O Que Você Procura ?

raio X panorâmico

Raio X panorâmico: confira mais informações a respeito desse exame

dentista2

O raio X panorâmico é um exame odontológico realizado com o objetivo de mostrar para o dentista o posicionamento dos dentes e possíveis complicações odontológicas.

Sendo assim, através da observação do raio X panorâmico é possível identificar certos tipos de complicações odontológicas. 

Desse modo, confira mais a respeito desse exame no artigo a seguir:

O que é raio X panorâmico?

O raio X panorâmico, também chamado de radiografia panorâmica ou ortopantomografia, consiste em um exame que gera uma imagem de toda arcada dentária do paciente.

Nessa imagem é possível identificar e avaliar todas as estruturas do maxilar e da mandíbula, o que garante que ela seja única dentre os tipos de raio X.

Esse tipo de raio X odontológico é ideal para identificar possíveis complicações nos dentes e nos ossos da face. No caso da ATM, é necessário realizar um exame específico para avaliar suas possíveis complicações.

Para os dentistas, esse exame é uma das maneiras mais práticas de se conseguir avaliar a arcada dentária do paciente.

Desse modo, o raio X panorâmico consegue ser bastante útil para as áreas da odontologia estética, implantodontia, periodontia e traumatologia.

Além disso, apesar de a arcada dentária ser uma estrutura curva, o aparelho responsável por realizar o raio X panorâmico, o ortopantomógrafo, consegue oferecer uma imagem planificada afetar a visualização da imagem final.

dentista1

Sendo assim, pelo fato de ser um exame responsável por mostrar toda a estrutura bucal, ele costuma ser pedido no início, durante e pós-tratamento.

Dessa maneira o profissional consegue ter o registro e acompanhar a evolução do tratamento odontológico, além de ser possível acompanhar os resultados.

como o raio X panorâmico é feito

Como o raio X panorâmico é feito?

Para realizar o raio X panorâmico não é necessário realizar nenhum tipo de preparação pré-procedimento

A única requisição que o exame exige é que o paciente permaneça quieto durante a realização. Portanto, para realizá-lo seguem-se os seguintes passos:

  1. Remove-se todos os objetos metálicos que ela possui, como brincos, colares, piercings e afins;
  2. Veste-se um colete feito de chumbo para protegê-lo das radiações;
  3. Coloca-se um afastador de lábios, que é uma peça de plástico que possui a função de afastar os lábios dos dentes;
  4. Posiciona-se o rosto no equipamento da maneira como o profissional indicar;
  5. O paciente permanece parado enquanto o equipamento faz o registro da imagem;
  6. O profissional avalia a imagem final e caso a imagem não fique boa, o exame é refeito.

Após a realização do exame, a imagem é entregue ao dentista e a partir dela, ele realiza toda a análise necessária da arcada do paciente.

Assim que a análise é feita, ele consegue decidir como será o andamento do tratamento ou como ele será feito.

Para que serve?

O raio X panorâmico é um exame muito requisitado em várias áreas da odontologia, portanto, ela é necessária por vários motivos. Confira as principais recomendações desse exame:

  • Conhecimento da dentição e arcadas dentárias do paciente;
  • Avaliação de lesões ósseas ou dentes inclusos;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Avaliação do periodonto;
  • Extração do siso;
  • Avaliação de complicações bucais;
  • Sinusite;
  • Tumores;
  • Cistos;
  • Fraturas;
  • Prevenção e tratamento de cáries;
  • Reabsorções ósseas.

Vantagens de se fazer um raio X panorâmico odontológico

O raio X panorâmico é feito com o objetivo de gerar uma imagem de toda arcada, e essa imagem possui uma função tanto preventiva quanto diagnóstica.

Sendo assim, esse exame pode ser utilizado para prevenir alguma condição ou como forma de identificar alguma possível complicação. Portanto, confira as principais vantagens desse exame:

  • Possibilidade de analisar as arcadas do paciente de maneira completa, o que garante que possa ser identificados problemas em vários lugares da arcada;
  • Possibilidade de analisar todas as estruturas ósseas da boca;
  • Possui utilidade para todos os ramos a odontologia;
  • Pode ser realizado em qualquer faixa etária;
  • Também pode ser utilizada no ramo da medicina.

Dessa maneira, é possível perceber que o raio X panorâmico é um exame bastante versátil que pode ser utilizado por diversas áreas da saúde.

como ler um raio X panorâmico

Como ler um raio X panorâmico?

O raio X panorâmico é gerado através da utilização de radiação e essa radiação interage de forma distinta com os diferentes tecidos bucais.

Dessa forma, isso acaba fazendo com que a forma como as estruturas são representadas na imagem do raio X seja diferente.

Sendo assim, as partes mais moles da boca são representadas como formas escuras, por permitirem a passagem da radiação. Já as partes mais duras, como os dentes, são representadas como estruturas esbranquiçadas na imagem final.

Dessa maneira, para ler a radiografia panorâmica, o mais básico a se saber é o fato de que os dentes e ossos da boca são representados como estruturas esbranquiçadas e os músculos e estruturas moles são representados como estruturas escuras.

Além disso, alguns problemas como cáries no dente podem aparecer como pontos mais brancos que os ossos nos dentes e fraturas aparecem como pequenas falhas ou rachaduras nos dentes.

Onde faz raio X panorâmico?

O raio X panorâmico normalmente é feito em um centro de radiologia especializado. Dessa forma é possível realizar o exame de maneira segura.

Além disso, existem algumas clínicas que possuem seu próprio centro de radiologia, o que garante maior conforto ao paciente pelo fato de não precisar se deslocar para realizar o exame.

Raio X panorâmico valor

O raio X panorâmico não possui um valor fixo, o que se deve às várias variantes que podem interferir em seu preço.

Portanto, só é possível afirmar um preço médio, sendo assim, o raio X panorâmico tende a custa até R$ 100 (cem reais), podendo variar para mais de acordo com a região e clínicas escolhidas.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares o dentista consegue identificar problemas e solicitar um raio X panorâmico para avaliar melhor o problema.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(1 comentário)

  • Maria Elisa Pinheiro Matos

    Tenho muito medo de fazer o raio x panoramico

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!