O Que Você Procura ?

Tabela de cores de aparelho

Tabela de cores de aparelho: escolha a que mais combina com você

dentista2

Existe uma tabela específica para a catalogação das variadas cores de aparelho. A sua utilização pode ser feita a partir dos gostos do cliente, mas também varia pelo tipo do aparelho utilizado. 

É também pela escolha das cores de aparelho que o tratamento ortodôntico é capaz de ser melhor aceito, considerando as funções por trás do uso das famosas “borrachinhas”.

Conheça tabela de cores de aparelho e quais são os principais benefícios das borrachinhas de aparelho, seus tipos e cuidados.

Como a tabela de cores de aparelho deve ser utilizada 

Uma das coisas que são pouco comentadas quando o assunto é cores de aparelho é referente à correção da cor dos dentes. Por isso existe uma tabela especifica para cores de aparelho, onde estão as cores que mais combinam com cada paciente. 

A escolha das cores das borrachinhas precisam ser baseadas na tonalidade da pele de cada paciente. Escolher as cores baseadas no tom de pele também garantem que o aparelho combine com outros aspectos de cada paciente. Por isso a tabela de cores de aparelho de dente é recomendada para análise. 

A utilização do aparelho pode criar um contraste entre as borrachinhas e seus dentes, com isso é possível que o uso dos elásticos corrija a cor. Pacientes que possuem os dentes amarelados ou manchados devem optar por cores mais escuras, já que transparecem um tom mais branco. 

É interessante que esses pacientes evitem elásticos amarelos ou que possuam cores voltadas para o alaranjado, pois essas cores não possuem um bom contraste, fazendo com que os dentes tenham o aspecto amarelos também. 

Mesmo que borrachinhas brancas pareçam ser ideais, os dentes podem parecer opacos. Além disso, a utilização dos elásticos brancos podem causar maiores manchas com o tempo. Também é recomendado evitar cores como o preto, verde ou marrom, pois podem transparecer sujeira, como pedaços de comida nos dentes. 

Como funciona um aparelho dental? 

O aparelho ortodôntico é uma estrutura que consegue possibilitar a movimentação de toda uma parte dos dentes por meio da aplicação da força. 

dentista1

O dentista vai analisar o alinhamento e com o tempo ocorre a correção do problema odontológico, tanto de forma estética quanto sobre suas relações funcionais.

Os braquetes, que são presilhas fixadas diretamente no dente, são feitos em metal, cerâmica, safira e policarbonato, tendo como função suportar os elásticos, colados sobre os dentes com resina fotopolimerizável.

As “borrachinhas”, também chamadas de ligaduras, ficam presas aos braquetes, e é com esses acessórios que é possível ajustar a estrutura para as movimentações necessárias.

Além do modelo de aparelho fixo, também existe a estrutura autoligável, Essas estruturas são confeccionadas com ações de maior modernidade, além de utilizar moldes com base em cada fase do tratamento dental.

Esse modelo de aparelho é considerado mais fácil de higienizar, além de possuir um tempo de manutenção menor que o aparelho móvel.

tabela de cores de aparelho

Todo o paciente deve utilizar a tabela de cores de aparelho? 

De forma geral, cada paciente possui a sua peculiaridade, ainda mais quando se fala sobre tonalidade dentária. Por isso a utilização da tabela de cores se faz importante, ainda mais para quem vai utilizar uma aparelho ortodôntico pela primeira vez.

A utilização do aparelho ortodôntico fixo é recomendado para quem possui dentes permanentes e uma boa formação da arcada dentária.

O paciente não deve apresentar problemas referentes a formação de placa bacteriana, como cáries, gengivite, dentre outros, pois assim como em qualquer tratamento odontológico e para a utilização de qualquer tipo de aparelho, a saúde bucal deve estar em perfeitas condições. 

Para iniciar o tratamento é necessário que o ortodontista peça algumas radiografia e tire o molde da boca do paciente. 

Talvez sejam necessárias fotos da face em alguns casos, todo esse procedimento tem como objetivo avaliar o problema do paciente, e assim definir alinhamentos e ajustes. 

Quais os benefícios das borrachinhas nos aparelhos?

Apesar de provocar alguns incômodos nos primeiros dias de uso e após cada processo de troca, principalmente com a mudança de posição destes elásticos, o uso das borrachinhas de variadas cores são essenciais para obter bons resultados no procedimento indo muito além das cores de aparelho da moda

Dentre as principais vantagens das ligas dos aparelhos ortodônticos possibilitam a aceleração do tratamento e melhores resultados no sorriso. 

Porém, é necessário ter atenção a alguns cuidados, que são essenciais para a efetivação dos benefícios de usar um aparelho ortodôntico.

Quais os principais tipos de elástico de aparelho?

Além de pensar nas cores mais usadas das borrachinhas de aparelho para sempre ficar com um visual mais moderno. As borrachinhas podem ser classificadas de duas formas, os intraorais, que podem ser utilizados no maxilar e na mandíbula ou em apenas em um dos pontos, e os extraorais, que trabalham juntos com os aparelhos ortodônticos externos e possuem efeitos dentário ou esquelético.

Mas também existem as formas de posicionamento destes elásticos, que são em formato delta, onde o elástico é moldado em formato de triângulo. 

Esse modelo é muito utilizado do para dar um maior refinamento a intercuspidação, e melhoramento no fechamento das mordidas abertas, que pode chegar de 0,5 a 2 mm;

Formato retangular ou caixa, são normalmente colocados sobre a região anterior ou posterior, e tem como objetivo um extrusão dentária;

O formato em U, que possui também o efeito de extrusão, além do formato em V dos elásticos, que são comumente usados para consertar extrusão leve em um dente. 

Quais os principais cuidados durante o uso?

O paciente que precisar utilizar elásticos ortodônticos deve estar sempre atento à saúde bucal. É de extrema importância que a saúde bucal não seja deixada de lado.  

Com o uso prolongado de elásticos pode ocorrer a reabsorção radicular, que consiste em uma lesão que encurta a raiz do dente. por isso é de grande necessidade que o profissional dentista oriente o paciente a manter da melhor forma possível os elásticos, principalmente na hora do seu processo de higienização. 

Existe apenas uma contraindicação referente às borrachinhas do aparelho, e ela consiste em pacientes que possuem alergia a látex. 

Mas calma, a indústria que desenvolve os mais variados materiais ortodônticos desenvolveu uma versão de borrachinha que não utiliza o material. 

Por isso, antes de qualquer procedimento odontológico é necessário que o paciente converse com seu dentista de confiança para ter toda a segurança ao desenvolver o tratamento. 

Mais do que seguir todas as recomendações do dentista, utilizar o acessório depende da manutenção diária com bons hábitos de higienização bucal, e isso envolve uma correta escovação, além das visitas regulares ao dentista.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como da boa aparência das borrachinhas do aparelho.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!