O Que Você Procura ?

o que é lente de contato dental

O que é lente de contato dental: veja seus benefícios e como funciona

dentista2

Atualmente existem diversas maneiras para deixar os dentes mais brancos, dentre elas existem uma em especial chamada lente de contato dental. Ainda existe muitas dúvidas a respeito do assunto e pensando nisso iremos falar mais sobre o que é a lente de contato dental e de suas vantagens.  

Além do clareamento dental, a lente de contato dental está entre as principais buscas nos consultórios odontológicos. Um dos motivos pela alta procura é a praticidade de seu procedimento e o resultado mais rápido.

O que é lente de contato dental? 

Lente de contato dental são lâminas ultra finas feitas uma a uma de resina ou porcelana, sua espessura varia de 0,2 a 0,5 milímetros.

O procedimento em si para a colocação das lentes precisa de um desgaste dos dentes naturais, podendo variar de 0,2 a 1,2 milímetros, dependendo de cada caso. O desgaste para a lente de contato dental vai depender justamente da espessura da lâmina.

De todas as formas, seja qual for o procedimento odontológico, estético ou não, como no caso das lentes de contato dentais, é de extrema importância fazer uma consulta odontológica com um profissional dentista.

Nesse caso é preciso que o dentista avalie a situação atual da dentição dos pacientes, para assim ter certeza de que os dentes possuem força suficiente para aguentar o desgaste inicial que lhe será imposto. 

Função das lentes de contato dental 

As lentes de contato dental tem como principal função dar um novo formato aos dentes. Assim as lentes podem acentuar a curva de um sorriso, corrigindo dentes curtos, amarelados e manchados. Melhorando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes odontológicos.

O procedimento ocorre em três etapas. A primeira etapa se constitui na análise do paciente, que deve ser realizada por um cirurgião dentista, para assim ser possível estudar o caso antes de qualquer intervenção.

O estudo é feito por meio de fotos da dentição do paciente, sendo assim possível fazer comparação de cores, formatos e realizar a moldagem do material para a confecção da moldeira, dando início ao tratamento. 

dentista1

A segunda etapa é a gestão de resultados que ocorre após a análise de todo o material colhido por meio da moldagem e estudo clínico.  

Por último, na terceira etapa o paciente volta novamente ao consultório para colocar as lentes. Dependendo de cada caso, pode ser preciso até três sessões para a efetivação de todo o trabalho estético.   

Quais são os tipos de lente de contato dental?

Depois de saber o que é a lente de contato dental e suas particularidades gerais do procedimento, vale conhecer os materiais utilizados e os tipos para a aplicação.

A cerâmica feldspática convencional é constituída por porcelana comum, e possui seu tempo de uso menor. A cerâmica feldspática reforçada por leucita é feita a partir de um material vidro-cerâmico, e tem um resultado de acabamento melhor ao formato da boca do paciente. 

O silicato de lítio reforçado por zircônia é uma técnica com dissilicato que possui resistência a impactos. Já a zircônia translúcida, bastante utilizada em próteses consegue se aproximar a aparência dos dentes naturais, ema vez que possui transparências devido o óxidos de zircônia na estrutura laminada.

Por último o dissilicato de lítio é bastante utilizado para tratamentos estéticos e funcionais. Nesse tratamento há a utilização de laminados com camadas mais finas em cada dente.

Benefícios das lentes de contato dental

Benefícios das lentes de contato dental

As lentes de contato dental possuem vários benefícios, dentre eles estão a maior rapidez do tratamento, que demora cerca de 3 a 5 sessões dependendo de cada caso.

O antes e depois da lente de contato dental é bem satisfatório, resultando em um sorriso mais bonito e harmônico, e assim em uma autoestima renovada.

As lentes de contato são mais resistentes que outros procedimentos, como o clareamento dental, por exemplo. Assim sendo menos provável manchas nos dentes por pigmentação alimentar. Além disso, a frequência para manutenção é menor, devido as lentes de contato dental serem mais difíceis ocorrer uma mudança de colocação, o que prolonga sua vida útil.

Quanto a longevidade do procedimento, diferente de outros tratamentos odontológicos, é preciso de maiores cuidados com a manutenção. As lentes de contato dental podem durar de 10 a 15 anos, ou até mais dependendo dos hábitos de cada paciente.

Com todos esses benefícios fica mais fácil entender porque o tratamento virou um dos preferidos dos famosos, mas também de pessoas anônimas. 

Com o passar do tempo, devido às modernas tecnologias do setor, o tratamento se tornou muito mais prático e seguro. Entretanto, o tratamento de lente de contato dental ainda é considerado um dos mais caros. 

Quais são as contraindicações para o tratamento?

Nem todas as pessoas podem investir de primeira em uma lente de contato dental. Isso não levando em conta o valor da lente de contato dental, mas sim a análise clínica minuciosa necessária antes de qualquer tratamento.  

Dentre as principais especificações, em que é necessário uma maior atenção, e que possivelmente podem barrar efetivação do tratamento estão: dentes com grande destruição ou com algum tipo de reconstrução extensa, isso porque os cuidados e a sensibilidade são maiores nestes casos.  

Lesões e problemas periodontais também podem ser constituídos como empecilhos, além de bruxismo severo e outros problemas que possam atrapalhar o efeito do procedimento.

Os cuidados com a higiene bucal também são essenciais, tanto antes como depois do tratamento com lente de contato dental. Isso porque a durabilidade do procedimento só é garantida se os cuidados com a saúde bucal forem regrados durante toda a vida. 

Sem a utilização das lentes já é necessário ter cuidado com a nossa higiene bucal, para evitar manchas, cáries, entre outras questões. Com a utilização das lentes o cuidado com infecções bucais precisa ser ainda maior

Os cuidados que se deve ter após o procedimento 

Após fazer o procedimento da colocação das lentes de contato dental é de extrema necessidade que a escovação continue sendo realizada entre as refeições, mas é também de grande importância que o paciente mantenha uma boa alimentação.

Certos alimentos que sejam muito pigmentados devem ser evitados no dia a dia. E a visita regular ao dentista deve ser feita a cada seis meses.

Quanto custa a aplicação da lente de contato dental?

O preço de uma lente de contato pode variar de acordo com o profissional e o material utilizado para o procedimento. Por isso é necessário uma pesquisa mais minuciosa e a comparação entre dentistas de confiança.

Dessa forma, o valor de uma lente pode ir de R$1500 (mil e quinhentos reais) a R$3500 (três mil e quinhentos reais), levando em consideração também as particularidades e necessidades de cada caso.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como da boa aparência das lentes de contato dental.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!