O Que Você Procura ?

acupuntura

Acupuntura, entenda como ela pode ser usada na odontologia

dentista2

Acupuntura é um tipo de medicina alternativa chinesa, que utiliza de agulhas para equilibrar a energia do corpo humano de acordo com a interação com o meio ambiente.

A acupuntura também é um tipo de medicina tradicional chinesa (MTC), declarada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 19 de novembro de 2010.

A partir disso, conheça aqui os benefícios da acupuntura e como ela pode apresentar diferentes soluções, até mesmo na odontologia. Tenha uma boa leitura!

o que e acupuntura
A acupuntura é uma forma de medicina alternativa e milenar que utiliza de agulhas para promover o equilíbrio do corpo.

Acupuntura, o que é?

Além dessa bagagem cultural, a acupuntura também é um tipo de tratamento, que de forma complementar costuma ser parte da medicina integrativa ocidental.

Por meio da acupuntura, coloca-se agulhas em pontos específicos do corpo, que estimulam os tecidos da pele(tecidos subjacentes).

Desse modo, acredita-se que quando pontos específicos do corpo são estimulados redireciona o fluxo do Qi (chi) – uma força vital universal segundo crenças do oriente médio, ao longo das vias de energia (meridianos) do corpo, de modo que o equilíbrio seja restabelecido.

É importante destacar que não são utilizadas apenas agulhas na técnica, por isso, é possível utilizar: ventosas, moxa, estímulos elétricos ou laser.

Como funciona a acupuntura?

Tais agulhas, quando colocadas nos acupontos, que são locais do corpo humano que responde aos estímulos externos, buscam corrigir a energia do corpo.

Com isso, quando uma agulha é inserida em um desses acupontos, por exemplo, o organismo libera substâncias, anestésico, anti-inflamatórias, ansiolíticas, etc.

Dessa forma, há diferentes tipos de estudos científicos que comprovam que tal prática é eficaz, principalmente quando é em casos de dor.

dentista1

Para que serve a acupuntura?

Um dos objetivos da acupuntura é o de recuperar o equilíbrio energético do corpo, ou seja, alinhar o corpo humano a fim de promover uma melhora significativa em diferentes áreas.

Dentro dessas áreas, podemos destacar os quadros médicos, quando há diagnóstico de sintomas, como dificuldades para dormir, principalmente dores, controle da ansiedade e estresse.

Casos de tratamentos mais complexos, por exemplo, o câncer, problemas de coração, alterações hormonais, etc., é preciso que o procedimento seja assistido por um médico especializado, havendo um trabalho de inter-relação.

Acupuntura, efeitos no corpo

Estudos a respeito da acupuntura demonstram que a prática produz um efeito positivo da técnica em doenças ou distúrbios.

Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista de doenças em que a acupuntura é eficaz, entretanto, ainda é preciso fazer um estudo mais aprofundado. De qualquer modo, podemos listas as seguintes doenças:

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Dismenorreia;
  • Efeitos colaterais do tratamento do câncer;
  • Dor;
  • Cefaleia;
  • Ansiedade;
  • Hipertensão;
  • Sintomas pós-operatórios;
  • Algumas complicações gestacionais;
  • Complicações do acidente vascular encefálico.

A taxa de bons resultados com essa técnica, se dá por causa de ser um tratamento mais integral e humanizada, ou seja, o paciente sente mais próximo de quem é responsável pelo tratamento.

Com isso, o acupunturista utiliza a metodologia para conhecer o paciente e assim descobrir a causa dos problemas e trata-los.

A acupuntura faz parte da rotina dos brasileiros, de modo que o acesso da população a partir na rede pública de saúde cresceu consideravelmente nas últimas décadas pelo país.

Contraindicações da acupuntura

Apesar de ter muitos benefícios, a prática da acupuntura exige cuidados. Entre eles o de procurar um profissional especializado e qualificado neste serviço.

Lembrando que cada país ou estado possui a sua própria forma de regulamentar a profissão, ou quem a executa, como na odontologia, em que tem o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Portanto, não faça qualquer tipo de tratamento com acupuntura sem consultar a opinião de um médico ou profissional de saúde antes.

A acupuntura se for feita de forma incorreta, pode ocasionar problemas como de dores na região onde as agulhas foram aplicadas, sonolência, tontura e até mesmo sangramento.

Logo após fazer isso, verifique se o profissional está de forma regular com os devidos conselhos do país.

Se houver a presença de sangue durante o procedimento, o aconselhável é que não prossiga, por isso ser sinal de que há presença de doenças hemorrágicas ou alergia a metais.

Um ponto que deixa muitas dúvidas é o de que se mulheres grávidas podem ou não fazer acupuntura, mas segundo especialistas, não há problemas, mas precisa ter a devida assistência de um profissional.

Acupuntura na odontologia

Embora seja uma técnica antiga, na odontologia ainda é uma novidade. Entretanto, já traz resultados positivos, como sessões que são capazes de ajudar pacientes a controlarem o medo de dentistas.

A técnica também tem benefícios como o aumento na abertura bucal, controle da hipertensão arterial, a modulação de algias e as pulpites e para pré-operatórios em cirurgias.

Neste último, a acupuntura estimula a homeostasia e reparação dos tecidos. Também auxilia nos casos de remoção de terceiros molares, na ativação de aparelhos ortodônticos e na reversão de parestesias após procedimentos cirúrgicos.

Por último, a técnica também mostrou bons resultados em pacientes que apresentam quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial, por causa de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.

O profissional de odontologia na acupuntura

Existe um leque de opções que a acupuntura traz, como forma de tratar diferentes tipos de lesões que afetam a cavidade oral, como aftas, síndrome da ardência bucal, xerostomia entre outras.

O dentista que trabalha como acupunturista necessita ter especialização nessa área e ter o registro pelo órgão.

A partir disso, ele pode atuar em parceria com outras especialidades odontológicas, além de dar suporte ao paciente e facilitar o atendimento.

No Conselho Regional de Odontologia, em média 300 cirurgiões-dentistas se habilitam para exercer a acupuntura legalmente.

Portanto, dentistas podem fazer o uso da acupuntura, segundo a III Assembleia Nacional das Especialidades – ANEO, na qual o Conselho Federal de Odontologia reconhece por meio da Resolução nº 160 de 2 de outubro de 2015 como uma especialidade na Odontologia.

Portanto, dentistas já habilitados e os que decidiram aderir após esse acontecimento solicitaram sua comprovação de curso na área.

acupuntura preço
Quando as agulhas estão inseridas nos ecopontos. Começa o processo de equilíbrio do corpo.

Acupuntura preço

Por fim, os valores de uma sessão de acupuntura variam entre R$ 40,00 (quarenta reais) a R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Porém, esse valor pode sofrer alterações, já que fatores como especialidade, região e quantidade de sessões causam diferença no valor.

Agora já aprendeu um pouco sobre acupuntura, que tal garantir mais saúde ao seu sorriso clicando aqui.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(1 comentário)

  • Adilson Félix

    Muito bom

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!