Aparelho de dente: conheça seus principais tipos e benefícios
O aparelho de dente é uma parte muito importante do tratamento de problemas ortodônticos. Dessa forma, melhorando não só a estética, mas também a saúde bucal.
Veja aqui quais são os principais modelos de aparelho de dente e quais são os seus benefícios para você:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho de dente?
O aparelho de dente tem como objetivo principal alinhar a arcada dentária e a mordida do paciente. O uso do aparelho pode ter objetivos meramente estéticos, proporcionando uma maior harmonia ao sorriso, ou também para a correção de problemas ortodônticos.
Entre as principais indicações do uso do aparelho ortodôntico estão a correção do apinhamento dentário, mordida aberta, mordida cruzada, diastema, mordida profunda ou sobremordida.
A atuação do aparelho de dente é capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde bucal, não só estéticos, mas também funcionais, colaborando com a qualidade da fala e mastigação.
Quais são os tipos de aparelho de dente?
Existem uma série de tipos de aparelho de dente, cada um variando quanto a sua estrutura, seja ela de metal, de plástico ou de porcelana, e objetivo específico, podendo ser fixo ou móvel. Contudo, todos os modelos são capazes de beneficiar a dentição e a zona bucal de alguma forma.
Conheça as categoria e especificidades que cada aparelho de dente pode-se encaixar:
Preventivos
Os aparelhos de dentes preventivos são muito utilizados na infância, e como o próprio nome indica são utilizados na ação preventiva de problemas ortodônticos. Na maioria das vezes é a indicação do dentista para evitar casos de má-oclusão e a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias.
Além disso, também é usado para a eliminação de maus hábitos como chupar o dedo e movimentos anormais da língua por entre os dentes.
Por essa adoção, se evita que o paciente precise passar por tratamento com aparelho fixo ou por algum tratamento mais invasivo.
Interceptativos
Os aparelhos interceptivos geralmente são a opção para casos em que o problema de mordida é diagnosticado em sua fase inicial. Dessa forma, o tratamento é indicado em meio a primeira dentição ou dentição mista.
Uma vez que são utilizados no início do problema, também possuem um caráter preventivo, evitando que o problema ortodôntico se agrave e passe a exigir um tratamento mais complexo.
Dessa forma, esse modelo atuará interrompendo o processo de má-oclusão, evitando problemas mais complexos no tratamento das causas do problema. É indicado para a maioria dos casos de mordida cruzada em sua fase inicial e para ganho de espaço para dentes permanentes, comumente por aparelhos móveis.
Corretivos
A ortodontia corretiva é o tipo de abordagem indicada pelo dentista em casos em que a má-oclusão já pode ser detectada, sendo utilizados aparelhos mais complexos.
Aqui se atuará na correção desses problemas de oclusão e no posicionamento correto dos dentes. É o tipo de tratamento mais comum, já que muitas das vezes os problemas ortodônticos são percebidos no início, mas são ignorados pelos pacientes, que não recorrem à avaliação do dentista.
Aqui podem ser indicados tanto aparelhos fixos quanto removíveis, que influenciam a movimentação gradativa dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares para o processo de reposicionamento da arcada dentária e o resultado satisfatório da correção ortodôntica.
Entre os problemas que podem ser resolvidos por aparelhos corretivos estão má oclusão, apinhamento dentário e diastema.
Ortopédicos
Os aparelhos de dentes são os modelos responsáveis para que haja a alteração dos músculos da boca. Isso tendo como objetivo característico a obtenção de mais espaços para os dentes permanentes, facilitação da correção ortodôntica e a diminuição das anormalidades percebidas nos maxilares.
Assim sendo, os aparelhos ortopédicos nem sempre possuem ação direta nos dentes, mas em seus ossos de sustentação.
A ação do aparelho é feita pela utilização das forças naturais do organismo, incitando assim os nervos da boca para que o próprio corpo responda aos estímulos e altere a estrutura óssea.
É o tratamento mais indicado em crianças, já que a estrutura da face ainda está em desenvolvimento, facilitando o processo de remodelagem por aparelhos que realizam força passiva de pouca intensidade.
Pré-protéticos
Os aparelhos de dente pré-protético são aqueles indicados antes da colocação de implantes e próteses dentárias. Contudo, também pode ser a indicação em casos que envolvam restaurações de qualidade mais elevada.
Desse modo, a ortodontia pré-protética atuará auxiliando o procedimento de implantodontia e de prótese dentária por uma abordagem de ancoragem fixa (mini-implantes), que auxilia na movimentação dos dentes.
A colocação desse tipo de aparelho evita que o paciente tenha que se submeter a colocação de um aparelho fixo convencional em todos os dentes, o que contribui com a aceitação e disciplina do paciente.
Após a conclusão do tratamento, há o início da confecção das próteses e implantes.
Orto-cirúrgicos
Os aparelhos orto-cirúrgicos são aqueles tratamentos ortodônticos que são conciliados a procedimentos cirúrgicos nos ossos da face (cirurgia ortognática) para a obtenção de bons resultados.
