O Que Você Procura ?

aparelho ortodôntico transparente

Aparelho ortodôntico transparente: descubra o valor e suas vantagens

dentista2

O aparelho ortodôntico transparente é uma das principais vantagens que a tecnologia proporcionou ao âmbito tecnológico.

Com o aparelho transparente o paciente ganha maior comodidade em seu tratamento, além de conseguir alcançar os mesmos bons resultados finais do que os demais modelos de aparelho ortodôntico.

Saiba quais são os principais benefícios do tratamento com aparelho ortodôntico transparente, assim como o valor para colocar esse modelo.

O que é aparelho ortodôntico transparente?

Assim como o modelo fixo metálico, o aparelho ortodôntico transparente vem como uma alternativa ao tratamento de ortodontia. Tendo em vista que o aspecto estético do metálico tende a pecar contra a estética, o transparente vem como uma solução para essa insatisfação.

Atuando de forma semelhante no alinhamento e na correção da mordida, o diferencial do aparelho transparente é justamente o seu visual discreto, ao contrário da característica marcante dos braquetes e borrachinhas.

Esse modelo de aparelho, quando não fixo, é indicado para os casos mais simples de desalinhamento dentário, no entanto, cabe ao dentista analisar quando será a abordagem ideal.

Os aparelhos transparentes apresentam um resultado satisfatório em casos de dentes girados, problemas de desalinhamentos e de diastemas (espaçamentos entre os dentes), devolvendo assim um sorriso mais harmônico, alinhado e mais bonito.

Aparelho ortodôntico transparente antes e depois

O aparelho ortodôntico transparente apresenta uma série de benefícios, sendo o principal deles o fato de que o paciente passa por um tratamento mais preocupado com a estética não só final, mas durante o tempo de uso. Um grande benefício se comparando o antes e depois do aparelho ortodôntico transparente e o outros modelos, é que os resultados no final do tratamento são os mesmo.

O simples fato do paciente não ter de sofrer com as consequências de ter um sorriso metálico já é capaz de trazer alívio. O usuário do aparelho ortodôntico fixo tem de saber lidar com peças como: fios, bandas, tubos, ligaduras elásticas e as famigeradas borrachinhas, o que pode prejudicar a higienização do acessório.

dentista1

As borrachinhas coloridas, mesmo que ainda agradem a um certo público mais jovem, são motivo de desânimo para o público mais maduro, que acaba deixando de lado os benefícios do tratamento.

O aparelho ortodôntico transparente é fabricado com materiais translúcidos, tal como porcelana policristalina, monocristalina ou policarbonato. São moldados por softwares, apresentando um perfeito encaixe na arcada. São feitos pelo policristalina e são considerados os de melhor estética.

Dessa forma, é o aparelho mais aderido por pessoas que trabalham com a imagem.

Tendo em vista esses benefícios, aparelho ortodôntico transparente está sendo cada vez mais procurada entre as pessoas nas clínicas odontológicas

tipos de aparelhos transparentes

Quais são os tipos de aparelhos transparentes?

Com cada vez mais pessoas sabendo dos benefícios dos aparelhos transparentes, foram desenvolvidos vários modelos com essa característica, visando uma melhor experiência de ortodontia e assim um tratamento mais estético. Ao contrário do que muitos pensam são vários os modelos de aparelhos estéticos, tal como o aparelho lingual, de moldeiras e o aparelho ortodôntico autoligado.

Veja quais são os principais tipos de alinhadores transparentes:

Invisalign

O Invisalign é a mais nova tecnologia no ramo da ortodontia e possui ainda mais tecnologia e preocupação estética em seu desenvolvimento. A sua indicação envolve desde pequenas correções de mordida mais graves.

A sua confecção é feita em placas removíveis de acetato que são colocadas sobre o dente. Ademais, são planejados por meio de um software 3D, permitindo o seu encaixe perfeito na dentição.

Geralmente, o tratamento com o Invisalign é feito por meio de moldeiras, que podem ser administradas não só no consultório odontológico, mas também em casa, de forma mista ou autônoma. A troca é feita de 15 em 15 dias e o seu uso é associado a um gel clareador.

Aparelho lingual

Mesmo com o nome intuitivo, o aparelho lingual é um acessório que fica fixado na parte de trás dos dentes, compreendendo a face interna.

É o modelo para quem realmente almeja um tratamento mais discreto, não deixando nenhum resquício visível, nem mesmo os seus fios metálicos. É frequentemente indicado para atletas, já que possui um tratamento livre de lesões.

Aparelho autoligado

No tratamento com o aparelho autoligado, os braquetes não precisam de borrachinhas, que no fixo tradicional apresenta uma das principais funções, a ativação da movimentação dos dentes. Isso deve-se ao fato de que os braquetes autoligados já possuem um relevo próprio para prender o fio.

No entanto, mesmo que os materiais usados sejam translúcidos, o fio ainda é metálico.

Aparelho estético

Também sendo uma variação do modelo fixo metálico, o aparelho estético, por sua vez, proporciona a movimentação dos dentes de forma gradual para que sejam posicionados corretamente. O contraste está apenas no uso de materiais translúcidos.

 

Quais são as principais vantagens e desvantagens do aparelho ortodôntico transparente?

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens dos aparelhos transparentes:

Vantagens

Melhor impacto estético

Como dito, a principal vantagem do uso aparelho ortodôntico é justamente a sua preocupação estética em meio ao uso. Por ser transparente consegue proporcionar um maior bem-estar ao paciente que se sente mais confiante em sorrir e se socializar.

