O Que Você Procura ?

aparelho ortodôntico antes e depois

Aparelho ortodôntico antes e depois: conheça seus benefícios

dentista2

Com a valorização da estética, a aparência do sorriso se tornou ainda mais relevante para a autoestima das pessoas. Visando um sorriso ainda mais bonito e harmônico, o tratamento por aparelho ortodôntico se destacou ainda mais e ganhou novos tipos.

Ademais, o alinhamento dos dentes proporcionado pela ortodontia não só é importante para a estética bucal, mas também para a saúde bucal do paciente.

Conheça todos os benefícios que o aparelho ortodôntico é capaz de trazer, seus tipos e quais são os seus principais efeitos antes e depois.

aparelho ortodôntico

O que é aparelho ortodôntico e como funciona?

O aparelho ortodôntico é um acessório frequentemente usado no tratamento ortodôntico e que tem como principal objetivo devolver a harmonia do sorriso pela correção da mordida e do alinhamento da arcada dentária.

A colocação do aparelho é indicada por meio de um exame clínico e conta com o uso de uma contenção no final para manter os resultados alcançados ao longo do tratamento.

Seja por motivos estéticos ou funcionais, o reposicionamento dos dentes proporcionado pelo aparelho ortodôntico é essencial para a movimentação correta da dentição e para a melhora de suas funções como fala e mastigação.

O resultado final do uso do aparelho tende a ser surpreendente, já que a correção proporciona uma mudança significativa e extremamente satisfatória.

Diante de problemas relacionados ao desalinhamento dos dentes, é o ortodontista o profissional mais indicado para prosseguir com a solução desse problema de saúde bucal. É ele que irá determinar qual será a abordagem ideal para cada caso.

dentista1

Quando o aparelho ortodôntico é indicado?

O uso do aparelho é um dos principais procedimentos odontológicos, isso graças a sua taxa de eficácia bem satisfatória. São vários os motivos que o aparelho pode ser indicado pelo odontologista e eles estão associados às várias imperfeições dentárias.

Apinhamento dentário

Os dentes apinhados são resultantes do pouco espaçamento existente na arcada dentária, fazendo com que os dentes não se acomodem e se posicionem de forma correta. Casos de apinhamento devem ser corrigidos o quanto antes já que podem desencadear casos de deslocamentos severos e giros. A causa é genética e hereditária.

Além disso, o apinhamento dentário é capaz de deixar os dentes encavalados e suscetíveis a formação de cáries e problemas bucais resultantes do acúmulo de placa bacteriana.

Afastamento dos dentes

Casos de espaçamento entre os dentes, os chamados diastemas, são bem comuns e são consequências de traumas, casos de extração e da ausência de um ou mais dentes.

Má oclusão dentária

Casos de mordida desalinhado devem-se a problemas relacionados a mordida cruzada, intrusão ou mordida aberta, o que faz com que haja o desgaste dos dentes e gere fortes desconfortos na região temporomandibular, fazendo com que todas as funções da boca sejam comprometidas.

tipos de aparelho ortodôntico

Quais são os principais tipos de aparelho ortodôntico?

Por ser um tratamento de causa comum, o tratamento por aparelho ortodôntico se tornou algo explorado no ramo odontológico, o que rendeu uma série de modelos diferentes, de características e motivações divergentes.

Com isso, vale ressaltar que cada tipo de aparelho é indicado para um tipo de caso específico, cabendo ao dentista, juntamente ao paciente, selecionar o que melhor irá sanar suas necessidades, seja elas funcionais pelo metálico, ou pelo aparelho ortodôntico transparente visando a estética.

Veja a seguir os principais modelos de aparelho:

  • Aparelho fixo metálico;
  • Alinhadores transparentes;
  • Invisalign;
  • Aparelho fixo estético;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho lingual;
  • Expansor palatino;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho extrabucal.

