Aparelho ortodôntico autoligado: conheça mais sobre esse aparelho
Com o avanço da tecnologia implementada da odontologia foram surgindo novas maneiras inovadoras de realizar tratamentos, como o aparelho ortodôntico autoligado.
Esse aparelho é uma maneira de agilizar e facilitar o tratamento odontológico de vários pacientes.
Ficou curioso sobre o porquê disso acontecer? Então confira mais sobre esse tipo de aparelho no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho dentário autoligado?
O aparelho ortodôntico autoligado é um modelo semelhante ao aparelho fixo tradicional, porém ele não conta com as famosas borrachinhas.
Isso acontece pelo fato de ele possuir braquetes que contam com uma tecnologia mais inovadora, o que faz com que eles mesmo consigam realizar o trabalho da borrachinha.
Dessa maneira, o aparelho ortodôntico autoligado possui somente os braquetes e o fio ortodôntico. Mas em que o fato de não possuir borrachinhas contribui?
Originalmente, as borrachinhas eram utilizadas para manter o fio ortodôntico preso aos braquetes e realizar a pressão necessária para que eles realizassem o alinhamento dos dentes.
Porém, devido às suas propriedades físicas naturais, as borrachinhas eventualmente perdiam o seu potencial elástico.
O que obrigava o paciente a realizar manutenções mensais para substituí-las. Desse modo, pelo fato de o aparelho autoligado não utilizar borrachinhas, suas manutenções podem ter um espaço maior de tempo.
Além disso, ele não vai perdendo a eficácia com o decorrer do tempo, portanto, suas manutenções são necessárias apenas para avançar no tratamento.
Sendo assim, o aparelho ortodôntico autoligado é uma versão mais avançada do aparelho convencional que não utiliza borrachinhas.
Qual a diferença do aparelho autoligado para o convencional?
A principal diferença entre os dois modelos é o fato de o autoligado não utilizar as tão famosas borrachinhas de aparelho, o que garante algumas vantagens.
Essas vantagens se iniciam pelo fato de que diferentemente do convencional, que utiliza borrachinhas para realizar a pressão necessária para progredir no tratamento, ele garante que o próprio braquete faça esse trabalho.
Dessa maneira, ele não sofre com a perda da propriedade elástica das borrachinhas, o que faz com que as manutenções possam ter um intervalo de tempo maior entre elas.
Além disso, devido ao fato de o braquete do aparelho ortodôntico autoligado não perder sua eficiência com o tempo, ele acaba garantindo que o tratamento seja realizado mais rápido.
Outro benefício do aparelho autoligado é que pelo fato de não possuir borrachinhas, suas versões estéticas ficam livres do amarelamento delas.
Desse modo, isso garante que suas versões estéticas garantam uma estética ainda mais agradável ao paciente.
O aparelho ortodôntico autoligado também garante que o paciente sofra menos dor com a troca do fio ortodôntico.
Isso acontece porque o atrito entre o seu braquete de aparelho e o fio é menor que o do fio e da borrachinha. O que acaba fazendo com que as trocas sejam mais agradáveis ao paciente.
Sendo assim, o principal diferencial é o fato de um utilizar borrachinhas e outro não, além do tratamento utilizando o autoligado ser mais rápido e confortável.
Tipos de aparelho autoligado estético
O aparelho ortodôntico autoligado possui diferentes modelos que são suas alternativas estéticas.
Cada uma delas é feita de um material diferente, o que garante diferentes propriedades e também influencia bastante no valor do aparelho.
As versões como o aparelho auto ligado estético substituem o metal utilizado originalmente por peças feitas de outros materiais, que proporcionam ao aparelho a possibilidade de se camuflar entre os dentes.
Os materiais utilizados possuem diferentes características que garantem ao paciente a possibilidade de optar qual o agrada mais.
Dessa maneira, conheça os tipos de materiais utilizados e suas características:
- Safira: a safira é um material translúcido, o que garante que ao substituir os braquetes metálicos por outros de safira o aparelho adquira uma aparência transparente.
Apesar dessa sua tonalidade, a safira é um material altamente resistente ao amarelamento. Além disso, ela também possui uma ótima resistência e uma ótima durabilidade.
Sendo assim, o ponto negativo da safira é que ela acaba possuindo um valor mais alto que as demais opções, o que acaba a deixando menos atrativa;
- Porcelana: a porcelana odontológica é um material que possui a tonalidade esbranquiçada, o que garante a ela a possibilidade de se camuflar entre os dentes.
Assim como a safira, a porcelana também possui uma alta resistência ao amarelamento e uma alta durabilidade.
