O Que Você Procura ?

ácido hialurônico

Ácido hialurônico: o que é, para que serve e quais os benefícios

dentista2

O ácido hialurônico é uma das principais toxinas usadas em procedimentos estéticos, inclusive o procedimento utilizando a substancia pode ser feito pelo dentista.

Assim como a toxina botulínica, o ácido hialurônico também é capaz de trazer uma série de benefícios para a aparência, para a autoestima e ajudando em uma qualidade de vida melhor do paciente.

Se você quer saber mais sobre essa substancia, o que é o ácido hialurônico, para que serve, como funciona e quais são suas vantagens, não deixe de ler esse artigo.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula complexa de açúcar, responsável por amplas matrizes no tecido conectivo do corpo, tal como a cartilagem e a pele. Possui grande capacidade de atrair água, além de colaborar com a remodelação do colágeno.

Esse ácido é uma substância presente naturalmente no nosso corpo, sendo responsável pela rigidez e elasticidade da pele. No entanto, essa substância é naturalmente perdida com o tempo, tornando o envelhecimento ainda mais visível.

Com isso, buscando fazer a reposição dessa toxina e de seus benefícios, vários são os procedimentos estéticos que a utilizam, seja para combater e amenizar rugas e linhas de expressão, melhorar contornos, dar volume e, enfim, remodelar a face. Por fim, se busca pelo ácido devolver a simetria e assim a harmonia da face, a hidratando e a tornando mais viçosa.

A toxina também pode ser usada na correção de cicatrizes deixadas pela acne, sendo uma indicação do dermatologista ou do cirurgião-dentista.

O preenchimento com o ácido hialurônico pode ser feito lábios, olheiras, bigode chinês, mandíbula, entre outros.

O ácido hialurônico pode ser utilizado em diferentes formas, podendo ser em gel, em casos de preenchimento facial, ou também em creme ou em cápsulas. Dessa forma, o ácido hialurônico é utilizado para combater a flacidez da pele e seus sinais adquiridos com o tempo.

dentista1

ácido hialurônico para que serve

Ácido hialurônico para que serve

As manchas, rugas e marcas adquiridas com o tempo são resultantes do ganho da flacidez pela velhice e da exposição ao sol. Assim sendo, o principal objetivo do ácido hialurônico é o rejuvenescimento da pele, devolvendo a sua elasticidade enquanto a hidrata.

Uma vez que atua no tratamento da pele e no controle dos malefícios do envelhecimento, o uso do ácido hialurônico atua diretamente na melhora da autoestima do paciente e assim, na melhora dos relacionamentos, sejam sociais ou profissionais.

Como usar ácido hialurônico

A atuação do ácido hialurônico pode variar de acordo com a situação do paciente e de suas necessidades estéticas. A abordagem do ácido hialurônico, seja em gel, cápsulas ou por injeção, por fim, irá variar dependendo do caso.

Ácido hialurônico por creme

O creme de ácido hialurônico é indicado em casos em que a pele se encontra desidratada. Por ser composto por boa quantidade de água, o creme irá atuar hidratando a pele e dando uma aparência mais suave e de maior firmeza.

Sua aplicação deve ser feita diretamente na pele, em pouca quantidade, em uma frequência de 3 a 4 vezes por semana, sendo espalhado por todo o rosto para uma limpeza profunda.

O indicado é que o produto seja utilizado por pessoas com idade a partir dos 45 anos. Essa abordagem possui melhores resultados em relação à prevenção de rugas, promovendo um aspecto mais saudável.

Ácido hialurônico por cápsulas

O ácido hialurônico por cápsulas também possui uma boa ação no combate às marcas do envelhecimento. A sua atuação busca manter a elasticidade da pele, no entanto, colaborando com restauração da propriedade elástica da pele. Podem ser indicadas para o tratamento de olhos e ossos.

Essa abordagem normalmente é baseada na ingestão de 1 cápsula por dia, acompanhando uma refeição. O tempo de consumo vai depender da observação do médico, não podendo ultrapassar 3 meses.

Vale ressaltar que aqui o ácido hialurônico também realiza uma ação preventiva, atrasando os efeitos da velhice e o aparecimento de seus primeiros sinais (rugas), afinando rugas profundas. Dessa forma, o uso também pode ser indicado antes do surgimento desses traços.

Há comercializadas cápsulas que combinam o ácido hialurônico com colágeno, contribuindo ainda mais para com a elasticidade e resistência da pele.

Ácido hialurônico por injeção

Por fim, a abordagem do ácido hialurônico por injeção é a utilizada nas clínicas. O ácido hialurônico injetável é encontrado em gel, tendo como objetivo imediato realizar o preenchimento dessas rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto.

Comumente, o preenchimento com ácido hialurônico é usado nos cantos da boca, completando linhas ao redor dos olhos e testas. Também é indicado para realizar o aumento do volume dos lábios (preenchimento labial) e bochechas, corrigindo cicatrizes de acne e olheiras.

Logo, é uma opção de ação completa, imediata e eficiente para as imperfeições da pele.

