O Que Você Procura ?

amigdalas

Amígdalas: descubra o que são e para que servem?

dentista2

As amígdalas fazem parte da parte oral da faringe e são compostas por agrupamento de tecido linfático. Sendo assim, fica no caminho do sistema respiratório e digestório.

Conheça mais sobre o que é, qual sua função e os principais problemas que as acometem.

O que é e qual sua função?

Na parte de trás da garganta, existem dois volumes de tecido em formato de amêndoa, que são conhecidas como amígdalas.

São células do conjunto linfático, ou seja, são células responsáveis pela defesa e proteção do organismo contra agentes externos, como vírus e bactérias. Sendo assim, uma vez em contato com seu organismo, o sistema imunológico é ativado e cria anticorpos para lutar contra eles.

Por que as amígdalas inflamam?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, por sua localização, as amígdalas ficam constantemente expostas aos antígenos, antígenos e pode ser por isso que as respostas inflamatórias sejam tão comum nelas, principalmente em pessoas que já possuem o sistema imunológico mais frágil ou possuem condições como amigdalite.

Quais as principais doenças nas amígdalas?

A amigdalite é uma inflamação que pode causar dor de garganta, febre e dificuldade para engolir. Ela ocorre quando seu sistema imunológico está fraco e as amígdalas não conseguem produzir substâncias protetoras para combater os invasores. Existem três tipos de amigdalite:

Bacteriana

É o tipo mais comum e acontece quando a garganta é afetada por bactérias. Os sintomas são dor para engolir e pus nas amígdalas. O tratamento depende do organismo do paciente, porém, geralmente é realizado com antibióticos. Pode ser recomendado também o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor.

Viral

A amigdalite viral pode ocorrer por diferentes tipos de vírus, também causando uma infecção e inflamação. Vírus como os responsáveis pela gripe por exemplo, provocando sintomas como dor, inchaço na garganta, dor ao engolir, tosse e coriza. 

Para o tratamento, o médico  pode recomendar analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar a dor e o desconforto.

dentista1

Crônica

A amigdalite crônica acontece quando se tem diversos casos de infecção nas amígdalas de forma recorrente. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios (nimesulida, por exemplo), dependendo do grau de infecção do paciente.

Caso a quantidade de infecções seja muito recorrente, pode ser recomendado cirurgia para a retirada das amígdalas.

amigdalite

Tipos de amígdalas

Existem 4 tipos de amígdalas: as tubárias, próximas ao trato auditivo; as linguais, na base da língua; as adenoides, atrás do nariz e no alto da garganta, e as palatinas, nos dois lados da garganta. Porém, quando se fala ocorre a remoção das amígdalas, é sobre as amígdalas palatinas.

Elas são consideradas as mais importantes, pois preservam um arquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam na defesa dele.

Essa função de defesa, dura somente até os 8 anos de idade. Após essa idade, as amígdalas atrofiam. Não há nenhuma comprovação de que elas façam falta ao organismo adulto. Porém, a retirada só ocorre em casos extremos como nos casos de amigdalites recorrentes.

Caseos amigdaliano (caseum)

Você já teve bolinha branca na garganta? Se a resposta for sim, possivelmente era um caseo amigdaliano, conhecido também como caseum, que aparecem nas amígdalas.

Esses caseos são pequenas bolinhas amareladas ou brancas, que podem surgir na garganta, por consequência de um acúmulo de saliva e de restos alimentares. Esse acúmulo gera mau hálito, infecção na garganta e pode causar também dificuldades de engolir.

Indivíduos que costumam ter casos de amigdalite com mais frequência, têm propensão a ser acometidos por esse problema. É recomendado praticar gargarejo para ajudar a acabar com essas bolinhas, além de diminuir o desconforto e o mau hálito.

Como realizar a limpeza das amígdalas?

Na maior parte dos casos, não é de primeira recomendado um tratamento para acabar com os caseos, uma vez que eles se soltam naturalmente das amígdalas e muita gente acaba engolindo sem perceber. Mas, quando ocorre o desconforto na garganta, mau hálito e dor, medidas são recomendadas.

O tratamento para retirar os caseos normalmente é gargarejo com água e sal ou enxaguante bucal. O alívio dos sintomas iniciam pouco tempo após o início do tratamento e as bolinhas vão sumindo.

O procedimento para retirar essas bolinhas das amigdalas pode variar de acordo com a ocasião, o tamnho e o quanto ela se encontra prejudicando a saúde bucal.

O tratamento para tirar essas bolinhas brancas na garganta pode variar de acordo com a necessidade, o tamanho delas e o quanto ela está prejudicando a sua saúde bucal.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são extremamente importantes para tratar os sintomas do cáseos amigdaliano e realizar a limpeza das amígdalas.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar outros problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

As visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!