O Que Você Procura ?

aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico: Conheça os melhores modelos!

dentista2

Aparelho ortodôntico pode devolver a felicidade de muitos pacientes de volta. Afinal, um tratamento que melhore o sorriso que você vê no espelho é uma boa opção.

Há aqueles que tem vergonha de sorrir porque seus dentes estão tortos ou espaçados, porém saiba que isso é possível de resolver, como o uso do aparelho ortodôntico.

Descubra neste post quais os aparelhos odontológicos mais utilizados atualmente e escolha aquele que uma boa estética durante o uso aos melhores resultados.

Aparelho ortodôntico: a melhor maneira de resolver o problema de dentes tortos

Também chamado de aparelho odontológico é um instrumento utilizado para corrigir a má oclusão e alinhamento dentário.

A partir disso, os dentes voltam para a posição correta e apresenta uma melhora na estética e mastigação e, é claro, na autoestima.

É certo que o mais indicado é que você busque a orientação de um profissional para o seu caso, porém conhecer os modelos de aparelho odontológico existentes ajuda a, juntos, tomarem a melhor decisão.

A posição errada dos seus dentes é algo causa transtornos para mastigar, falar, ou até mesmo vergonha de sorrir. Saiba que essa condição é mais comum do que se pensa e que também pode ser resolvida.

Os tratamentos odontológicos estão cada vez mais acessíveis e com excelentes resultados. Veja como começar o seu!

Encontre o melhor profissional

O primeiro passo para recuperar sua saúde bucal e sua autoestima é escolher um dentista de confiança.

Converse com pessoas que você conhece e que já passaram por tratamentos com aparelho odontológico, peça indicações e faça uma avaliação de sua saúde bucal.

dentista1

É importante, além de buscar por bons resultados e qualidade no serviço, encontrar um profissional com quem você se sinta à vontade.

Verifique também se o consultório fica próximo da sua casa ou do seu trabalho, já que uma boa localização evita transtornos na hora de comparecer às consultas, que serão periódicas para a manutenção.

É importante buscar um bom profissional, para que ele indique o tratamento ideal para cada caso e as opções de aparelhos odontológicos que poderão atender às necessidades do paciente, considerando seu bem-estar, saúde e a parte estética.

Avalie bem antes de decidir por um modelo de aparelho

Na hora de escolher o aparelho, pense a longo prazo: analise os pontos positivos e negativos de cada um, tais como o valor de investimento, os cuidados diários, a higiene da sua boca, a higiene do aparelho, a rotina de manutenção, entre outros.

Lembre-se que o aparelho fará parte do seu dia a dia por um bom período, com isso, é preciso adicioná-lo na suas atividades diárias.

Se você trabalha fora ou estuda, por exemplo, será preciso levar seus itens de higiene bucal, já que o uso do aparelho odontológico exige mais atenção com a limpeza dos dentes.

Por isso, estar com seu kit de higienização sempre à mão, é fundamental para garantir uma boca saudável, sem cáries e livre de mau hálito.

Mude seus hábitos

Quando se usa aparelho, é indicado evitar alguns alimentos no dia a dia. Balas e chicletes são exemplos de guloseimas que não são uma boa ideia.

Esses produtos grudam facilmente no aparelho, e dificulta muito a limpeza. O ideal é evitar esses itens. A saúde da sua boca, e de todo o corpo, agradece.

Apesar do aparelho exigir alguns cuidados e mais atenção com a higiene bucal, ele não é motivo para se privar de diversão.

Com o tempo, esses cuidados são incluídos na rotina tão naturalmente que acabam se tornando ações simples e até automáticas.

Tipos de aparelho ortodôntico
Garota de aparelho ortodôntico sorrindo deitada e um dentista com uma pinça e espelho em mãos

Tipos de aparelho ortodôntico

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, conheça os principais modelos de aparelho odontológico disponíveis no mercado.

Elástico ortodôntico

Também conhecida como “borrachinha”, é utilizado durante o final do tratamento ortodôntico, e tem como objetivo fazer pequenos ajustes quando os dentes já estão mais alinhados.

Uma outra função que os elásticos tem é a de auxiliar nas movimentações dentárias, por isso, existem diferentes espessuras de elástico e formas de colocá-los dentro da boca se adaptando a cada caso.

Os elásticos são de uso integral, ou seja, precisa estar usando eles todos os dias. Logo, cabe ao profissional mostrar qual é a posição correta para colocar as “borrachinhas”, de modo que sempre que for preciso, o paciente consiga colocá-las na mesma posição.

Na hora de comer e escovar os dentes, você deve retirá-los, podendo trocá-los uma vez ao dia.

Porém, esses elásticos podem causar um pouco de desconforto, e em alguns casos, o paciente acaba não usando ele, que é o que não deveria ser feito!

As “borrachinhas” que são usadas apenas no final do tratamento, ou seja, por um período curto de tempo sendo essenciais para que haja sucesso durante o tratamento.

