O que é bom para garganta inflamada? Confira aqui algumas dicas
Quando estamos com a garganta inflamada sempre buscamos o que é bom para garganta inflamada para aliviar o incômodo.
Sendo assim, confira mais a respeito do que é e o que é bom para garganta inflamada:
Aqui você vai encontrar:
O que é a inflamação da garganta?
A inflamação na garganta é uma maneira que o organismo possui de combater algum microrganismo que possa vir a afetar a saúde do paciente.
Desse modo, esse corpo estranho faz com que o corpo responda com uma inflamação no local que possui o objetivo de combatê-lo.
Assim como a febre, o objetivo do corpo ao causar a inflamação é criar um ambiente para tornar o local menos propício à multiplicação do microrganismo responsável por causar a inflamação na garganta.
Portanto, a garganta inflamada é uma resposta do organismo à invasão de microrganismos que possam ser danosos para o corpo.
A garganta inflamada também pode ser causada pela utilização excessiva da voz, nesse caso pode ocorrer devido a algum tipo de dano causado às cordas vocais.
Como saber se a garganta está inflamada?
Para saber se há algum tipo de inflamação na garganta, é importante ficar atento a alguns fatores, como os sintomas da garganta inflamada.
Sendo assim, os principais sintomas são:
- Dor de garganta;
- Inchaço;
- Tosse;
- Rouquidão;
- Pigarro na garganta;
- Sensação de garganta arranhando;
- Dificuldade para engolir;
- Irritação da garganta.
Quais as causas da garganta inflamada?
A garganta inflamada é o resultado de uma resposta do corpo para determinadas situações. Sendo assim, confira quais as principais causas da inflamação na garganta:
- Infecções;
- Reação alérgica;
- Refluxo;
- Ressecamento da garganta;
- Uso excessivo da voz.
E na hora de aliviar a dor? O que é bom para garganta inflamada?
Quando estamos com a garganta inflamada, a primeira pergunta que nos fazemos é o que fazer para aliviar a garganta inflamada.
Sendo assim, confira o que é bom para garganta inflamada:
Chá de limão com mel e gengibre
O chá de limão com mel e gengibre é um remédio caseiro que possui ótimas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além do fato de também ser rico em vitamina C.
Para utilizá-lo, o paciente deve juntar 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre e deixar repousar por cerca de alguns minutos e em seguida coar. Caso seja da vontade do paciente, ele pode adoça-lo com mel.
Chá de camomila com mel
O chá de camomila com mel é uma ótima maneira de reduzir os incômodos causados pela garganta inflamada. Isso se deve ao fato de o mel funcionar como um hidratante para os tecidos irritados e a camomila é um ótima anti-inflamatório e adstringente.
Para utilizá-lo, basta colocar as flores da camomila na água fervente e deixar repousar tampado por alguns minutos.
Logo após, basta coar, adicionar o mel e consumir morno. É recomendado que seja consumido até no máximo 3 vezes ao dia.
Gargarejo com limão
É muito comum utilizarem o limão para preparar remédios caseiros contra garganta inflamada ou infeccionada, gripes e resfriados.
Isso acontece devido ao fato de ele ser uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, o que faz com que ele seja um ótimo anti-inflamatório.
Para utilizá-lo, basta adicionar o suco do limão em meia xícara de água morna e gargarejar. Esse procedimento pode ser realizado até 3 vezes ao dia.
Chá de malva, sálvia ou alteia
Todas essas 3 plantas possuem ótimas propriedades anti-inflamatórias e são ótimos lubrificantes para a garganta. Dessa forma, elas são ótimas maneiras de aliviar os sintomas da garganta inflamada.
Para utilizá-la, basta colocar uma colher de sopa da planta escolhida em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 15 minutos e logo em seguida coar.
Gargarejo com água morna e sal
A água morna com sal é um dos remédios caseiros mais populares contra incômodos que possam afetar a garganta.
Isso se deve ao fato de que o sal ajuda a dissolver o muco e as secreções que possam causar desconforto. Além disso, essa solução possui um ótimo efeito antibacteriano, ou seja, ela ajuda a combater as bactérias na região.
Para utilizá-la basta adicionar uma colher de sal em um copo de água morna, misturar e em seguida fazer o gargarejo.
Essa solução pode ser utilizada até 3 vezes ao dia. Não é recomendado utilizar mais que 3 vezes devido ao fato de que o sal pode acabar ressecando a garganta e piorando a situação.
Remédios de venda livre
Também é possível encontrar alguns remédios que são bons para garganta inflamada em farmácias como medicamentos de venda livre.
Medicamentos de venda livre são medicamentos que podem ser comprados por qualquer pessoa a qualquer mesmo sem possuir receita médica.
Porém, mesmo assim, é recomendado consultar-se com um profissional da saúde para que ele possa receitar os remédios, visto que a automedicação é contraindicada.
Dessa forma, caso seja necessário, o profissional receitará a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar os sintomas do paciente.
Visitas regulares ao dentista
É importante lembrar que os remédios caseiros jamais devem substituir o atendimento com um profissional da área da saúde.
Dessa forma, é importante manter as visitas regulares ao dentista para que ele possa avaliar e identificar quaisquer problemas relacionados a garganta e indicar o que é bom para garganta inflamada.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)