Cada tipo de aparelho visa reparar um tipo de problema específico, seja desalinhamento dos dentes, alterações mastigatórias ou até mesmo dores de cabeça. Dessa forma, se confirma a importância do tratamento ortodôntico não só para a estética bucal, mas também para a qualidade de vida do paciente.

antes e depois do aparelho ortodôntico

Como é o antes e depois do aparelho ortodôntico?

Na maioria das vezes, o paciente que procura por uma melhora de aparência do sorriso, é encaminhado para o tratamento de aparelho ortodôntico. Logo, o antes e depois do tratamento ortodôntico costuma a trazer bons resultados, aumentando a vontade de sorrir do paciente e ajudando em sua autoestima.

São vários os benefícios que podem ser adquiridos pelo seu uso, indo muito além do realinhamento dos dentes e chegando até a melhora dos relacionamentos do paciente e seu bem-estar.

No entanto, o sucesso do tratamento e a ausência de complicações em seu decorrer vai depender diretamente da disciplina do paciente e da adesão dos cuidados necessários em cada tipo de aparelho.

O tratamento também pode-se diferenciar quanto a experiência, fazendo com que uma possa proporcionar uma maior preocupação estética ou maior conforto do que a outra. Entre os exemplos, estão os aparelhos estéticos e transparentes no primeiro caso, e em sequência o invisalign com sua característica removível.

Ao final do tratamento, dificuldades quanto a alimentação e a higiene bucal, frequentes nos casos de tratamentos com fixos metálicos, não são mais um problema para o paciente.

Quais cuidados tomar antes, durante e depois do aparelho ortodôntico?

Caso você tenha sido encaminhado, ou esteja cogitando em iniciar o tratamento ortodôntico pelo aparelho, é importante se atentar quais são os principais cuidados a serem mantidos.

A higiene bucal é a maior preocupação nesses casos, já que quando mal administrada ela é capaz de fazer com que o tratamento desande pelo surgimento de anomalias.

No caso do aparelho fixo, sua estrutura com fios e braquetes dificulta muito a rotina de higienização do paciente, tal como sua qualidade. Já no caso de aparelhos móveis, a limpeza é simplificada, tendo o paciente apenas que se preocupar se ela está completa e adequada. O acessório e o seu recipiente também devem ser devidamente higienizados.

A higienização deve ser feita com uma escova de cerdas macias e cabeça pequena e pelo uso diário do fio dental e do enxaguante bucal. Em caso de aparelho fixo o paciente pode aderir produtos específicos como uma escova interdental e o passa fio.

Quanto a alimentação ela também deve considerar algumas restrições. Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados, uma vez que podem danificar os dentes e as estruturas dos aparelhos fixos, fazendo com que resíduos fiquem grudados em seus espaçamentos e tendam a favorecer a formação de cáries.

Também alimentos ou bebidas muito pigmentadas são sinônimo de problema para os usuários de aparelho, já que alteram a coloração não só dos dentes, mas também das peças do aparelho. A indicação é que o paciente bocheche com água logo após a ingestão, assim prosseguindo com a higiene normalmente.

Por fim, maus hábitos que possam causar danos ao aparelho como roer unhas, morder objetos duros e abrir embalagens com os dentes devem ser evitados.

Antes e depois: remoção do aparelho ortodôntico

É sempre importante lembrar que é o seu ortodontista que irá avaliar o momento certo para a retirada do seu aparelho. A retirada do aparelho normalmente não é dolorosa, e não exige nenhum tipo de preparação específica para a remoção.

Preciso usar o aparelho móvel?

Após a retirada do aparelho, provavelmente você queira ver o antes e depois e como ficou o resultado. Mas lembre-se que após a retirada o tratamento ainda não acabou.

O uso do aparelho móvel é muito importante, este aparelho normalmente é indicado pelo dentista para evitar que seus dentes se movimentem após a remoção do aparelho fixo. O aparelho utilizado pode ser a contenção móvel ou a fixa.

