O Que Você Procura ?

prótese dentária móvel

Prótese dentária móvel: o que é e como escolher a melhor

dentista2

A prótese dentária móvel é uma das possíveis recomendações em casos de perda dentária ou em casos que posteriormente podem resultar na extração do dente.

Assim como a prótese fixa, a móvel promove a recuperação do sorriso, e a restauração da eficiência das funções bucais comprometidas, tal como a fala, mastigação e respiração.  Além disso esse modelo de prótese dentária é a mais utilizada nos consultórios odontológicos.

Você conhece a prótese dentária móvel? Sabe quais são os seus benefícios e como funciona? Conheça tudo sobre para que não haja dúvidas na hora de escolher a sua.

o que é uma prótese dentária móvel

O que é uma prótese dentária móvel?

A prótese dentária móvel, ou como é conhecida popularmente, a dentadura, assim como os outros tipos de prótese dentária visa substituir a estrutura dentária acima da gengiva, recuperando a sua estética e as suas funções.

Geralmente as motivações da aplicação da prótese são a incidência de traumas, fraturas, evolução de problemas bucais como a cárie e a periodontite, degradação dentária por certos medicamentos, desalinhamento dentário e o ranger de dentes do bruxismo.

No entanto, a fixação da prótese só é possível pela sua característica metálica bem aceita pelo organismo, que também pode ser vista em outros modelos de prótese.

A sua armação de metal possui grampos que revestem os dentes remanescentes, substituindo os faltosos.

São essas as características principais da prótese e que constituem esse processo de reabilitação devolvendo a eficiência da arcada dentária e a autoestima do paciente.

dentista1

Quais são os benefícios da prótese móvel?

Mesmo que tenha entrado em desuso por meio dos benefícios da prótese fixa, as vantagens da prótese móvel não podem ser ignoradas. 

Com um funcional e visual simples e prático, a dentadura também é competente em devolver a harmonia do sorriso e a confiança do indivíduo. É também pelo seu potencial restaurador que o paciente também pode ser impactado positivamente em suas relações.

A prótese móvel justamente por ser removível facilita a higiene bucal e a própria higienização do acessório. Além disso, o custo aquisitivo é bem em conta, o que também faz algumas pessoas preferirem esse modelo do que a prótese fixa.

Por fim, outro aspecto positivo da prótese removível é que ela pode conservar os dentes saudáveis, tal como se o tecido gengival, o periodonto e a estrutura óssea também estiverem em boas condições, também são mantidos. 

Atualmente, com o avanço tecnológico na odontologia, o uso da prótese móvel não traz desconforto, possibilitando uma melhor experiência com conforto e segurança.

Quando a prótese dentária móvel é indicada?

A prótese móvel é indicada pelo dentista em casos em que o paciente sofreu com a perda de dentes naturais e, por algum motivo, não quer optar pela prótese fixa. 

Independente da causa da perda dos dentes, a dentadura móvel também se mostra como uma opção eficiente para a substituição dos elementos dentários, sejam eles pré-molares, molares, incisivos ou caninos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse acessório não é inferior às demais opções, mantendo a sua resistência como os demais modelos. Isso também se deve às melhorias que esse tratamento recebeu, tanto em relação ao conforto, funcionalidade e quanto a estética. 

Quais são as principais diferenças entre prótese móvel e fixa?

Assim como indica o complemento do nome, a única diferença significante entre ambos os modelos é o fato de uma ser fixa na boca e outra removível. Com a prótese móvel o paciente tem a praticidade de tirar o acessório para a melhor higienização, já com a prótese dentária fixa a higienização funciona de forma similar aos dentes naturais, que por sua vez oferece maior estabilidade e segurança durante todo o procedimento.

Outro fator a ser levado em consideração é o valor aquisitivo da móvel que é relativamente menor que a fixa. Isso se deve ao fato da fixação ser feita por encaixe e na ausência de grampos.

A escolha entre uma e outra vai depender das prioridades do paciente, de suas necessidades e das particularidades do seu caso em específico.

Por fim, são as limitações anatômicas o principal “divisor de águas” nesses momentos, já que para o paciente se submeter a colocação da prótese fixa, é necessário que não só a dentição esteja saudável, mas também as gengivas e a estrutura óssea da boca.