Vale ressaltar a descrição do acessório como um ponto positivo, já que as pessoas se sentem mais confortáveis e seguras em usá-lo.

Maior conforto

Outra qualidade importante do uso do aparelho transparente é a sua promoção de conforto, proporcionando um uso e higienização mais prático e descomplicado.

Por não ser um modelo metálico, esses alinhadores não trazem o desconforto das peças de metal, que constantemente lesionam o tecido gengival, principalmente ao se alimentar.

Além disso, por serem removíveis, trazem maior comodidade ao paciente, podendo ser retirado em momentos sociais e de lazer.

Maior facilidade de higienização

Uma das desvantagens do aparelho fixo metálico é o frequente acúmulo de restos de alimentos, favorecendo que haja a formação de placa bacteriana, e assim a evolução para problemas bucais mais graves, como a cárie e doenças gengivais como a periodontite.

O fato desses alinhadores serem removíveis ajuda na remoção desses restos de alimentos de forma mais simplificada, ajudando a prevenir eventuais complicações. Pela remoção também é possível que haja a devida higienização do acessório que também está suscetível ao acúmulo de bactérias.

Por esse passo-a-passo mais simples, produtos de higiene comuns no tratamento de aparelho fixo, como a escova interdental e o passa fio, não são necessários.

Acessibilidade a demais tratamentos odontológicos

Ainda sobre a sua característica removível e a ausência de braquetes e fios, o alinhador transparente possibilita que o paciente consiga conciliar o tratamento ortodôntico com outros tipos de procedimentos odontológicos.

Isso representa uma melhor autonomia e também a agilidade de poder alcançar vários bons resultados estéticos em um curto período de tempo.

Entre os tratamentos que são simplificados pelo uso dos alinhadores transparentes vale destacar a profilaxia, a limpeza profissional feita em consultório odontológico e que deve ser feita de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano.

Procedimentos mais elaborados, como o de clareamento dental, também podem ser aliados durante o tratamento com o aparelho transparente. Entretanto, os pacientes que usam o aparelho fixo tradicional não possuem esse benefício, uma vez que suas peças comprometem os resultados.

Valor acessível

Mesmo que o aparelho transparente tenha um valor relativamente superior aos demais, isso é justificado pela sua confecção mais tecnológica e as suas características favoráveis ao conforto e a aparência. Os benefícios são proporcionais ao valor, fazendo que não haja motivo de rejeitar a indicação quando feita pelo profissional.

O preço do aparelho estético vai variar tanto quanto a clínica, quanto às particularidades e necessidades de cada situação, pelos procedimentos adicionais, pelo material utilizado e quanto ao tipo de aparelho. Caso haja interesse, o paciente deve visitar o dentista para fazer uma avaliação e realizar o orçamento.

Visibilidade do resultado final

Considerando o fato de que os alinhadores transparentes são fabricados pela ajuda de software, além da capacidade de projeção do aparelho, o paciente ainda é beneficiado por uma simulação de todo o tratamento.

Com isso, essa característica permite uma maior eficiência do processo, previsibilidade de sua evolução e que haja um alinhamento de expectativas entre o paciente e o dentista.

Desvantagens

Quanto às desvantagens elas também tendem a variar dependendo do tipo de aparelho transparente.

O aparelho transparente fixo, por exemplo, costuma causar mais dor nos primeiros meses de uso, tendo em vista justamente o deslocamento da arcada. Outro fato que é um problema é sua higiene que deve ser minuciosa, assim como os fixo tradicionais, sendo suscetível ao acúmulo de resíduos e a problemas causados por placa bacteriana.

Já o aparelho autoligado, com o tempo, tende a ter suas borrachinhas amareladas e braquetes manchados com o tempo, fazendo com que o paciente, além da higienização, se atente a sua dieta, evitando alimentos muito pigmentados.

LEIA TAMBÉM: Aparelho móvel: veja como usar e quais são os tipos

Aparelho transparente, qual o valor?

O valor do aparelho transparente pode variar por uma série de fatores, incluindo o tipo escolhido e indicado pelo dentista, produção, materiais e aplicação clínica.

O aparelho fixo estético tem uma média de preço de R$1.000 (mil reais) a R$2.500 (dois mil e quinhentos), o de porcelana podendo ir de R$500 (quinhentos reais) a R$1.000 (mil reais) e o de safira R$1.500 (mil e quinhentos reais) a R$2.000 (dois mil reais).

Já o aparelho lingual tem uma variação de preço que vai de R$2.000 (dois mil reais)a R$15.000 (quinze mil reais) e o aparelho autoligado de R$500 (quinhentos reais) a R$1.000 (mil reais).

Por fim, o valor do modelo invisalign pode variar de R$1.500 (mil e quinhentos reais) a R$12.000 (doze mil reais), alternando também dependendo da gravidade do problema, da origem do produto e da forma de pagamento.

O que é aparelho ortodôntico transparente

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para a manutenção da saúde bucal do paciente, assim para a prevenção de problemas bucais e o sucesso do tratamento ortodôntico.

É pela periodicidade dessas visitas que complicações na zona bucal são identificadas em sua fase inicial, impedindo que se agravem.

Mesmo que o tratamento com o aparelho transparente de moldeiras não precise ter a mesma frequência ao consultório do que o fixo metálico, elas ainda são necessárias e devem ser regulares.

Logo, é por meio das visitas regulares a clínica odontológica OralDents que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!