O Que Você Procura ?

cores de aparelho

Cores de aparelho: qual cor usar e como combiná-las?

dentista2

Escolher as cores de aparelho ortodôntico as vezes é uma situação difícil. Afinal, diversos fatores podem influenciar na decisão, entre eles: estilo, personalidade, entre outros.

Usar aparelho pode ser para alguns uma situação desagradável, por causa da mudança na estética. Para burlar isso, as cores de aparelho trazem mais diversidade e alegria ao sorriso.

A partir disso, descubra aqui neste post as possibilidades de se usar cores de aparelho para diferentes situações e se sentir ainda bonito(a). Tenha uma boa leitura!

Usando aparelho ortodôntico

Realizar tratamentos ortodônticos pode parecer algo chato para alguns, mas para driblar essa condição, dentistas buscam trazer diferentes tipos de alternativas a eles.

Afinal, os aparelhos ortodônticos são indicados, na maioria das vezes para corrigir desvios no crescimento, no desenvolvimento e no alinhamento da dentição.

Com isso, quando o paciente faz uso do aparelho odontológico fixo, são colocadas estruturadas metálicas na boca, que são presas com uma borracha específica, na qual sua cor é escolhida pelo paciente.

Durante um período, as famosas borrachinhas coloridas era um sucesso, de modo que combiná-las de diferentes formas era sinal de estilo, mas hoje em dia, tal prática não é vista da mesma forma e neste texto explico mais sobre isso.

O que é borrachinha de aparelho?

Também chamada de ligadura elástica, tem como função prender o fio ortodôntico, responsável pela movimentação dos dentes.

Assim, a cor dessa borrachinha de aparelho serve para “dar um charme”, porque há também a possibilidade de que ela seja transparente. Ela também pode ser trocada, geralmente a cada 30 dias para que não haja um rompimento, de modo que não afete o andamento do tratamento.

dentista1
Cores de aparelho de dente
Borrachinha de aparelho.

Cores de aparelho de dente

Há diversas formas de escolher a cor das borrachinhas, por exemplo, você pode aproveitar datas especiais, seu estilo pessoal como tons mais escuros ou mais claros, características físicas, etc.

Para ajudar nessa dúvida, deixo aqui 05 dicas para decidir a cor do aparelho, vamos a elas?!

  1. Borrachinhas combinando com seus looks

Apesar de ser um procedimento bucal, o aparelho ortodôntico também é um acessório, afinal, ele fará parte do rosto.

Diante disso, há quem desenvolva o medo de sorrir, por não querer que o aparelho apareça e até mesmo o medo de se vestir, achando que a cor do aparelho interfere no visual escolhido.

Entretanto, pelo contrário, o aparelho pode ser incrementado, dando mais charme e estilo em quem usa, respeitando o estilo de cada pessoa.

Por isso, a dica é, antes de escolher cores de aparelho, verifique se as borrachinhas combinam com grande parte das roupas do seu guarda-roupas. Há diversos sites e aplicativos que simulam isso, a partir da colorimetria.

  1. Opte pelas datas comemorativas

Datas especiais, como Natal, Réveillon, entre outras, é uma ótima opção para quem quer inovar na cor do aparelho. Por já serem datas tradicionais, é possível usar cores como o verde e o vermelho para o Natal e o branco para o Ano Novo.

Mas se seu caso for o amor pelo futebol, vale escolher a cor do time ou em ano de Copa do Mundo, o verde e amarelo são uma ótima opção.

Por ser um período de festa, utilizar o aparelho ortodôntico nessa data, contribui para espalhar alegria no lugar além de criar um marco, de modo que todos irão se lembrar de você nessas datas.

Ah, vale lembrar que não existe regra de usar somente uma cor nas borrachinhas dos bráquetes, ou seja, está permitido inovar e abusar, mas lembre-se de que a troca só ocorre a cada 30 dias.

  1. Use combinações de cor do aparelho em aplicativos

Depois de ter feito o teste de colorimetria, agora é a hora de investir nos apps de combinações de cores, há diversas opções, por exemplo, o BraceMate, disponível para o Android e iOS.

Mas se você é daqueles que gosta de ir mais além e poder visualizar a combinação dessa borrachinha com mais possibilidades, existem sites que simulam paletas de cores, de modo que você possa visualizar, se as cores estariam em harmonia ou não.

Portanto, se quer se aventurar no mundo das cores, aqui estão alguns sites: design-seeds, uicolors e colorcombos.

  1. Invista em tons escuros

Depois de falar de tantas cores, é preciso deixar claro que a escolha das cores é pessoal, desse modo, tem também as cores para aquelas pessoas mais discretas, que acabam preferindo o preto básico e demais cores escuras.

Além da cor de aparelho preta, há também o azul marinho ou verde-escuro, que são cores que combinam praticamente com todas as roupas e não se destacam excessivamente o seu sorriso.

Pessoas que trabalham em um ambiente mais formal ou pessoas maduras, optam por essas cores.

  1. Utilize suas características físicas

Quando é dito que é para utilizar suas qualidades, essa é a ideia. Usar suas características naturais, como tons de rosa, laranja, turquesa, verde e azul-escuro evidenciam mais a beleza de pessoas com olhos, cor de cabelo e tom de pele mais escuros.

Já tons de vermelho, verde-escuro, azul-petróleo, magenta e vinho, por exemplo, tem um contraste melhor, do modo que haja uma harmonia com pessoas de olhos, cabelo e tom de pele mais claros.

Agora que já sabe como combinar as cores do aparelho, não pode deixar de lado a manutenção do mesmo, já que quando não tem os devidos cuidados pode prejudicar a dentição.

Cores de aparelho, quais os cuidados?

Apesar de ser uma forma de descontrair o procedimento, a cor do aparelho ou das “borrachinhas” é apenas um dos detalhes do tratamento dentário.

Afinal, o objetivo do aparelho é corrigir os dentes e outros problemas na cavidade oral. Desse modo, de forma alguma retire ou coloque as borrachinhas sem o auxílio de um ortodontista, o mesmo serve para elásticos que não são específicos para uso odontológico.

Isso porque o aparelho move os dentes conforme a necessidade do paciente, caso aconteça algum tipo de intervenção, a arcada dentária terá prejuízos graves, por exemplo, lesões na gengiva ou até a perda dos dentes.

Portanto, siga as especificações e o tratamento recomendado pelo seu dentista. Com isso, verifique as opções disponíveis com seu dentista e divirta-se comas cores do seu aparelho dentário!

Como cuidar do seu aparelho ortodôntico
Dentista cuidando do aparelho de paciente.

Como cuidar do seu aparelho ortodôntico

Apesar de poder escolher a cor, é preciso manter os dentes, os bráquetes e os elásticos limpos e com os devidos cuidados.

Isso ajuda a não ter a proliferação de bactérias e evolua para doenças bucais.

Para que seu aparelho ortodôntico se mantenha limpo e intacto, é aconselhável que evite alimentos:

  • pegajosos,
  • doces e chicletes,
  • escove os dentes duas vezes ao dia;
  • use o fio dental.

Agora que você já sabe como unir estilo e saúde bucal, é hora de você checar como está a saúde dos seus dentes.

Para fazer isso, faça sua avaliação em uma de nossas clínicas OralDents e garanta mais beleza ao seu sorriso.

Gostou do texto ou tem algum tipo de dúvida? Deixe aqui nos comentários que será um prazer te responder!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!