O Que Você Procura ?

nimesulida serve para dor de dente

Nimesulida serve para dor de dente? Saiba como fazer o uso

dentista2

Nimesulida serve para dor de dente? A nimesulida é um dos tipos de anti-inflamatório mais usados e pedidos nas farmácias.

Isso se deve a sua amplitude de indicações que envolvem dores agudas e crônicas. Entre essas possíveis indicações está a dor de dente.

Saiba mais sobre o uso da nimesulida para dor de dente, conheça suas demais indicações, seus tipos e benefícios.

O que é nimesulida?

A nimesulida é um tipo de anti-inflamatório não-esteroidal (AINE), sendo a categoria de medicamentos que mais vende em todo o mundo.

Além disso, a nimesulida faz parte do 1º degrau da escada de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo uma solução para dores agudas (leves e moderadas) e crônicas geradas por algum processo inflamatório.

Sua ação possui propriedades analgésica e antitérmica, podendo não só combater a inflamação, mas também baixar a febre. Sua atuação no organismo, por sua vez, se baseia na inibição da enzima ciclooxigenase e, assim, da cascata do ácido araquidônico, responsável pela síntese de substâncias que estão por trás da inflamação.

Por fim, como sendo um anti-inflamatório e analgésico, a nimesulida é frequentemente prescrita pelos dentistas como uma alternativa de alívio à dor de dente, amenizando sua causa, caso ela tenha ligação com algum tipo de inflamação.

A nimesulida pode ser encontrada nas farmácias em diferentes formas, seja por solução oral/gotas, comprimidos, cápsulas, gel e supositório.

quando a nimesulida é indicada

dentista1

Quando a nimesulida é indicada?

A nimesulida, como dito, pode ser indicada para uma variedade de casos. Entre as principais indicações estão:

  • Dor de dente;
  • Dores articulares (tendinite e bursite);
  • Dores em tendões e ligamentos;
  • Desconforto musculares;
  • Desconforto bucal;
  • Inflamação de vias aéreas (sinusite);
  • Dor de garganta;
  • Cólicas.

No entanto, vale ressaltar que a nimesulida necessita de uma receita médica para que seja efetuada a compra. Isso, já que se trata de um medicamento tarja vermelha, tendo contraindicações que devem ser levadas em consideração na hora da seleção do medicamento. O seu uso irregular está sob risco de várias reações sérias.

Afinal, a nimesulida serve para dor de dente?

A nimesulida é um dos mais variados tipos de tratamentos e medicamentos capazes de proporcionar alívio à dor de dente.

A dor de dente, por sua vez, pode ser causada por uma série de causas, seja por um trauma causado por algum choque ou queda, pela formação de cárie, por inflamações na polpa do dente, infecções, abscesso dentário e até mesmo pela evolução de doenças da gengiva.

A dor de dente é causada pela exposição da dentina, sendo essa a consequência principal dos problemas citados.

Dessa forma, o uso da nimesulida é uma das partes do tratamento, que irá variar de acordo com sua causa principal. Nesse sentido, deve-se levar em conta que mesmo em meio a percepção de alívio, nenhuma medida substitui a abordagem feita no consultório odontológico.

Contudo, em primeira análise, a dor de dente deve ser tratada ali mesmo na clínica, sendo o uso de fármacos rejeitado antes de o dentista ser consultado. Caso a ingestão do medicamento seja feita de forma incorreta, o estado da infecção do dente pode se agravar ainda mais, isso na ausência de um antibiótico.

Considere ainda que quanto mais você demorar a recorrer ao seu dentista, o problema também pode evoluir, intensificando as dores.

Além disso, mesmo que a dor se alivie, ainda é necessário que o seu dentista seja consultado para uma avaliação, havendo assim as orientações necessárias quando os bons hábitos na rotina.

LEIA TAMBÉM: Nimesulida para que serve: veja a maneira correta de usar e os cuidados

Como evitar a dor de dente?

Melhor do que tratar a dor de dente, é preveni-la. Tendo em vista que as principais causas da dor de dente são decorrentes do desenvolvimento da placa bacteriana, a ação preventiva aos momentos de desconforto.

Dessa forma, é necessário manter a higiene bucal em dia, de forma eficiente e completa. A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor, sendo feita em movimentos circulares e de varredura por toda a zona bucal. A escovação deve ser realizada diariamente em meio ao intervalo das refeições.

