Aparelho de contenção: entenda porque é tão importante
Imagina usar aparelho ortodôntico durante anos e depois de alguns meses de finalizado o tratamento seu dentes voltam a ficar como antes? Ai entra o aparelho de contenção, se tornando necessária quando você completa um tratamento de ortodôntico.
Usar um aparelho de contenção ajuda muito quando se trata de manter os dentes recém-alinhados em suas posições adequadas. É uma forma eficaz de garantir que os resultados de um tratamento ortodôntico durem por toda a vida.
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho de contenção?
Quando você usa aparelho ortodôntico, é considerado a fase ativa do seu tratamento ortodôntico. Ao terminar, você passa para a fase de retenção. E é ai que o aparelho móvel entra.
O aparelho de contenção, às vezes chamada de contenção dentária, é um aparelho personalizado, fixo ou removível, que mantém os dentes em seus novos locais após o término da fase ativa do tratamento ortodôntico. Aplica uma pressão suave para que os dentes não se movam.
Dependendo do tipo de contenção, ele geralmente é feito de metal, metal ou acrílico.
É necessário usar a contenção após o aparelho ortodôntico?
A resposta é sim! É muito importante usar a contenção após o aparelho ortodôntico. Quando seus aparelhos aplicam uma pressão nos dentes e gengivas, eles iniciam o processo de remodelação óssea.
Essencialmente, os tecidos de suporte e ligamentos se afrouxam e as células do osso se rompem para permitir que os dentes se movam.
Usar uma contenção após o aparelho mantém seus dentes onde eles precisam estar enquanto os ossos, tecidos e ligamentos se tencionam novamente e seu novo sorriso se fixa no lugar.
Se você não usar uma contenção após o aparelho ortodôntico, seus dentes voltarão às posições anteriores assim que o aparelho não estiver mais lá para exercer pressão. Usar uma contenção dentária é a única maneira de manter seus resultados e garantir que durem por toda a vida.
A programação de cada pessoa para usar sua contenção é diferente e vai depender de suas necessidades únicas de sorriso. No entanto, a maioria dos pacientes usa as contenções à noite apenas, desde o início.
Eventualmente, você provavelmente terá que usá-lo apenas algumas noites por semana. Muitos fatores contribuem para a movimentação dentária, incluindo afiação, novas restaurações ou obturações e a saúde das gengivas. Cada um tem sua situação única!
Tipos de aparelho de contenção
Existem basicamente dois tipos de contenção, a fixa e móvel. Seu dentista será capaz de dizer qual é o mais adequado para suas necessidades.
Contenção permanente: uma contenção permanente, consiste em um fio de metal fino que é colocado na parte de trás dos dentes. É colado aos dentes com um adesivo especial, exatamente como o tipo que usamos para os braquetes de seu aparelho, para mantê-lo no lugar.
Você não consegue ver nada quando sorri e pode permanecer no lugar por anos ou mesmo décadas. Depois de se acostumar com isso, você não notará que está lá. É basicamente um aparelho para colocar e esquecer.
No entanto, uma contenção permanente torna mais difícil remover a placa bacteriana e passar o fio dental nos dentes, necessitando de mais cuidado em mantê-lo limpo.
Contenção móvel: esse modelo de contenção geralmente têm uma combinação de fios que se estendem pelos dentes frontais superiores e inferiores. Em vez de serem fixos nos dentes, a contenção móvel é presa com ganchos que circundam os dentes posteriores e os mantêm presos. Por ser removível, os pacientes podem simplesmente removê-lo na hora de limpar os dentes.
Como limpar contenção do aparelho?
Suas instruções específicas para cuidar de sua contenção dependerão do tipo que você possui, mas aqui estão algumas dicas gerais:
- Escove e use fio dental em sua contenção permanente.
- Não deixe suas contenções sob calor extremo, como um carro quente. O calor pode deformar a contenção e afetar o ajuste.
- Se você tiver um aparelho transparente, tire-o para beber qualquer coisa, exceto água pura. Isso porque qualquer líquido ficará preso entre a contenção e os dentes, potencialmente manchando seus dentes ou o aparelho e aumentando o risco de cárie dentária.
- Se você se esquecer de colocar a contenção por algumas noites, poderá notar que seus dentes estão doloridos. A melhor maneira de evitar isso é seguir o seu cronograma. Agora, e se você esquecer de usá-lo por mais de uma ou duas noites? Você deve usar a contenção se ele não couber? Não. Se já faz um tempo e sua contenção não está encaixando, não tente ajustá-lo sozinho. Marque uma consulta e seu dentista ajustará ele.
- Se você perder sua contenção ou quebrar, agente uma consulta imediatamente para que possa ser feita uma nova e evitar que seus dentes comecem a se movimentar.
O aparelho de contenção é para sempre?
O tempo necessário para o uso do aparelho varia de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade do problema, a saúde dos dentes, gengivas e osso de suporte e quão rigorosamente o paciente segue as instruções.
Sendo assim, após a remoção do aparelho ortodôntico, a maioria dos pacientes precisará usar a contenção o tempo todo durante os primeiros seis meses e após isso apenas para dormir se prolongando por alguns anos.
O uso da contenção é essencial para que os resultados obtidos durante o uso do aparelho ortodôntico sejam mantidos. Portanto, é necessário que você faça seu uso de forma correta, para que seus dentes se mantenham no lugar correto.
Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?
Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!
Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!
Deixe um Comentário
(0 comentário)