Desse modo, ela acaba sendo uma ótima alternativa para o paciente que busca uma alternativa esteticamente mais agradável e que possua uma boa durabilidade.
Além disso, assim como a safira, ela também possui um valor mais elevado, porém não tão alto quanto.
Portanto, isso acaba fazendo com que ela possua uma ótima relação de custo benefício, pela qualidade que esse material possui;
- Resina: a resina é um material que assim como a porcelana possui uma aparência esbranquiçada.
Porém, ela possui uma desvantagem quando comparada a porcelana, que é o fato de ser menos resistente ao amarelamento e possuir uma durabilidade menor.
Desse modo, para compensar suas desvantagens, ele acaba possuindo um preço mais acessível, o que o torna a opção mais acessível dentre as três alternativas estéticas.
Cuidados com o aparelho dental autoligado
Para manter o seu aparelho ortodôntico autoligado sempre nas melhores condições, existem alguns cuidados que devem ser tomados.
Esses cuidados servem para evitar que apareçam problemas relacionados aos maus cuidados com o aparelho e com a higiene bucal.
Portanto para garantir que o aparelho esteja sempre bem cuidado, deve-se:
Realizar um boa escovação
A higienização dos dentes realizada pela escova de dentes também é uma peça fundamental para evitar complicações relacionadas à má higiene bucal.
Por meio do seu uso podem ser evitados algumas complicações como a placa bacteriana e o tártaro.
Porém, o aparelho pode acabar atrapalhando a escovação, fazendo com que a escova não consiga alcançar determinados lugares, o que acaba gerando problemas de higienização.
Para contornar esse problema, existem alguns acessórios que podem ser utilizados, como por exemplo a escova interdental ou escova para aparelho.
Ela é uma escova que possui um formato que lembra uma escova utilizada para lavar mamadeiras porém muito menor.
Esse formato garante que ela possa se encaixar no espaço entre o fio ortodôntico e os dentes, garantindo que esse espaço possa ser limpo da maneira adequada.
Também existe um outro tipo de escova para aparelho que possui as cerdas mais baixas ao centro da escova, dessa maneira ela consegue efetuar a limpeza por cima e por baixo do braquete da maneira adequada.
Utilizar o fio dental
A utilização do fio dental por parte dos usuários de aparelho é bastante complicada, visto que o fio ortodôntico acaba interferindo na inserção do fio no espaço entre os dentes.
Desse modo, visando auxiliar as pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico, foram desenvolvidos acessórios, além de um outro tipo de fio dental desenvolvido especialmente para esse propósito.
Portanto, para fazer o uso do fio dental o paciente pode optar por utilizar o passa-fio, que é uma espécie de agulha responsável por auxiliar o paciente a inserir o fio dental por debaixo do fio ortodôntico.
Além da agulha, existe o fio dental com a ponta rígida que também serve para esse propósito.
Dessa maneira, através da utilização desses acessórios é possível facilitar o uso do fio-dental e assim realizar a higienização adequada dos dentes.
Cuidar da alimentação
Assim como os aparelhos convencionais, os autoligados também exigem certos cuidados envolvendo a alimentação.
Esses cuidados são responsáveis por manter a integridade do aparelho, evitando que ele se danifique ou se solte.
Portanto, para evitar que esses danos aconteçam é recomendado que o paciente evite alimentos pegajosos e muito rígidos, como caramelos e torresmos.
Não faltar às manutenções periódicas
As manutenções periódicas são responsáveis por fazer com que o tratamento progrida, portanto é extremamente importante realizá-las.
Isso significa que é por meio delas que o dentista pode avaliar o desenvolvimento do tratamento, assim como realizar a troca do fio para que o tratamento progrida.
Dessa maneira, é extremamente importante que o paciente realize-as no tempo adequado.
Aparelho autoligado preço
O preço do aparelho autoligado não tem seu valor fixo, pois ele pode variar de acordo com o local, clínica e modelo de aparelho escolhido.
Porém, apesar de não possuir um preço fixo, é possível estipular um preço médio que pode variar para cima e para baixo baseando-se nos fatores citados anteriormente.
Dessa maneira, o preço médio do aparelho ortodôntico autoligado pode variar de R$ 500 (quinhentos reais) a R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais).
Portanto, é importante que o paciente realize uma pesquisa de valores nas clínicas da região para que possa adquiri-lo pelo melhor preço, porém é importante também atentar-se a qualificação dos profissionais.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista, ele pode avaliar se o paciente necessita utilizar o aparelho ortodôntico autoligado e também pode realizar suas manutenções.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)