Cada aparelho é personalizado, ou seja, feito exclusivamente para você. Desta forma, eles devem se encaixar de maneira confortável, sem causar dores e desconfortos. O cuidado com os aparelhos é bem simples e fácil. Lembre-se de escovar os dentes regularmente com creme dental fluorado, e realizar os demais cuidados da rotina de uma boa higienização bucal.

Como usar o enxaguante bucal?

O uso do enxaguante bucal pode contribuir para a prevenção contra cavidades fortificando e fortalecendo o esmalte dos dentes. Os enxaguantes que contém em sua fórmula o fluoreto de sódio podem contribuir para fortalecer as áreas da boca onde o aparelho prendeu alimentos e bactérias. É legal acrescentar o seu uso em sua rotina de cuidados e higienização após a retirada do aparelho.

Quero fazer clareamento!

É comum que algumas pessoas após retirar o aparelho ortodôntico tenham interesse em fazer o clareamento dental. O tratamento do clareamento pode ser feito de duas formas: em casa ou no consultório. Mas é importante lembrar que mesmo o procedimento feito em casa, ele precisa ter supervisão do seu dentista e orientação dele.

O procedimento quando feito em consultório é utilizado um gel à base de peróxido. A gengiva é coberta por um gel protetor para à proteger do gel clareador. Feito isso, uma luz é posicionada sobre os dentes, acelerando seu efeito de clareamento, normalmente esse tratamento inclui três sessões de 15 minutos, feitas em apenas uma consulta ao dentista.

Caso você escolha pelo clareamento caseiro, converse com seu dentista, que ele lhe dará as informações e instruções necessárias para que você mesmo faça o tratamento.

Cuidados básicos

A remoção do aparelho é um dos momentos mais felizes do tratamento ortodôntico, porém, é sempre importante seguir os conselhos do seu ortodontista e realizar os cuidados necessários após a retirada para que o seu tratamento realmente seja efetivo e você mantenha o sorriso dos sonhos para o resto da vida. Veja algumas dicas:

  • Faça a escovação de forma correta;
  • Use o fio dental;
  • Utilize o aparelho móvel de acordo com a orientação do dentista.

Aparelho ortodôntico preço popular

Considerando que o aparelho ortodôntico pode ser encontrado em uma série de tipos diferentes, é normal que o preço varie de modelo a modelo. Além disso, o modelo também varia por localização, profissional, clínica, produção e material.

O aparelho fixo metálico é o mais utilizado justamente por ser mais em conta, os aparelhos ficam em média de R$ 60 (sessenta reais), já os aparelhos estéticos de safira e porcelana tem uma média de preço de R$ 110 (cento e dez reais).

O preço do aparelho autoligado pode ir de R$ 500 (quinhentos reais) a R$ 1.000 (mil reais), enquanto o lingual de R$2.000 (dois mil) a R$15.000 (quinze mil). Os aparelhos de contenção custam em média R$ 750 (setecentos e cinquenta reais).

Por fim, o aparelho que tende a possuir o custo mais elevado é o invisalign, que por sua vez tende a ir de R$ 4.500 (quatro mil e quinhentos) a R$ 14.000 (quatorze mil).

Como escolher um ortodontista?

Quando tratamos de saúde, não estamos falando de algo tão simples, por isso é muito importante que na hora de escolher quem vai cuidar de seu sorriso e de sua saúde bucal, seja um profissional qualificado.

Não caia nas tentações de propostas muito econômicas ou resultados milagrosos em poucos dias. Um bom tratamento ortodôntico requer tempo. Pesquise, estude, avalie e faça sua escolha de forma consciente e segura.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para a manutenção da saúde bucal, tal como na prevenção de complicações, principalmente diante de aparelhos ortodônticos.

Para pacientes que usam o aparelho fixo é ainda mais importante que essa regularidade se mantenha ao longo do tratamento. As manutenções do aparelho metálico são mensais e devem ser seguidas à risca para que além das trocas e ajustes necessários, problemas sejam identificados em sua fase inicial.

Procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional, devem ser feitos pelo menos de 6 em 6 meses.

Logo, é por meio das visitas regulares a clínica odontológica OralDents que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!