O Que Você Procura ?

rinomodelação

Rinomodelação: o que é, como é feita e quanto custa

dentista2

A rinomodelação é um dos procedimentos estéticos que podem ser feitos no consultório odontológico, e que podem trazer uma série de benefícios.

Veja aqui o que é o procedimento de rinomodelação, como funciona, benefícios, indicações, contraindicações, quanto custa e se é melhor do que a rinoplastia:

O que é rinomodelação?

A rinomodelação se trata de uma técnica de preenchimento, usada pela odontologia, que utiliza ácido hialurônico para devolver harmonia ao nariz e a face. É uma forma menos invasiva de modelagem do nariz, não havendo a necessidade de cortes, como ocorre na rinoplastia.

O ácido hialurônico se trata de um biopolímero que é produzido naturalmente pelo corpo e que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Contudo, com o avançar da idade, sua produção diminui, sendo reposta por procedimentos como a rinomodelação.

Pelo preenchimento da região com ácido hialurônico são feitas correções mais simples, corrigindo sulcos profundos pela sensação de aumento de volume do local. A rinomodelação, por ser uma técnica mais simples, é capaz de trazer resultados mais rápidos.

Contudo, vale ressaltar que os benefícios percebidos pela rinomodelação e o contorno nasal adquirido, não são permanentes e requerem que o procedimento seja refeito a cada um ou dois anos.

A rinomodelação também pode ser chamada de bioplastia de nariz e é feita por um cirurgião-dentista, que determina previamente os pontos em que o preenchimento é necessário.

Como é feita a rinomodelação?

A rinomodelação utiliza de um ácido hialurônico de alta densidade para que os seus benefícios sejam percebidos.

Em um primeiro momento, o dentista irá mapear o rosto do paciente, considerando quais são os principais pontos que o deixam desconfortável e a sua expectativa quanto ao procedimento.

dentista1

É muito importante que antes de tudo seja feito o planejamento do procedimento, buscando evitar complicações e obter as vantagens do procedimento. É somente pela anotação das medidas e da definição das proporções ideais que se é possível ter um resultado bem satisfatório.

Pode-se ainda ser feito um mapeamento 3D para que seja feita uma avaliação ainda mais minuciosa das particularidades do caso e da fisionomia do paciente.

Após feita a análise, o paciente já é encaminhado para a execução do procedimento, que conta com a sessão de preenchimento com o ácido hialurônico. A aplicação é indolor, graças a aplicação de anestesia tópica no local 20 minutos antes.

Na sessão, o ácido hialurônico é injetado com agulha ou cânula abaixo da pele no tecido subcutâneo (gordura) ou nas proximidades da estrutura óssea.

Por fim, há o ganho de simetria do nariz, tal como o ganho de suavidade, brilho e a hidratação da pele.

quando a rinomodelação é indicada

Quando a rinomodelação é indicada?

A rinomodelação pode promover uma série de benefícios, tanto estéticos quanto funcionais. A técnica pode ser indicada para uma série de casos e objetivos específicos, entre eles:

  • Afinar o nariz – reduzindo o volume das pontas bulbosas;
  • Alteração do tamanho nasal;
  • Diminuição de inconformidades;
  • Redução da giba nasal – removendo o tecido ósseo e/ou cartilaginoso;
  • Remoção de pólipos nasais (tumores benignos);
  • Solução de problemas obstruções crônicas;
  • Tratamento de defeitos congênitos, como a fenda labial;
  • Correção de desvios de septo ou hipertrofias dos cornetos;
  • Reconstrução de regiões atingidas por traumas.

Dessa forma, a rinomodelação pode ser indicada somente em casos que envolvam a redução de imperfeições externas no nariz. Contudo, a sua realização não é capaz de trazer benefícios à respiração e não é a indicação em casos que envolvam mudanças de formato complexa que podem pedir por uma cirurgia.

Vale ressaltar que a rinomodelação só pode ser feita em pacientes que possuem um nariz razoavelmente fino e que apresenta poucas deformidades.

