Como é feito um implante dentário?

Afinal, como é feito um implante dentário? Muitas vezes fazer um implante pode gerar um pouco de medo em quem precisa desse tratamento, mas talvez, por não saber exatamente como funciona, esse medo se torna ainda maior.

dentista2

Saber como funciona o tratamento com mais clareza pode te deixar mais tranquilo ao realizar o implante. Então, saiba quais são as etapas, os tipos de implantes e como funciona o tratamento de implante dentário.

 

Primeira consulta: Avaliação

Nessa primeira consulta de avaliação o dentista avalia a situação do paciente, para saber qual a melhor forma de conduzir o seu tratamento. Existem alguns fatores que podem influenciar o desenvolvimento do tratamento. Como a quantidade de dentes que precisarão ser substituídos, quais são eles e como está a estrutura óssea do paciente.

Certamente o dentista pedirá uma tomografia para avaliar como está o osso do paciente. Em casos onde o paciente esteja com ossos fracos, pode ser necessário fazer o enxerto. O enxerto é um reforço na estrutura óssea, geralmente feito com material retirado do próprio paciente.

Dessa forma, o dentista define como será feito o implante dentário. O dentista pode dar início imediatamente após analisar que o paciente não tenha nenhum outro problema de saúde que possa prejudicar o tratamento e sua saúde.

 

Implante dentário: como é feito? 

O implante é um pino de titânio colocado no osso do paciente. Esse pino funciona como uma raiz artificial que vai segurar a prótese dentária.

É difícil que aconteça rejeição, pois o titânio é um material que não se movimenta. Isso significa que o corpo não percebe o implante dentário como um objeto estranho.

Entretanto, quanto à anestesia, pode ser utilizada a local, ou em casos que o paciente sinta mais dor e tenha medo de dentista, pode ser usada a anestesia geral. Pode ser que seja necessário que o paciente repouse por alguns dias para se recuperar. O dentista provavelmente irá prescrever alguns medicamentos antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos para que a recuperação seja mais confortável e segura.

dentista1

Após ter sido feito esse procedimento, é necessário esperar por alguns meses para que a estrutura óssea acomode o implante e depois a prótese seja colocada. O tempo de espera pode variar devido a vários fatores, principalmente a região da boca onde está sendo feito o implante e de como está a estrutura óssea do paciente.

 

Segunda etapa: colocação da prótese dentária

Depois do tempo de recuperação recomendado pelo dentista, é feita a colocação da prótese dentária. O dente artificial pode ser de resina ou de porcelana.

Apesar de seu baixo custo, a prótese de resina tem uma durabilidade é baixa. Já a prótese de porcelana tem uma duração maior, além de ter uma aparência muito próxima a um dente natural. No entanto o seu preço pode ser mais elevado.

Tipos de Implantes Dentários 

Implante Overdenture

O implante overdenture, também conhecido como sobredentadura, é uma prótese total, para aqueles pacientes que perderam todos os dentes. A prótese é removível e colocada em dois ou quatro pinos de titânio na maxila superior e mandíbula inferior. A prótese overdenture funciona como uma dentadura, porém ela é colocada por barras e clipes, dando ao paciente mais segurança ao sorrir.

 

Implante Protocolo  

O protocolo implante é a colocação de diversos implantes na maxila ou na mandíbula, nos quais são parafusadas próteses dentárias. Quando a prótese é colocada na maxila dispensa a parte da antiga dentadura que recobre o céu da boca. O protocolo substitui as antigas dentaduras, e é o tratamento mais moderno para a reposição dos dentes perdidos. É uma prótese mais firme do que a overdenture e não tem necessidade de o paciente retirar para fazer a limpeza.

 

Implante de Carga Imediata

Esse implante é ideal para quem busca uma rápida mudança no sorriso, neste caso a prótese é colocada imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. As próteses utilizadas são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Nesse procedimento, normalmente o início do processo cirúrgico até o ato final da instalação da prótese definitiva pode ter a duração de até 72 horas. Lembrando que a orientação sobre qual procedimento seguir deve ser feita pelo seu dentista.

 

Qual é o procedimento pré-operatório para fazer um implante?

Normalmente durante as consultas antes de realizar a cirurgia o paciente é questionado sobre possíveis medicamentos que ele faz uso, alergia a alguma medicação, existência de doenças crônicas. Em alguns casos pode haver a necessidade de exames como de sangue, urina ou de coração, para que não tenha nenhum risco cirúrgico. Pode ser orientado também que o paciente se atente sobre a alimentação antes do procedimento ou até mesmo a necessidade de um jejum.

 

Pós Operatório de um implante

É importante lembrar que como em qualquer procedimento odontológico, a princípio recomenda a ingestão de alimentos moles e frios, como sucos, vitaminas, sopas e sorvetes. É interessante também que o paciente beba muita água, evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro. Além de um controle dos movimentos da boca e da mastigação. Tenha paciência, sua saúde e seu bem estar agora estão em primeiro lugar.

 

Escolhendo um implantodontista

Tratamentos odontológicos precisam ser feitos com segurança e total conforto. Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!