Aparelho ortodôntico fixo

O aparelho fixo é o tipo mais comum e conhecido. Sua estrutura é composta pelos bráquetes (aquelas pequenas peças metálicas que ficam coladas nos dentes), fio ortodôntico, borrachinhas, bandas e elásticos.

Esse tipo de aparelho ajuda a “puxar” os dentes, movendo-os gradualmente em direção à posição correta, permitindo que você tenha um novo — e lindo — sorriso.

O aparelho odontológico fixo, como o próprio nome sugere, não permite remoção diária, o que contribui para a eficácia dos resultados.

Portanto, por ficar um longo período na boca, é preciso garantir uma boa higiene, focando em uma limpeza mais cuidadosa e atenciosa que as realizadas nos aparelhos móveis, por exemplo. Além disso, esse cuidado é fundamental para evitar complicações.

Com a evolução da tecnologia, hoje, os aparelhos odontológicos fixos são muito mais anatômicos e confortáveis, causando cada vez menos desconforto durante sua utilização.

aparelho ortodôntico
Mulher com aparelho ortodôntico fixo estético sorrindo

Aparelho ortodôntico estético

O aparelho fixo estético possui a mesma função que o aparelho fixo descrito anteriormente, a diferença é que esse modelo é feito, de maneira geral, de materiais transparentes, ajudando a manter a estética mais “clean”, se comparado com o modelo metálico.

Nesse modelo de aparelho odontológico, os bráquetes são feitos de porcelana, safira ou policarbonato. Contudo, discretos e muito resistentes, reduzem o desgaste comum e oferece mais segurança aos pacientes.

Se você pretende deixar seus dentes bonitos e alinhados, sem aquela aparência bem característica dos aparelhos fixos metálicos — chamando, assim, menos atenção para a sua boca —  essa está entre as opções mais interessantes.

Aparelho ortodôntico móvel

O aparelho móvel costuma ser indicado para crianças até os 12 anos de idade, com ou sem dentição definitiva, ou seja, mesmo que ainda não tenham terminado de trocar os dentes de leite pelos permanentes.

Esse modelo de aparelho também ajuda a manter os dentes na posição correta, como uma forma de manutenção. Por conta disso, quando é utilizado por alguém que está finalizando o tratamento com aparelho fixo, garante que o desalinhamento dos dentes seja evitado e que o problema volte.

Apesar de ser móvel, o uso desse tipo de aparelho deve ser constante, uma vez sua não utilização correta impacta diretamente nos resultados pretendidos.

Uma vantagem do aparelho móvel em relação ao fixo é a praticidade na hora de higienizar. No fixo, a escovação e a limpeza bucal exigem mais cuidado, a fim de garantir que ela seja completa e efetiva.

Já com o aparelho móvel, esse momento se torna mais simples, bastando retirar o aparelho e fazer a limpeza conforme orientado por seu dentista. Após, é só fazer a higiene bucal como de costume e recolocar o aparelho. Simples e prático!

Aparelho móvel
Menina segurando um aparelho ortodôntico móvel

Expansor palatino

O expansor palatino é um modelo de aparelho menos conhecido. Porém ele é mais indicado para pessoas que precisam corrigir a mordida cruzada —  que é quando, se fecha a boca, os dentes superiores não ficam alinhados com os dentes inferiores.

A função do expansor palatino é aumentar transversalmente a largura do palato (céu da boca) para resolver esse problema.

Em jovens, o aparelho costuma ser muito eficaz, evitando graves problemas futuros, como comprometimento da simetria do rosto, problemas na mastigação, fala, respiração, entre outros. Já para adultos, muitas vezes a intervenção cirúrgica é a forma mais eficaz para conseguir os resultados ideais.

Por isso, os cuidados com a saúde bucal devem começar logo cedo. Uma vez que quando é identificado mais cedo, mais fácil de identificar se haverá ou não necessidade de tratamento na vida adulta.

Aparelhos ortodônticos alinhadores

Para quem realiza tratamentos odontológicos estéticos, os aparelhos alinhadores são muito populares.

Quase invisíveis, feitos sob medida e com tecnologia de ponta, através de softwares que permitem a visualização do planejamento e dos resultados pretendidos com o tratamento, eles prometem um tratamento com mais eficácia e menos dores.

Existem pessoas que possuem rejeição aos aparelhos tradicionais que contêm metal, podendo sofrer de inflamações excessivas na gengiva e outros desconfortos. Por isso, os aparelhos alinhadores se tornam interessantes também nesses casos.

Fabricados com materiais similares aos utilizados para placas de clareamento, tais como o acetato, os alinhadores são transparentes e, praticamente, imperceptíveis. Assim, eles permitem sua utilização unindo bons resultados à estética.

O alinhador pode ser utilizado entre 18 horas a 22 horas por dia. Entretanto, é necessário que a cada 15 dias vá ao consultório odontológico.

Aparelho odontológico lingual

Para os casos de correção odontológica simples e de curta duração, o aparelho odontológico lingual é a opção mais indicada.