A abordagem com esse tipo de toxina é feita por suaves agulhadas no local estudado para a aplicação e que anteriormente foi anestesiado. A anestesia, por sua vez, é aplicada 20 minutos antes do início do procedimento. Normalmente, o processo demora cerca de 30 minutos, sendo utilizada uma microcânula.

Deve-se considerar que o resultado do procedimento tem duração de 6 meses a 2 anos, dependendo da observação do paciente quanto a volta da flexibilidade da pele. Logo, seus efeitos podem ser reversíveis.

No entanto, entre os fatores determinantes desse processo estão a quantidade de rugas, a quantidade e profundidade em que o ácido foi aplicado, além da reação do organismo de cada paciente.

Pessoas que tem na rotina a prática assídua de atividade física, possuindo ainda um metabolismo mais intenso, o efeito tende a durar um pouco menos

Por envolver injeções, esse tipo de tratamento inclui alguns efeitos colaterais, como a formação de um edema ao redor da área da aplicação, o aparecimento de um hematoma local, e desconforto. O alívio e o desinchaço pode ser proporcionado pela aplicação de uma compressa com gelo por 15 minutos em vários períodos do dia-a-dia.

A aplicação de cremes com este ácido comumente não acarreta efeitos secundários, contudo, em certas pessoas é possível observar reação alérgica ao produto. Entre os sinais da alergia estão coceira e vermelhidão. Nesses casos, a aplicação é suspensa e contraindicada.

Quais as vantagens do preenchimento facial com ácido hialurônico?

O procedimento com ácido hialurônico possui várias vantagens, sendo a principal delas o resultado imediato. Logo, se tem acesso aos benefícios do procedimento de forma mais rápida, tal como a melhora significativa da autoestima.

É justamente essa agilidade o diferencial que faz muitas pessoas de rotina corrida optarem por esse tipo de abordagem, também sendo a ideal nessas circunstâncias. Essa característica é um diferencial do preenchimento com o ácido hialurônico, principalmente quanto a aplicação por toxina botulínica, que demora de 7 a 14 dias para ter seu efeito perceptível.

Outro benefício é que os poucos efeitos colaterais não impactam fortemente na rotina, não havendo necessidade de realizar bandagens e repousos, podendo o paciente realizar a sessão e retomar suas atividades normais. No entanto, caso a área fique arroxeada, o indicado é que seja evitada a exposição ao sol para não manchar a pele.

Quanto aos efeitos colaterais, o inchaço tende a desaparecer em um período de dois dias e as dores e aparência arroxeada vai amenizando com o tempo.

Por fim, o procedimento não requer nenhuma restrição alimentar ou de atividades físicas para ter sucesso.

Vale considerar os seus benefícios conseguidos, tal como hidratação profunda e ganho de viço.

quais são os tipos de preenchimento com ácido hialurônico

Quais são os tipos de preenchimento com ácido hialurônico?

São vários os tipos de preenchimento com ácido hialurônico disponíveis, com diferentes áreas de atuação, atuando de acordo com a necessidade do caso. Entre eles estão:

  • Preenchimento labial;
  • Preenchimento de olheiras;
  • Preenchimento facial do malar / zigomático;
  • Preenchimento do bigode chinês ou sulco nasolabial;
  • Preenchimento do queixo – mento;
  • Preenchimento de mandíbula;
  • Lóbulos da orelha;
  • Skinbooster.

Entre as demais técnicas possíveis estão:

O ácido hialurônico pode ser aplicado em pele madura ou jovem, seca, mista ou oleosa, sendo capaz de proporcionar suas vantagens independente de suas particularidades, uma vez que a hidratação da face é sempre bem-vinda.

O tipo de aplicação e técnica ideal dependerá das prioridades do paciente e da avaliação feita pelo cirurgião-dentista.

Quais são os cuidados após o preenchimento?

Mesmo não exigindo muito, como qualquer outro tipo de intervenção, o preenchimento com ácido hialurônico requer alguns cuidados na rotina. Esses cuidados são comuns diante a outros tipos de procedimentos semelhantes.

Tendo em vista o possível desconforto e as possíveis dores após a realização das injeções, a aplicação de bolsas de gelo ajuda a diminuir e a evitar hematomas e inchaços.

É recomendado que não haja a realização de massagens faciais e radiofrequência em seguida ao tratamento, devendo ser adiadas para somente duas semanas depois.

O uso de maquiagem pode ser feito sem restrições, contudo, o uso de cremes deve ser orientado por seu cirurgião-dentista. Deve-se atentar quanto ao uso do protetor solar, que é essencial nos próximos dias, já que a pele se encontra sensível e suscetível a manchas.

O período de repouso indicado é de pelo menos 24 horas depois da aplicação, evitando a execução de atividades e exercícios físicos.

É importante que antes da aplicação e depois, a pele seja devidamente higienizada. Uma boa rotina de skincare é uma ação preventiva a sequelas, inflamações e infecções.

Se atentar quanto a execução do procedimento por um bom profissional também faz diferença e também é decisivo para uma experiência mais tranquila. Não hesite em contatar o profissional escolhido e casos de prolongamento de efeito colateral ou dor intensa.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!