O Que Você Procura ?

escova para aparelho

Escova para aparelho: veja como deve ser a sua principal aliada

dentista2

A escolha da escova para aparelho deve levar em consideração algumas características para que a limpeza da zona bucal ocorra de forma adequada.

Veja aqui o que considerar na hora de escolher a escova ideal:

Como deve ser a escova para aparelho?

Pacientes que passaram ou estejam passando por um tratamento ortodôntico relatam dificuldades na hora da higiene bucal. Isso principalmente durante o uso do aparelho fixo metálico, que é o modelo mais indicado pelos dentistas.

Uma vez que o aparelho tradicional é composto de braquetes, fio metálico e das famosos borrachinhas, é necessário se atentar a limpeza de todas essas peças, já que elas favorecem o acúmulo de resíduos na arcada dentária, e assim a proliferação de microrganismos e o aparecimento de placas bacterianas e uma série de outros problemas.

O indicado é que a escovação seja feita ao menos de 2 a 3 vezes ao dia.

É por meio da escolha de uma escova para aparelho eficiente e de outros instrumentos de higiene que se é possível realizar uma higiene bucal completa e adequada.

Para escolher a escova de aparelho ideal é necessário observar algumas características, tais como:

Cerdas

Uma das principais características a se notar para a escolha da escova para aparelho são as suas cerdas.

Assim como o ideal para pessoas que não fazem o uso do aparelho, para quem está passando por uma correção ortodôntica deve se optar por uma escova de cerdas macias, homogêneas e com acabamento arredondado.

dentista1

As cerdas da escova devem ser macias para se evitar machucados não só a estrutura dental, mas ao tecido gengival. Quando as cerdas também são homogêneas e possuem um acabamento arredondado, além do conforto, favorecem que a limpeza não deixe resíduos para trás por entre a estrutura do aparelho.

Além disso, é importante que a escova apresente uma boa concentração de cerdas por tufo e que as cerdas possuam pontas cônicas, favorecendo ainda mais a remoção dos restos de alimentos e da placa bacteriana.

Formato

O formato da escova também diz muito sobre a qualidade da higiene bucal e do aparelho. Isso considerando que a escovação é feita pelo manuseamento da escova, e uma vez que ele é dificultado pelo modelo da escova, não é capaz de alcançar todas as regiões da boca com facilidade.

O ideal é que a escova tenha um cabo alongado e uma cabeça pequena e arredondada, facilitando a sua passagem pela arcada dentária e alcançado áreas mais escondidas.

Cabo

Além de ser alongado, para facilitar o manuseio, o indicado é que também se tenha uma empunhadura para que a mão esteja bem posicionada e realize os movimentos certos.

O ideal é que a escova efetue a limpeza de um a dois dentes por vez e que toda a superfície dos dentes e do aparelho sejam atingidas. Os movimentos devem alternar de circulares a movimentos de varredura.

Por fim, os cabos devem ser ergonômicos e emborrachados, já que tendem a não deslizar da mão e evitar lesões.

escova de dente para aparelho

Tipos de escova de dente para aparelho

Além da escova tradicional, a higiene do sorriso com aparelho pode ser favorecida por outros tipos de escovas.

Veja quais são os demais tipos de escova que podem te ajudar na hora da higienização:

Escova ortodôntica

A escova ortodôntica é um modelo específico criado para ajudar na escovação do sorriso com aparelho.

Por meio de sua cerdas em “V”, se acomodam melhor entre a superfície dos dentes e do aparelho, promovendo uma limpeza minuciosa ao redor dos braquetes e entre os dentes, fazendo a remoção da placa bacteriana e prevenindo que problemas bucais como o tártaro, cárie e gengivite se desenvolvam.

Por meio de seu posicionamento correto na arcada dentária, é possível limpar não só a parte de cima do aparelho, mas também a parte de baixo mais suscetível de acumular resíduos.

Escova interdental

A escova interdental também é uma grande aliada em meio ao processo de higienização da boca. Como o próprio nome indica, é responsável pela limpeza da região entre os dentes, atuando como um complemento à passagem do fio dental.

Sua estrutura é formada por um pequeno cabo unido a um fio de metal, que pode estar envolto de cerdas cônicas ou cilíndricas. Dessa forma, a escova é capaz de passar facilmente por entre as estruturas do aparelho, limpando o local e as paredes entre os dentes.

É importante saber que a escova interdental não substitui a passagem de fio dental, que durante o uso do aparelho pode ser feita com a ajuda de um passa fio, ou por um tipo especial, como a fita dental e super floss.

Escova elétrica

Diante da dificuldade ou debilidade no manuseio da escova convencional, comprometendo a qualidade da escovação, o ideal é que se opte por uma escova elétrica.

A escova elétrica oferece uma série de recursos e benefícios nesse aspecto, atuando removendo a placa bacteriana, atuando no clareamento dos dentes e realizando movimentos de massagem no tecido gengival. Além de facilitar os movimentos da escovação, não necessitando do esforço manual.

Entre os demais benefícios que ela é capaz de oferecer estão o controle da vibração das cerdas, da força aplicada e do tempo da escovação.

Além de pessoas com dificuldades motoras, o seu uso é muito indicado para idosos, pessoas com deficiência física e crianças na fase de adaptação da higiene bucal.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que problemas bucais e ortodônticos sejam diagnosticados e tratados o quanto antes.

É também mantendo a periodicidade ao consultório odontológico que o dentista avalia o estado da zona bucal do paciente e o orienta quanto à adesão de bons hábitos.

O indicado é que a frequência ao dentista seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses), mantendo procedimentos regulares em dia, como a profilaxia (limpeza profissional)

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!