O aparelho lingual é considerado um aparelho invisível, já que os bráquetes que auxiliam na correção dentária são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato apenas com a língua. Assim, os dentes escondem o aparelho, passando despercebido durante todo seu período de tratamento.

Com a mesma funcionalidade do aparelho fixo, a maior diferença — e vantagem — está na discrição e no ganho estético. É um modelo utilizado em maioria por atletas. O motivo é por causa das atividades físicas, em que há a possibilidade de traumas prejudiciais.

De modo que ao receber uma “pancada” na região da boca, pode provocar diversos traumas com o uso do aparelho fixo tradicional . Assim, essa opção acaba sendo, também, mais segura.

Cores de aparelho dental

É possível trocar as cores dos elásticos, bráquetes de metal ou cerâmica. Cada cor pode passar um tipo de informação, por isso, pense bem em qual escolher.

Há diversas opções, de modo que é possível criar todo o tipo de combinação.

A partir disso, vamos a algumas delas:

  • Datas comemorativas, como o Natal e o Halloween, por exemplo: vermelho e verde para o Natal e preto e laranja para o Halloween;
  • No verão, cores como azul, branco e vermelho;
  • Para quem gosta de futebol, é possível usar as cores do seu time favorito;
  • Existem elásticos que brilham no escuro, que são transparentes durante o dia e, à noite, ficam verde neon!

Sobretudo, é possível seguir tendências de moda, de modo que escolha as cores do aparelho de acordo com roupas, acessórios, entre outros.

Cuidados necessários com o aparelho ortodôntico

Depois de todas essas informações, viu o quanto o uso do aparelho odontológico é importante e pode resolver o problema do seu sorriso facilmente? Agora, é importante lembrar que os aparelhos ortodônticos exigem alguns cuidados para garantir a saúde bucal de maneira completa, e não apenas estético.

Ao conversar com seu dentista e descobrir qual deles é o mais adequado para as suas necessidades, é preciso se informar também sobre os devidos cuidados com cada um desses modelos.

Portanto, isso contribui para a melhor qualidade de sua saúde bucal e evita retornos indesejados ao dentista para possíveis ajustes.

Fazer consultas periódicas é uma parte essencial e especial para o tratamento. Desse modo, é fundamental que haja manutenção.

Observe se haverá complicações causadas pelo uso do aparelho, seja no processo de correção dentária, seja na higienização bucal durante o tratamento.

escova para aparelho ortodôntico
Mulher com aparelho ortodôntico utilizando uma escova para aparelho ortodôntico

Dicas para cuidar da limpeza do seu aparelho ortodôntico

Existem diversos acessórios que são opções excelentes para quem quer cuidar da saúde da boca corretamente durante o período de uso do aparelho ortodôntico.

Seu dentista pode lhe ajudar a tirar dúvidas mais específicas sobre uma higienização correta e outros cuidados para a manutenção do seu aparelho, independentemente do modelo escolhido.

Mas para ajudá-lo ainda mais, separamos algumas dicas de acessórios muito úteis que vão facilitar ainda mais o seu dia a dia. Olhe só:

Fio dental:

O fio dental é essencial para manter a saúde bucal. Para quem usa aparelho ortodôntico fixo, pode ser um pouco mais complicado, mas é muito importante o uso diário;

Escovas especiais:

As escovas especiais ajudam a limpar o aparelho de forma prática. Elas tem um formato diferenciado, mais macias e arredondadas,  facilmente encontradas nas farmácias;

Escova interdental:

A escova interdental é excelente para auxiliar na limpeza, uma vez que a escova comum e o fio dental muitas vezes não conseguem “chegar” em determinadas partes da boca, devido às limitações provocadas pelo aparelho.

É importante lembrar que ela não substitui esses outros dois itens, sendo apenas um complemento para manter a boca e o aparelho mais limpos;

Irrigador bucal:

O irrigador bucal é um jato de água que ajuda a eliminar a sujeira que se acumula entre o dente e o aparelho, garantindo que sua boca fique sempre limpa e saudável.

E uma dica extra para o início do seu tratamento, que têm a ver com seu conforto:

Cera ortodôntica:

A cera ortodôntica, conhecida também como “massinha”, ajuda a cobrir os bráquetes em regiões de incômodo, como na língua ou na bochecha.

Esse incômodo acontece no início ou após as manutenções, mas desaparece assim que a boca se acostuma com a presença do aparelho odontológico.

Usar aparelho odontológico pode parecer um transtorno. No entanto, hoje, temos várias opções disponíveis no mercado que tornam a sua experiência mais simples, prática e confortável.

Por fim, com tantas opções fica mais fácil encontrar um modelo ideal. Busque aquele que se encaixe perfeitamente ao seu estilo de vida e expectativa de resultados.

A soma das orientações e acompanhamento de um bom profissional, em pouco tempo você terá o sorriso dos seus sonhos!

Por isso, se ainda ficou com alguma dúvida sobre o uso dos aparelhos odontológicos? Conte para nós aqui nos comentários, teremos enorme prazer em responder.

Clínica Odontológica OralDents:  Um novo conceito em odontologia.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!