O Que Você Procura ?

prótese dentária de silicone

Prótese dentária de silicone: veja os melhores modelos e dicas

dentista2

A prótese dentária de silicone é uma das alternativas mais recomendadas em casos de reabilitação do sorriso. Assim como os demais modelos de prótese, busca recuperar a boa estética e a eficiência das funções da dentição.

A prótese de silicone é uma das mais novas soluções de perda dentária, proporcionando um sorriso mais natural e confortável, sendo uma das principais próteses dentárias disponíveis no mercado.

Você sabe como funciona a prótese dentária de silicone? Sabe quais são seus benefícios e diferenciais? Quanto custa? Veja aqui tudo o que você precisa saber, além dos melhores modelos e dicas.

o que é prótese dentária de silicone

O que é prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone é uma das mais novas tecnologias para a substituição de dentes naturais perdidos, seja pela evolução da cárie, doenças periodontais, traumas, fraturas, desgastes pelo Bruxismo ou pelo consumo de certos medicamentos.

O diferencial desse modelo é proporcionado justamente pelas particularidades de seu material de maior flexibilidade e maciez, comparado aos tipos tradicionais. Em consequência, o conforto durante o uso e a sua resistência a quedas é uma de suas características principais, sendo o grande diferencial entre os tipos de prótese dentária.

A confecção da prótese de silicone visa substituir a rigidez da tradicional, podendo ser de textura de emborrachada ou plástica semirrígida.

A prótese de silicone pode ser uma opção em diversos casos de perda dentária, podendo ser fixa, removível, parcial ou total. Esse fato permite que ela esteja entre as principais recomendações dadas pelos dentistas.

Outro fato que reforça essa informação é a reação alérgica que algumas pessoas possuem aos monómeros de resina acrílica e demais estruturas metálicas, sendo a prótese dentária estética de silicone a considerada ideal, já que é composta por resinas termoplásticas como poliamidas, policarbonatos e poliésteres.

dentista1

Quais as indicações para a prótese de silicone?

A prótese de silicone, como resultado de seu material macio e flexível, ao contrário das pontes dentárias de acrílico e metal, não possui uma experiência marcada por limitações estéticas e mastigatórias que aparecem gradualmente. Logo, é bastante indicada quando o paciente busca uma melhor experiência estética e funcional durante o tratamento.

No entanto, mesmo que as próteses feitas em silicone sejam uma boa alternativa a impossibilidade de uso das tradicionais, para um bom resultado é necessário que a prótese seja bem cuidada de acordo com as orientações do dentista.

Por fim, é a opção ideal para quem busca mais conforto e um impacto estético mais positivo, melhorando a autoestima do paciente, restabelecendo sua confiança e relacionamentos sociais, profissionais e pessoais.

prótese dentária de silicone como funciona

Como funciona a prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone e a prótese flexível, tem a mesma função dos demais modelos existentes. Com isso, o paciente é encaminhado para o seu uso em casos de perda dentária e da necessidade da substituição dos dentes perdidos e a recuperação da eficiência das funções dentárias, tal como mastigação, fala e respiração.

Dessa forma, além da boa aparência do sorriso, ela colabora para a recuperação da boa saúde bucal.

Entre os casos específicos que a prótese de silicone pode atuar estão:

  • Dificuldade ao realizar os movimentos bucais e mudanças quanto a motricidade;
  • Doença periodontal com raiz dentária exposta;
  • Substituição a prótese provisória;
  • Pós-operatórios de processos cirúrgicos com implantes.

Ademais, além das situações que envolvem reações alérgicas, também pode ser indicada para pacientes que executam alguma atividade mais pesada, como atletas.

A duração da prótese de silicone e o seu bom estado, por sua vez, vai depender dos bons cuidados, evitando alimentos duros e muito pigmentados e realizando a higienização diária do acessório e dos dentes naturais, por uma escovação suave e precisa.

A higiene, tanto dos dentes e da prótese, deve ser feita com uma escova de cerdas macias. A passagem do fio dental entre os dentes naturais e o enxágue da boca com um antisséptico bucal também devem ser diários e deve ser feita antes de recolocar a prótese no lugar.

Quais são as vantagens da prótese dentária de silicone?

A principal vantagem quanto ao uso dessa prótese dentária móvel é justamente o seu material e as suas propriedades. A sua flexibilidade, textura confortável e coloração similar a das estruturas dentárias e tecido gengival.

Outra vantagem quanto ao material é a sua leveza e finura resultante, que permite um melhor encaixe, menor percepção e uma maior resistência a fraturas, rachaduras e desgastes.

