de aparelho torna o procedimento mais “a cara” de cada paciente. 

Você sabe qual o motivo por trás das cores de aparelho? A sua importância e contradições? Como funciona e quanto tempo dura o tratamento ortodôntico? Veja aqui tudo o que você precisa saber.

Como funciona o tratamento ortodôntico?

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre como funciona o uso do aparelho ortodôntico. A utilização do aparelho nos tratamentos odontológicos tem como objetivo ter o poder de ação nos dentes por meio de ligamentos periodontais e do osso. 

O tecido periodontal, encontrado somente nesta região da boca é o que une o dente ao osso alveolar. Desse modo, o aparelho ortodôntico serve como uma forma de comunicação entre essas duas partes da região bucal, que são de grande importância quando atuam juntas.

O aparelho ortodôntico é também responsável pelas funções de melhoramento da mastigação, deglutição e a sensibilidade de tato que os dentes possuem. Esse tecido é de extrema importância para a movimentação dos dentes durante o tratamento.

Somente a partir dessa movimentação, e da correção que os aparelhos exercem, é que há a possibilidade de formar uma nova ramificação do tecido que atua como ligamento fundamental entre o osso e os dentes.

Assim, possibilitando o seu ajuste de maneira correta da boca. Os aparelhos vulgarmente “voltam os dentes para o lugar que deviam estar”. Essa remodelação óssea é um processo longo, mas que traz excelentes resultados com o tempo certo de uso.

Por que é necessário utilizar borrachinhas no aparelho? 

Por que é necessário utilizar borrachinhas no aparelho? 

Não necessariamente as borrachinhas precisam ser coloridas de acordo com a tabela de cores de aparelho, mas a sua utilização é imprescindível para o sucesso do tratamento.   

dentista1

As ligaduras elásticas ou as famosas borrachinhas de aparelho, como é popularmente conhecida, tem como objetivo ajudar na movimentação dos dentes. Além disso, são um ótimo estímulo no decorrer do tratamento ortodôntico. 

Os elásticos ortodônticos se constituem de ligas elásticas, normalmente utilizadas em aparelhos fixos. Esses elásticos ajudam a auxiliar na melhor movimentação dos dentes, além do estabelecimento de uma mordida de forma mais correta.

Além das variadas cores de aparelho de dente, também existem uma série de opções desses elásticos, que possuem diâmetros e espessuras de diferentes modelos.

As borrachinhas de aparelho ortodôntico podem ser colocados sobre variadas posições, o que vai depender do formato da cavidade oral, além da função que elas irão exercer no tratamento.

A utilização das borrachinhas coloridas pode resultar na movimentação de dentes individuais, de vários dentes ou até de ossos, dependendo da avaliação do profissional dentista. 

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico? 

Geralmente, a manutenção do aparelho é realizada a cada 30 dias, com seu tratamento total variando de paciente para paciente. Algumas pessoas usam sempre a mesma cor, outras variam, no entanto os cuidados vão muito além da escolha das cores de aparelho da moda

Existem ainda aquelas que criam combinações com várias cores de uma só vez. Mas o que importa é a regularidade da troca, já que o látex pode acumular restos de comida, o que é prejudicial para a saúde bucal. 

Benefícios das cores de aparelho de dente? 

As borrachinhas que influenciam nas cores de aparelho de dente, são essenciais para a movimentação dos dentes, durante o tratamento.

Segundo especialistas, os pacientes que utilizam esses elásticos ortodônticos de maneira correta, conseguem a efetivação do tratamento como um todo de maneira mais rápida e até mesmo com melhores resultados.

Os aparelhos ortodônticos e as borrachinhas podem ou não serem coloridas para a utilização do aparelho dental, da mesma forma que sua indicação pode ser para diferentes casos.

O elástico pode ser indicado, por exemplo, só para o início do tratamento, com o objetivo de corrigir para corrigir dentes tortos, como também pode ser utilizado no meio dele, para aperfeiçoar o encaixe da mordida. 

O aparelho odontológico também pode ser exigido pelo dentista ao final do tratamento odontológico, com a pretensão de acelerar o encaixe ideal de todos os dentes.

A importância de trocar as borrachinhas coloridas do aparelho

A importância de trocar as borrachinhas coloridas do aparelho

Como as borrachinhas proporcionam a ativação dos movimentos referentes ao aparelho, elas precisam ser trocadas com maior regularidade. 

Elas exercem papel principal para o tratamento odontológico. Por isso é importante que o material possua uma boa qualidade, indo muito além das cores mais bonitas de aparelho

A validade das borrachinhas coloridas é de em média 30 dias até a próxima consulta com o dentista, a partir disso sua elasticidade pode ficar comprometida. Além dessa questão de força e movimentação, as borrachinhas podem acumular restos de alimentos, podendo impactar na saúde bucal como um todo.

Existe alguma contraindicação para a utilização das borrachinhas cores de aparelho dental?

Assim como em qualquer tratamento odontológico existem contraindicações, e uma delas é referente a alergia ao material. Em sua maioria, as borrachinhas de aparelho de dente são constituídas de látex. Impossibilitando seu uso para alguns pacientes alérgico ao material.

Uma solução para esse problema está em utilizar outros tipos de materiais, como por exemplo os fios odontológicos, porém, diante desse problema as cores de aparelho estariam descartadas por estar presentes apenas nas borrachinhas feitas de látex.

Em alguns casos, a utilização indevida do aparelho, sem o auxílio de um ortodontista especializado, pode causar sérios problemas para a saúde bucal do paciente. 

Resultando na reabsorção da raiz, perda óssea e uma possível retração de gengiva, além de desequilibrar a mordida dependendo do tempo de uso errado deste item. 

Por fim, antes de iniciar qualquer procedimento clínico, é necessário contratar um profissional sério, além de realizar avaliações para identificar o problema e a solução correta.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como da boa aparência das borrachinhas de aparelho.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas bucais em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista, de uma boa alimentação e higiene bucal que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!