O Que Você Procura ?

Cirurgia ortognática: qual o valor desse procedimento?

dentista2

Qual o valor de uma cirurgia ortognática? Essa é uma duvida recorrente, mas antes disso vamos explicar do que se trata esse procedimento. A cirurgia ortognática se trata de um procedimento corretivo onde os ossos da arcada dentária são devidamente alinhados à posição natural, desse modo, endireitando as deformidades dos ossos da arcada dentária. Então, quanto custa uma cirurgia ortognática?

Antes de tudo iremos abordar, aprofundando um pouco mais nesse assunto. Esclarecendo todas as duvidas que possam vir a aparecer.

Cirurgia ortognática antes e depois

Para os pacientes que possuem o maxilar ou mandíbula disposta de forma incorreta devido a deformidades durante o crescimento facial podem haver complicações e dificuldades na hora de se alimentar ou conversar, levando a respiração bucal crônica ou até a apneia do sono.

Depois da intervenção cirúrgica concluída, já se pode observar diversas diferenças tanto no contorno do rosto como também na simetria facial, na hora de mastigar e falar. As vantagens para a cirurgia ortognática são inúmeros, privilegiando desde a estética facial do paciente indo até as funcionais como citadas logo a pouco.

Entretanto, alguns detalhes devem ser levados em consideração no momento de decidir de vai optar ou não pela cirurgia. Existem alguns perigos durante o tratamento como: fraturas dentárias, limitação do movimento mandibular, edemas, infecção, perda de sensibilidade nos nervos e recidiva. Porém todos esses problemas podem ser driblados tendo um cuidado após o procedimento cirúrgico e uma rotina adequada.

Assimetria facial

A assimetria facial como já mencionado acontece normalmente devido ao crescimento demasiado e ou importuno de osso da face, como por exemplo a mandíbula, maxilar ou queixo. Dando origem durante a fase de crescimento e indo até a fase adulta onde é o momento que existe sessa o crescimento. Esse problema afeta não apenas a harmonização facial do paciente como também a saúde e bem estar deles. Essa cirurgia pode ajudar a combater adversidades como a retração gengival, o desgaste da articulação temporomandibular e artrose da articulação temporomandibular.

Desse modo é possível combater diversos problemas do esqueleto maxilo-facial com a cirurgia ortognática.

Cirurgia ortognática recuperação

Após a realização da cirurgia é preciso ter um cuidado como em qualquer outra cirurgia. No entanto, o pós-operatório da cirurgia ortognática pode levar um bom tempo, podendo chegar a três meses até o resultado final do procedimento.

Durante a primeira semana o paciente deverá ingerir apenas líquidos e com o passar do tempo dando espaço para comidas mais pastosas. Carnes e alimentos mais duros podem ser autorizados pelo profissional responsável após o terceiro mês, já no caso das atividades físicas, o paciente deverá se abdicar por até nove meses.

dentista1

Na busca de acelerar o tempo dos resultados da cirurgia o paciente pode optar por usar um laser de baixa intensidade durante o pós-operatório, assim ajudando no processo de recuperação, retrocedendo os edemas de uma forma mais ágil.

Vale lembrar também que a utilização do aparelho ortodôntico deverá ser continuada pelo paciente, fazendo seu uso de seis a doze meses. Isso faz com que os resultados sejam ainda mais expressivos, devolvendo a qualidade de vida e a harmonização facial para o paciente.

Cirurgia ortognática pelo SUS

A realização da cirurgia ortognática é feita após o paciente usar aparelho odontológico por no mínimo dois anos, na intenção do posicionamento dos dentes serem corrigidos em relação a estrutura ósseo do rosto.

O SUS proporciona esse procedimento cirúrgico totalmente gratuito, entretanto, é realizado o tratamento apenas quando a assimetria facial está causando problemas de saúde no paciente devido a posição mandibular, como no caso, da dificuldade de respirar, se alimentar e problemas como a apneia. Não sendo possível sua realização gratuita devido apenas a problemas estéticos.

As restrições para a cirurgia ortognática

A idade é a primeira restrição na hora de realizar a cirurgia ortognática, isso acontece porque é durante a idade adulta que a formação óssea se estabelece e se torna inalterada. Outra restrição é para aquelas pessoas que possuem sintomas alérgicos à anestésicos em geral. Para os que tem dificuldade com restrição alimentar no pós-operatório não é aconselhável, pois deve se abdicar de diversos alimentos durante um grande período de tempo.

Cirurgia ortognática preço

Qual o valor de uma cirurgia dessas? Por ser um tratamento que existe vários fatores como os materiais cirúrgicos, anestesia, os profissionais especializados, custos hospitalares, fica difícil colocar um valor especifico. Mas, é possível dizer um valor aproximado. Se tratando de um procedimento que envolve diversos recursos não possui um custo muito baixo se realizado em clinicas particulares. Tendo seu valor variando entre R$ 13.000,00 e R$ 30.000,00, tudo isso de acordo com o modelo da cirurgia, com os profissionais especializados e com o hospital onde será feito o procedimento. E uma dica é sempre optar por um cirurgião dentista confiável e com uma certa experiencia especializado em cirurgia e traumologia bucomaxilofacial.

Por fim, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!