Além disso, o valor desse tipo de ponte dentária tende a ser menor do que os demais modelos, uma vez que a sua produção não é tão cara e de sua abordagem não está atrelada a colocação de implantes.

O silicone também contribui com uma maior absorção de pigmentos e líquidos, favorecendo o processo de oxidação e levando a instabilidade da coloração da prótese. Dessa forma, caso você costume consumir bebidas e alimentos bem pigmentados, é importante saber controlar.

Por fim, outro diferencial benéfico ao uso do acessório é a adesão da estrutura, já que o modelo tradicional de acrílico não tende a realizar essa junção. Por conseguinte, pacientes com mordida forte e maior capacidade muscular podem sofrer com o deslocamento.

É importante que antes do paciente ser encaminhado para uma prótese dentária de silicone, deve ser feita uma avaliação minuciosa do estado da zona bucal, se certificando que a melhor seleção de tratamento foi feita.

Quais são as suas desvantagens?

Entre as principais desvantagens quanto ao uso da prótese de silicone está em sua durabilidade. Com isso, a medida que a sua troca é prolongada sem a consulta de um profissional, o tratamento está suscetível a problemas. Muitas das vezes, isso ocorre em meio ao uso da prótese móvel flexível, que é uma versão mais estética do modelo de silicone com grampos imperceptíveis.

Outras possíveis desvantagens do processo são a complexidade quanto às funções dentárias, mastigação e fonação. O potencial de reembasamento desse tipo de dentadura também tende a motivar complicações de uso.

O paciente deve estar atento às limitações que envolvem a técnica. Um exemplo é que para quem busca um maior conforto na mastigação, o dispositivo de borrachóide só é eficiente diante o reembasamento provisório da prótese total utilizada enquanto uma outra está sendo confeccionada ou depois da colocação de implantes.

O processo de adaptação a essa dentadura é complexo e nunca é concretizado, já que o tecido gengival precisa de estruturas com rigidez para que a mucosa se acostume definitivamente.

Quais as demais alternativas à prótese dentária de silicone?

Tendo em vista a retomada de todos os benefícios de um sorriso saudável e harmônico, é importante que as particularidades e as necessidades de cada caso sejam consideradas, assim como os diferenciais de cada tipo de dispositivo de silicone.

Na ausência de adaptação e da insatisfação quanto a abordagem de silicone, a prótese pode ser substituída por outras alternativas de tratamento.

Veja quais são as demais técnicas disponíveis:

Prótese dentária removível tradicional

A troca da prótese removível deve acontecer a cada 4 anos. É eficiente e consegue proporcionar uma boa experiência aos seus usuários, atuando em uma melhor qualidade de vida.

Mesmo que não envolva tecnologias atuais, possui um papel importante na substituição de dentaduras e próteses que excedem o seu período de validade.

Prótese dentária fixa sobre dentes naturais

A prótese dentária parcial removível geralmente é a abordagem escolhida para mediar um tratamento por prótese dentária fixa em porcelana. Também proporciona resultados satisfatórios e segurança de uso.

Ponte dentária fixa sobre implantes

É frequentemente usada durante o intervalo de preparação para a colocação de implantes dentários. Promove conforto e segurança de uso, tendo como desvantagem um valor aquisitivo mais alto. Pode ser confeccionada por acrílico ou porcelana.

Prótese dentária de silicone, qual o valor?

Caso a prótese dentária de silicone seja a sua melhor opção, é importante considerar o seu valor. O preço do dispositivo proteico de silicone tende a ser mais elevado do que os demais modelos removíveis.

O preço médio da prótese dentária de silicone é de R$1.500 (mil e quinhentos reais), sendo de 3 a 5 dentes envolvidos. A média aumenta de acordo com a maior quantidade de dentes envolvidos

Para evitar custos desnecessários, o paciente deve-se submeter a uma avaliação prévia para averiguar se há ou não possibilidade de adaptação do organismo ao acessório.

O valor não compreende um resultado final muito diferente dos demais tipos de prótese, no entanto, vale destacar o melhor aspecto estético em relação ao modelo tradicional com grampos metálicos.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para a manutenção da saúde bucal, para a prevenção de problemas bucais e para a manutenção e troca da prótese removível de silicone quando necessária.

É através das idas regulares a clínica odontológica OralDents que o paciente tem acesso a ação preventiva aos problemas bucais que motivam a perda de dentes. Ademais, é por essa frequência que são evitadas complicações durante o tratamento.

Desse modo, procedimentos regulares, como a profilaxia, de 6 em 6 meses, podem ser realizados, combatendo cáries e doenças gengivais em sua fase inicial.

Logo, é por meio das visitas periódicas ao dentista, de uma boa alimentação e higiene bucal, que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!