Para o melhor resultado final, a escovação deve ser acompanhada de outros hábitos diários, a passagem de fio dental e o bochecho com o enxaguante bucal, que deve durar ao menos 30 segundos. O mais indicado é que o uso do fio dental e o bochecho com o antisséptico seja feito durante a noite, já que é o período que a salivação diminui.

Uma vez que o problema já se faz presente, para evitar um incômodo ainda mais acentuado deve-se evitar alimentos muito quentes ou muito gelados, uma vez que liberam estímulos ainda mais fortes. Bochechos com água morna e a aplicação de uma compressa fria sobre a bochecha do lado em que há a dor também são outra forma de alívio.

Qual a vantagem da nimesulida para a dor de dente?

A nimesulida tem como principal vantagem a sua ação analgésica e anti-inflamatória, proporcionando o alívio da dor, enquanto atua no controle da inflamação.

Um de seus maiores diferenciais quanto aos demais tipos de analgésicos e anti-inflamatórios é a sua potência, que é superior até mesmo que a do ácido acetilsalicílico (AAS). No entanto, não possui uma grande diferença quanto ao diclofenaco e ibuprofeno.

Outro ponto positivo é que sua ação contra a febre é tão eficiente quanto a dipirona sódica e o diclofenaco, estando um pouco mais acima do paracetamol. Para um efeito ainda mais rápido, o indicado é que seja ingerida a nimesulida em gotas.

O efeito da nimesulida pode ser percebido entre 15 a 2 horas, dependendo do estado do paciente. Pode ser utilizada somente 1 ou 2 vezes ao dia, o que pode fazer do seu esquema posológico um fator positivo.

Vale ressaltar aqui a necessidade de prescrição médica do medicamento, estando nas mãos do especialista a escolha do melhor AINE para a recuperação do caso.

Quais são os efeitos colaterais da nimesulida?

Entre os principais efeitos colaterais do uso irregular da nimesulida está náusea, vômito e diarreia.

No entanto, outros sintomas menos comuns também podem ser sentidos, tal como erupção cutânea, coceira, sudorese (suor excessivo), aumento dos gases intestinais, prisão de ventre, gastrite, vertigens, tontura e inchaço.

Em casos mais graves, sintomas raros como hemorragia e retenção urinária podem ser percebidos.

Diante da superdosagem do remédio o paciente pode identificar complicações como náuseas, vômitos, dores, sonolência, letargia, tontura, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, sangramento gastrointestinal, levando até mesmo ao estado de coma.

Na presença de qualquer um desses sintomas, a medicação deve ser interrompida e o profissional da saúde consultado.

quais são os cuidados durante o uso

Quais são os cuidados durante o uso?

Para o uso adequado da nimesulida, o ideal é considerar alguns cuidados. O ideal é que seu uso seja feito em meio aos intervalos de refeições, sendo engolido por inteiro em meio a algum líquido, no caso do consumo de comprimidos ou cápsulas. A solução oral deve ser aplicada diretamente na boca.

Para uma abordagem mais tranquila, o paciente deverá interromper o consumo de álcool durante o período de uso. Além disso, é importante que o médico ou dentista seja avisado a respeito de algum medicamento de uso contínuo para que não haja o risco de ocorrer alguma interação medicamentosa, seja por anticoagulantes, anti-hipertensivos ou por outros anti-inflamatórios.

É importante que se tenha em mente que a validade do remédio é de 24 meses, que se encontra ainda mais reduzido durante a abertura.

Quanto à manutenção do medicamento, principalmente em casos em que o paciente tenha úlcera ou gastrite, o tempo máximo de uso é de 3 a 7 dias, que pode ser flexibilizado para 15 diante a uma indicação médica.

A nimesulida deve ser guardada em um local protegido de luz e umidade, com uma temperatura entre 15°C e 30°C. O local também deve ser em algum ponto alto, evitando o acesso de crianças.

Para uma experiência ainda mais tranquila, leia a bula da nimesulida atentamente, siga as orientações de seu especialista e respeite a dosagem diária estabelecida.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais tanto para o tratamento da dor de dente quanto para sua ação preventiva.

É pelas idas regulares ao consultório odontológico que você tem acesso ao tratamento adequado e focado na causa da dor de dente, sendo a prescrição de algum fármaco, como a nimesulida, feita somente quando há realmente necessidade.

As visitas à clínica devem ter uma periodicidade de 6 em 6 meses, sendo assim possível ser feito os procedimentos regulares, tal como a limpeza profissional (profilaxia).

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!