O Que Você Procura ?

aparelho de safira

Aparelho de safira: saiba mais sobre ele, suas características e valores

dentista2

Aparelho de safira| O aparelho de dente é um dos tratamentos ortodônticos mais utilizados nos dias atuais. Muitas vezes ao pensarmos em aparelhos ortodônticos, lembramos do aparelho metálico e das borrachinhas coloridas, mas essa não é a única opção disponível no mercado.

O avanço da odontologia proporcionou o desenvolvimento de novas tecnologias na área da ortodontia. Isso proporcionou o desenvolvimento de novos tipos de aparelho, bem como suas versões estéticas.

Os aparelhos estéticos foram desenvolvidos para atender a necessidade das pessoas que buscam pelo sorriso perfeito e não desejam ter um sorriso metálico, proporcionado pelo aparelho convencional, durante o período do tratamento.

O aparelho de safira é uma dessas opções oferecidas pelo mercado. Se interessou? Saiba mais sobre ele, suas características e valores.

O que é aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é uma das opções oferecidas aos que buscam alinhar os dentes. Ele costuma ser uma alternativa atrativa, já que evita a necessidade de intervenções cirúrgicas.

O desalinhamento dos dentes pode trazer complicações além da estética, ele pode ser a causa de dores de cabeça e/ou dores de ouvido, e em alguns casos, pode gerar dificuldades na fala.

Seus modelos mais comuns são o aparelho convencional e o autoligado, que por serem confeccionados com peças metálicas acabam dando um sorriso metálico ao usuário.

  • O aparelho convencional é aquele que usa os braquetes metálicos e o fio ortodôntico, que é preso nos braquetes pelas borrachinhas, e assim exerce a pressão necessária para a correção dos dentes.
  • O aparelho autoligado também usa braquetes, mas diferentemente do convencional, seus braquetes são mais desenvolvidos e conseguem exercer a pressão necessária no fio, sendo assim, não fazem o uso das borrachinhas.

Pelo fato de nem todos se sentirem confortáveis ao terem os dentes cobertos por peças de metal, surgiu a necessidade do desenvolvimento de alternativas que oferecem um visual mais discreto, os chamados aparelhos estéticos.

O que é aparelho estético?

Visando atender ao público que deseja um tratamento mais discreto, desenvolveram versões dos aparelhos que fossem esteticamente mais agradáveis. Isso levou à troca dos materiais de construção do aparelho convencional e do auto ligado.

dentista1

Assim foram criados os modelos estéticos desses aparelhos, que podem ser feitos de diferentes materiais. Um deles é feito de porcelana monocristalina, a safira.

O que é aparelho estético de safira?

O aparelho de safira é uma variação do aparelho ortodôntico feita para atender a necessidade dos que procuram por um tratamento discreto. Ele faz a troca das peças metálicas por peças de safira.

As peças de safira por serem translúcidas, fazem com que o aparelho tenha um visual mais básico, já que por serem transparentes, tornam difícil a percepção dele.

Qual a diferença do aparelho aparelho autoligado de safira e o convencional?

O aparelho convencional é aquele que faz uso de braquetes, do fio ortodôntico e de borrachinhas para realizar o alinhamento dos dentes. 

O aparelho autoligado possui braquetes mais avançados que o convencional. Eles também fazem a função exercida pelas borrachinhas do aparelho tradicional, tornando desnecessário o uso delas.

A maior diferença entre o modelo de safira do aparelho convencional e do autoligado é a presença da borrachinha no tradicional, mas apesar do aparelho de safira não amarelar, os elásticos correm esse risco. 

Assim, o aparelho estético convencional pode deixar de ser “invisível”, pois o amarelamento das borrachinhas pode torná-lo perceptível.

Qual a diferença entre o aparelho de safira e o de porcelana?

Ambos são opções estéticas do aparelho autoligado e do convencional.

Sendo que aparelho de safira substitui os braquetes de metal por peças de safira, e o aparelho de porcelana faz o uso de peças de porcelana para substituir as metálicas. A porcelana é um material de cor branca, se aproximando da cor dos dentes e a safira é um material translúcido que consegue se esconder devido a sua transparência.

Estes aparelhos estéticos, proporcionam um visual mais discreto ao usuário por terem braquetes de materiais claros. Ambos os materiais não correm o risco de amarelar com o tempo.

Sendo assim, a maior diferença entre eles se dá por conta de suas cores. Em que o aparelho de safira, por sua transparência, oferece um visual mais discreto que o de porcelana.

Por conta de seus materiais terem custos diferentes, o aparelho de safira é mais caro que o de porcelana.

aparelho de safira valor

Aparelho de safira valor

O aparelho de safira faz a troca das peças de metal por peças de safira, que é o motivo de ser uma opção mais discreta.

O valor do aparelho de safira pode variar de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) a R$ 2.000 (dois mil reais).

Aparelho ortodôntico de safira vantagens

O aparelho ortodôntico convencional pode gerar um certo constrangimento em algumas pessoas por conta de suas peças metálicas.

Isso causou o surgimento dos aparelhos estéticos, que proporcionam um visual mais básico ao usuário durante o período do tratamento.

Sendo assim, ele troca o metal das peças do aparelho convencional pela safira, que por ser um material transparente, faz com que o paciente tenha um visual mais discreto.

Aparelho de safira cuidados

O aparelho de safira possui os braquetes transparentes, mas diferentemente dos outros materiais claros, ele não corre o risco de amarelar.

Apesar de ser resistente contra o amarelamento, isso não significa que se pode deixar a higienização de lado.

Assim, é necessário manter uma boa escovação dos dentes, sendo que pode-se optar pela escova para aparelho, que possui certas com o formato de “V”, para auxiliar a limpeza nas partes em torno dos braquetes.

Também é indispensável o uso de fio dental, visto que ele consegue limpar onde a escova não alcança.

Como o aparelho possui o fio ortodôntico que pode vir a atrapalhar seu uso, pode-se usar o passa fio, que é um tipo de agulha de plástico que serve para auxiliar na inserção do fio no espaço entre o fio do aparelho e os dentes.

O espaço embaixo dos fios também pode ser uma área de difícil acesso na hora da higienização. Para isso, existe a escova interdental, que possui o formato ideal para executar a limpeza dessa região.

Também é recomendado a ida regular ao dentista para realizar limpezas no consultório, visto que por dispor das ferramentas necessárias, ele consegue realizar uma limpeza completa dos dentes.

Mantenha frequência nas consultas

É importante também manter as visitas ao dentista em dia, pois é ele quem irá fazer a manutenção do aparelho.

O acompanhamento é fundamental para verificar o progresso do tratamento e realizar os ajustes necessários.

É recomendado a ida ao dentista 2 vezes ao ano (a cada 6 meses) para que seja efetuada a profilaxia, eliminando possíveis placas e tártaros.

O plano odontológico oferece as consultas ao dentista com conforto e praticidade. Lá você encontra profissionais capacitados para te atender de forma eficaz e rápida, sem contar nos benefícios na hora de agendar as consultas.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!