O Que Você Procura ?

lente de contato dental desgaste

O desgaste dos dentes para colocar lente de contato dental é necessário?

dentista2

Para a utilização da lente de contato dental é preciso que os dentes sofram um processo de desgaste. Esse procedimento, que é um dos queridinhos entre os famosos, envolve vários fatores para a sua utilização. 

Assim como em qualquer tratamento odontológico é preciso ter um cuidado maior com a saúde da boca, mas principalmente com a aplicação das lentes de contato dental.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento, bem como os benefícios e cuidados na hora de realizar o procedimento.

O que é a lente de contato dental?   

A lente de contato dental é um procedimento odontológico que envolve a utilização de facetas ou laminados, ambos ultra finos e com aproximadamente 1 mm de espessura.

As lentes são confeccionadas a partir de cerâmica ou resina composta. A sua utilização tem como objetivo a mudança do formato, textura e cor da dentição original dos pacientes. 

Com a tecnologia, esse procedimento estético vem sendo cada vez mais aderido, principalmente por pessoas que trabalham com a própria imagem. Além disso, o antes e depois da lente de contato dental é surpreendente, apresentando um resultado bem satisfatório ao sorriso.

Embora estejam mais aparentes no mercado atual, as lentes de contato dental existem há cerca de 25 anos. E com o passar dos anos foi passando por um grande processo evolutivo, até chegar no que é hoje. 

O tempo para a duração do procedimento pode variar de acordo com o paciente e com a forma que o profissional vai trabalhar. Além disso, tem a quantidade de dentes que irão receber as lentes. 

Como o procedimento funciona? 

Em casos mais simples, são necessárias não mais de três sessões. Inicialmente ocorre o diagnóstico do paciente em um check-up inicial, e depois os preparativos para a moldagem, que podem ser feitas por meio digital. 

dentista1

Essa moldagem é referente ao formato original da dentição do paciente, que irá passar por uma pesquisa do próprio dentista para a sua reestruturação. O molde servirá como base para a produção das lentes de contato dental.  

No entanto, antes do paciente se submeter a esse procedimento é necessário que ele considere não só os benefícios do procedimento, mas também as desvantagens da lente de contato dental, analisando o seu caso e se a proposta é a melhor alternativa.

Para quem é indicado as lentes de contato dentais? 

O tratamento de lente de contato deve ser indicado após ser constatado que os dentes, gengivas ou qualquer região da boca estão em plenas condições de saúde. Saber o que é o procedimento de lente de contato dental e os detalhes de seu caso são essenciais para um resultado final satisfatório.

Visto isso, as lentes de contato dentais são indicadas em vários casos, mas principalmente para quem deseja alterar a cor dos dentes, fazer algum tipo de modificação no formato, tamanho ou mudar o seu contorno. 

Para o procedimento não é necessário ter uma idade mínima, porém por ser um tratamento estético, que demanda uma maior responsabilidade e cuidado com os cuidados orais, recomenda-se o procedimento a partir dos 18 anos.

As contraindicações do tratamento 

O tratamento feito a partir da utilização de lente de contato dental não é indicado se o paciente pode resolver essas questões estéticas por outras vias, como o clareamento dental e a ortodontia.

O tratamento também não é indicado em casos que o paciente tenha muitos desgastes dentais. A utilização das facetas podem danificar ainda mais os dentes originais do paciente. 

Pacientes mais jovens também devem pensar bem antes de aderirem ao procedimento. Pois o procedimento para colocar a lente de contato dental necessita de um desgaste dentário, não tem como reverter o processo, e essa decisão é para sempre, após feito o procedimento.

Manutenção do tratamento 

Como é feita a manutenção dos resultados adquiridos?

A manutenção do tratamento acontece de forma anual. Esse processo necessita de um pouco mais de cuidado na higienização bucal. 

Os cremes dentais utilizados na escovação devem ser menos abrasivos que os convencionais. Tudo isso para evitar a perda de brilho das lentes.

O fio dental também deve ser usado com mais atenção, pois a sua utilização não deve ser feita sobre as emendas do procedimento. 

Assim como a maioria dos procedimentos odontológicos, as lentes de contato passam pela fase de manutenção, que é realizada inicialmente após seis meses. Após esse período é necessário a prevenção e cuidados dos pacientes, até mesmo para evitar possíveis inflamações na gengiva. 

Por que é necessário o desgaste dos dentes para colocar a lente de contado dental?

Para que as lentes de contato dental sejam colocadas é necessário um desgaste inicial dos dentes, e isso é essencial para que ocorra o tratamento. 

Porém, diferente do que a maioria das pessoas imaginam, o desgaste é pequeno ou até nulo dependendo de cada caso. O processo precisa preservar a estrutura do dente, pois isso impacta na sua durabilidade. 

A indicação da lente dentária deve ser feita a partir de um planejamento feito pelo profissional dentista. 

O tempo útil de uma lente de contato é relativo, mas costuma ter a durabilidade de 20 anos, dependendo da manutenção e cuidados do próprio paciente no dia a dia.

Quais os benefícios da lente de contato dental? 

A lente de contato dental possui como principal benefício, a praticidade e segurança em referência a manchas por alimentos ou antibióticos. As lentes de contato são mais resistentes nesse sentido. 

A sensibilidade também diminui com a utilização das lentes, além disso é um tratamento que ajusta a composição dental sem demandar tanto tempo. Seus resultados são incríveis ao fazer comparativos. 

As lentes de contato dental, além de melhorarem a estética do sorriso, preservam a estrutura natural do dente. Os dentes que possuem as facetas de porcelana priorizam o restabelecimento de suas funções. Na maioria dos casos a melhora da qualidade de vida com a utilização das lentes chega a 100%.

O sorriso é considerado o nosso cartão de visitas das pessoas, e que também mexem muito com a autoestima do ser humano. Afinal, quem não quer ter um sorriso branquinho e alinhado?  

O procedimento de lente de contato dental, que precisa do desgaste inicial dos dentes evoluiu muito com o passar dos anos, e hoje o desgaste dental é mínimo e por isso o tratamento está entre os queridinhos dos famosos e anônimos em todo o mundo. 

Além de ser um investimento com grande durabilidade, os resultados surpreendentes são o que fazem desse procedimento um dos mais reconhecidos e procurados. Mas assim como em qualquer procedimento estético, é preciso ter atenção, pesquisar bastante sobre o processo e buscar um profissional cirurgião dentista de confiança.

Afinal, estamos falando dos cuidados com o seu sorriso. E esse bem precioso merece toda a atenção e direcionamento correto, seja qual for o procedimento feito ao longo da vida.   

Qual o valor das lentes de contato dental?

O valor da lente de contato dental pode variar de acordo com uma série de fatores, seja pelo material das películas, a abordagem escolhida e pela escolha do próprio profissional e clínica odontológica.

Em média o preço do procedimento vai de R$ 1.600 (mil e seiscentos reais) a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como da boa aparência das lentes de contato dental.

A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses, sendo assim realizados os procedimentos regulares, como a profilaxia, e a avaliação geral da situação da arcada dentária.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!