O procedimento é indicado a pacientes acima de 18 anos, considerando o dano emocional. No entanto, pacientes acima de 15 anos com autorização dos responsáveis podem ter acesso aos benefícios do procedimento.

Quais os benefícios da prática?

Por fim, tendo em vista as suas indicações, a rinomodelação tem como benefícios:

  • Procedimento simples,
  • Resultados rápidos;
  • Ganho de harmonia e simetria do rosto;
  • Procedimento minimamente invasivo – com ausência de cortes ou pontos;
  • Procedimento sem cicatrizes;
  • Uso de uma substância natural e bem aceita no organismo (ácido hialurônico)
  • Efeito natural na face;
  • Melhora da autoestima e qualidade de vida.

Quais são as contraindicações?

A rinomodelação também possui suas contraindicações. Além de não ser a indicação para pessoas de nariz mais grossinho, também é contraindicada para pessoas que possuam alguma doença autoimune, para gestantes, lactantes, pessoas de saúde debilitada, que façam o uso de algum tipo de anticoagulante e pessoas que possuam alguma lesão no local da aplicação.

Além disso, pessoas que possuam algum histórico de sensibilidade ao ácido hialurônico e que alguma vez já tenham feito aplicação com PMMA no nariz, não devem realizar o procedimento.

É muito importante consultar um médico e um dentista antes de lidar com a área, evitando desapontamentos futuros. Procure sempre por um profissional capacitado para realizar o procedimento.

rinomodelação preço

Qual o preço da rinomodelação?

O preço da rinomodelação é bastante variável e irá depender do grau do caso, da quantidade de ácido hialurônico necessário e do seu tipo. Dessa forma, o valor será definido em meio ao planejamento do procedimento, levando em conta esses fatores.

A média de preço da rinomodelação pode ficar entre R$900 (novecentos reais) e R$2.000 (dois mil reais). O valor também pode variar quanto a clínica e o profissional responsável.

Rinomodelação ou rinoplastia, qual o melhor?

Mesmo que a escolha entre os dois procedimentos possa ser uma escolha difícil, deve-se considerar as particularidades da fisionomia de seu nariz e as suas necessidades para efetuar a melhor escolha.

Enquanto a rinomodelação se trata de um procedimento pouco invasivo, realizado por injeções de preenchedores com o objetivo de sanar alguns defeitos externos, a rinoplastia se trata de uma cirurgia plástica facial que envolve a correção de desvios não só estéticos, mas também funcionais.

A rinoplastia se trata de um procedimento mais complexo e que pode ser realizado por diversas técnicas, tal como a estruturada e a redutora. Pode ser a opção para problemas mais graves envolvendo a fisionomia do nariz.

Por meio da avaliação, o dentista pode determinar qual a melhor abordagem a ser feita. Contudo, a rinoplastia não é feita pelo dentista, mas sim por um cirurgião-plástico ou otorrinolaringologista especializado.

Como é a recuperação da rinomodelação?

Por não ser um procedimento invasivo, a recuperação da rinomodelação é bem rápida e tranquila.

Geralmente é aguardado cerca de 48 horas para a retirada dos micropore de proteção e logo após alguns dias, já é possível perceber a perda da sensibilidade e o desinchaço do local.

Não é necessário repouso prolongado, mas apenas de 1 a 2 dias, no entanto, ainda é necessário tomar alguns cuidados como: evitar apertar a região, evitar esforço físico de 1 a 15 dias, uso da medicação indicada, limpeza local com produtos específicos.

Os cuidados pré e pós a rinomodelação não devem ser ignorados, uma vez que assim como a rinoplastia o procedimento também é suscetível a complicações como dores crônicas, distúrbios vasculares, infecções, formação de osteófitos (desenvolvimento anormal do tecido ósseo) e demais problemas graves.

Casos em que a rinomodelação é feita diante de maus indicações, os resultados também tendem a trazer prejuízos à saúde.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para que haja o acompanhamento odontológico devido e o planejamento de procedimentos como a rinomodelação.

A frequência ao consultório odontológico é determinante para que haja a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas bucais em sua fase inicial.

O indicado é que as visitas sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano (6 em 6 meses).

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!