Para indicar a melhor alternativa do tratamento, o dentista irá fazer uma avaliação prévia do histórico do paciente e da saúde dos dentes, mucosas e ossos por meio de radiografias e exames clínicos.

prótese dentária móvel preço

Qual o preço de uma prótese dentária móvel?

O preço da prótese dentária pode variar de acordo com o material utilizado, quanto ao tipo, a técnica, o profissional, a clínica e localidade.

O preço da prótese móvel é de R$709 (setecentos e nove reais), podendo chegar a R$2.200 (dois mil e duzentos reais). É necessário que o paciente se atente ao seu período de duração, já que o uso prolongado pode levar ao desgaste e ao aparecimento de quebradiços do dente.

Entre os modelos de prótese dentárias, a parcial removível provisória é a mais em conta, enquanto a overdenture, que utiliza a técnica sobre implantes, é a de valor mais elevado.

Qual a vida útil da prótese móvel?

Além do balanceamento dos benefícios e da análise da zona bucal, outro fator decisivo para a seleção da melhor forma de reposição é a durabilidade. Mesmo tendo como diferencial o menor preço, a prótese móvel precisa ser trocada com frequência.

Uma prótese móvel pode durar por volta de 5 anos após o início do tratamento. Prolongar o tempo desse tratamento pode levar problemas bucais frequentes, sendo resultantes da adesão de maus hábitos.

Entre os maus hábitos que podem diminuir o tempo de duração desse tipo de ponte dentária estão: má higienização, ranger de dentes, roer unhas, abrir embalagens com os dentes e comer alimentos duros com frequência. Ingerir alimentos bem pigmentados também pode comprometer o bom estado da dentadura, amarelando a sua coloração.

A troca pode ser antecipada diante de desgaste, quebras e alterações de coloração bem perceptíveis.

Quais são os tipos de prótese dentária removível?

Para saber qual a melhor prótese removível para você é necessário levar em conta os seus tipos disponíveis. 

Veja quais são:

Próteses dentárias convencionais removíveis

Também conhecida como dentadura acrílica, é um dos tipos mais comuns de próteses móveis, podendo ser fabricada por material nacional ou importado. 

Possui um bom impacto estético, apresentando uma coloração translúcida, e uma textura semelhante aos dentes naturais. Outro fator positivo é a sua resistência, que pode ser vista tanto também no modelo de resina.

Prótese dentária flexível total removível

A prótese móvel flexível, tem como objetivo principal corrigir as falhas em acrílico tradicional, sendo feita de sustentação para o modelo de prótese.

É o tipo recomendado em casos de inviabilidade do tratamento por implante e para uso provisório em meio ao processo de cicatrização de implantes dentários e entre a perda do dente e a colocação da prótese definitiva.

Ponte dentária móvel com grampo metálico

A falta de um dente pode ser solucionada pela ponte dentária com grampo metálico, que é sustentada nos dentes naturais por meio dessa estrutura. Possui destaque quanto a sua resistência e pecando apenas pela percepção da estrutura de metal.

Esse modelo é contraindicado em casos de problemas na gengiva, perda óssea e alergia ao metal utilizado.

Prótese dentária móvel flexível

A prótese dentária móvel flexível também se apoia nos dentes saudáveis, se diferindo do modelo convencional apenas pela ausência das estruturas metálicas. 

Os grampos metálicos são substituídos por um mesmo material da prótese, o que proporciona um melhor impacto estético e sem risco de rejeição pelo organismo. O modelo mais utilizado é a prótese dentária de silicone.

Prótese dental sobre implantes Overdenture

É uma ponte dentária apoiada sobre implantes, que ao contrário da fixa, pode ser desencaixar para receber higienização adequada. 

Normalmente, na arcada inferior são utilizados dois implantes para a sua fixação, que pode ser feita por clipes de pressão, o’ring (macho e fêmea), encaixes macho-fêmea e barra-clipe.

Na arcada superior, a prótese Overdenture pode se isentar do “céu da boca”, compreendendo 4 implantes para o seu encaixe. Essa característica permite uma maior percepção de sabor e uma maior comodidade ao usuário.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para manter a saúde bucal em dia, tal como da boa aparência da prótese dentária.

clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista e de uma boa higiene bucal que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!