É pelo uso desse modelo que se é possível tratar problemas mais sérios de má-oclusão que alteram a base óssea e fazem os maxilares superiores e inferiores não se relacionarem adequadamente.
Vale considerar que esse tipo de modelo não possui finalidade unicamente estética, proporcionando uma maior harmonia da face e trazendo benefícios a mastigação, deglutição, fala e respiração. Também pode ser indicado no tratamento de distúrbios do sono e de distúrbios na articulação temporomandibular (ATM).
Normalmente essa abordagem é utilizada antes e depois da cirurgia ortognática, em uma primeira fase para fazer o alinhamento e nivelamento dos dentes e logo após a cirurgia, finalizando os efeitos do tratamento ortodôntico.
Quais são os principais modelos de aparelho de dente?
Para a indicação do melhor tratamento com aparelho de dente, além de seus tipos, vale saber quais são os principais modelos utilizados. Conheça quais são:
Aparelho fixo metálico
O aparelho fixo metálico é o modelo mais comum e mais indicado pelos dentistas. Caracterizado pela sua estrutura formada por fio metálico, braquetes e borrachinhas, tem como objetivo principal estimular a movimentação dos dentes pela exceção de força.
É o protótipo responsável por alinhar e nivelar os dentes superiores e inferiores, fazendo assim a correção da arcada dentária. É indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário, o que o motiva a ser tão comum.
Aparelho fixo estético
É o tipo de aparelho de dente que preserva a estrutura do convencional, mas com uma maior preocupação estética.
Ao optar por esse modelo o paciente se beneficiará por braquetes transparentes, que podem ser confeccionados por policarbonato, porcelana e safira, e assim, por uma correção ortodôntica mais discreta.
Aparelho autoligado
O aparelho autoligado também possui uma estrutura metálica, contudo, não precisa das borrachinhas para prender ou fazer a conexão pressionando o fio metálico e os braquetes.
No modelo autoligado os bráquetes possuem um clipe que realiza a fixação do fio à própria peça. Dessa forma, é possível que os resultados do tratamento ortodônticos sejam obtidos de forma ainda mais rápida e em um processo ainda mais confortável.
Também é um dos modelos mais estéticos, possuindo sua versão em safira e porcelana.
Expansor palatino
O expansor palatino é o modelo que está por trás das correções feitas no céu da boca ou palato. Ele atua expandindo a maxila e aumentando o espaço da arcada dentária, seja superior ou inferior.
Pessoas que possuem disfunções na boca são encaminhadas a esse tipo de tratamento logo no início do tratamento ortodôntico.
Entre suas principais indicações estão a correção da mordida cruzada, de dentes encavalados e tortos. Comumente é indicado para crianças, em meio aos primeiros sinais do problema. Adultos podem utilizar o aparelho, mas tendem a ser encaminhados a um processo cirúrgico específico.
Aparelho lingual
O aparelho lingual também tem como objetivo principal promover o alinhamento dos dentes. Contudo, possui uma estrutura em que os braquetes estão localizados na parte interna dos dentes, bem próximo da língua, ficando quase imperceptível na boca.
É frequentemente indicado para a correção de desvios no crescimento e em meio ao desenvolvimento dos dentes.
Possui uma atuação semelhante aos aparelhos ortodônticos fixos, em que a movimentação é permitida pela associação do fio metálico e os braquetes e a força resultante.
O tratamento pelo aparelho lingual geralmente possui resultados dentro de um mesmo período estipulado no convencional, contudo, possui o benefício de um tratamento mais discreto.
Alinhadores transparentes
Os alinhadores transparentes são a opção de tratamento ortodôntico mais moderna e mais recente. Sua confecção é feita por um molde da arcada dentária e o auxílio de softwares que permitem um encaixe perfeito na dentição.
As moldeiras são confeccionadas por um material plastificado e quase imperceptível. Se trata de um modelo removível e o alinhamento da dentição é possível graças a troca periódica desses alinhadores, planejada e acompanhada pelo dentista.
A troca pode ser feita em casa pela entrega de um kit de moldeira dado pelo dentista.
Quanto custa um aparelho de dente?
O valor do aparelho de dente é bastante variável, podendo alternar quanto a categoria, modelo, materiais de confecção, dentista e clínica odontológica de sua escolha.
A faixa de preço de um aparelho dental pode ir de R$ 500 (quinhentos reais) e R$ 20.000 (vinte mil reais).
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a manutenção dos cuidados quanto a saúde bucal, o diagnóstico e o tratamento de problemas ortodônticos.
É pelas visitas ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a saúde bucal e fazer orientações quanto a obtenção de maus hábitos.
O indicado é que as visitas ao dentista ocorram pelo menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses), deixando claro que em meio a correção ortodôntica a frequência deve ser mensal para que haja a manutenção e o acompanhamento odontológico necessário.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)