O Que Você Procura ?

aparelho branco

Aparelho branco: o que é, de que é feito e cuidados

dentista2

O aparelho branco é um aparelho muito comum e utilizado nos dias de hoje, e isso se deve ao fato de a aparência do aparelho convencional não ser muito agradável.

Isso se deve as suas partes metálicas, que contrastam com os dentes naturais e acabam gerando um pequeno déficit estético.

Sendo assim, confira mais a respeito do aparelho branco:

O que é aparelho branco?

O aparelho branco é um tipo de aparelho ortodôntico que funciona da mesma maneira que o aparelho convencional.

Sendo assim, o aparelho branco é uma alternativa do aparelho metálico que oferece os mesmos resultados no tratamento.

Portanto, ele é uma maneira de corrigir o alinhamento dos dentes através da utilização de aparelhos ortodônticos fixos de modo mais discreto.

Devido a sua tonalidade branca leitosa, ele garante que ele possa se camuflar entre os dentes e proporcionar um tratamento mais discreto para o paciente.

Desse modo, ele costuma ser bastante indicado para adultos que trabalhem com sua imagem ou desejem um tratamento menos chamativo.

para que serve o aparelho ortodôntico branco

dentista1

Para que serve o aparelho ortodôntico branco?

O aparelho branco, assim como o convencional metálico, possui a função de corrigir alguns tipos de má-oclusão e desalinhamento dentário.

O procedimento de sua instalação consiste na realização de uma radiografia para que o dentista possa avaliar o posicionamento dos dentes para sua instalação.

Dessa maneira, a radiografia auxilia o dentista a verificar quais são os problemas de alinhamento que afetam o paciente e oferece a ele a possibilidade de planejar o tratamento.

Sendo assim, logo após o planejamento, os braquetes são colados sobre os dentes, seguidos do fio ortodôntico.

Caso não seja o aparelho autoligado, utiliza-se as borrachinhas para prender o fio ortodôntico aos braquetes.

Dessa forma, através de sua utilização o paciente consegue corrigir quaisquer tipos de problemas relacionados ao desalinhamento do dente.

Portanto, o aparelho branco costuma ser indicado para casos de:

  • Apinhamento;
  • Diastema;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada;
  • Prognatismo;
  • Retrognatismo.

De que material o aparelho branco é feito?

O aparelho branco pode ser encontrado em dois modelos diferentes, que são o aparelho fixo convencional e o aparelho autoligado.

O diferencial entre eles se encontra em seus braquetes, visto que o autoligado possui um sistema mais inovador que permite que ele não necessite fazer o uso de borrachinhas.

Isso se deve ao fato de o próprio braquete do aparelho autoligado proporcionar uma maneira de prender o fio ortodôntico ao braquete.

Já o convencional faz o uso dos braquetes tradicionais, e portanto exige o uso das famosas borrachinhas ortodonticas ou borracinha de aparelho.

Elas são responsáveis por manter o fio ortodôntico preso aos braquetes, e dessa forma é responsável por manter o tratamento funcionando.

Sendo assim, no caso do aparelho branco convencional, o paciente deve utilizar borrachinhas de tons claros para manter a discrição.

Já em relação aos materiais, o aparelho branco pode ser confeccionado por dois tipos de materiais, sendo eles a resina acrílica e a porcelana odontológica.

Cada um desses materiais fornece ao paciente diferentes características em seu aparelho, sendo que as principais delas são:

  • Resina acrílica: o aparelho branco de resina acrílica possui uma boa estética, porém peca no quesito durabilidade e resistência, o que se deve ao fato de ser um material bastante poroso.

Essa porosidade faz com que acumule partículas de alimentos, o que pode causar o amarelamento e até mesmo a halitose.

Além disso, ela também possui um ótimo preço em comparação ao de porcelana;

  • Porcelana odontológica: o aparelho branco confeccionado de porcelana odontológica possui um valor mais alto que o de resina.

Porém, como forma de compensar seu valor mais alto, o aparelho de porcelana possui uma ótima resistência tanto mecânica quanto ao amarelamento.

Dessa forma, ele compensa seu preço mais elevado com sua alta durabilidade.

Quais as vantagens dele?

O aparelho branco consegue proporcionar ao paciente uma enorme gama de vantagens até mesmo durante o período do tratamento.

Sendo assim, as principais vantagens desse tratamento são:

Melhora na autoestima

Devido ao fato do aparelho branco ser um aparelho bastante discreto, seu uso não costuma trazer nenhum prejuízo estético ao paciente.

Dessa maneira, o paciente não precisa ficar com vergonha ao sorrir ou na hora de tirar fotos pois o aparelho é completamente discreto, além de ser confortável.

Resultados satisfatórios

Assim como dito anteriormente, não há diferença entre o tratamento com o aparelho metálico ou com o aparelho branco.

Dessa maneira o paciente consegue ver resultado do tratamento tão rápido quanto seria o com o aparelho metálico.

A maior diferença do aparelho fixo quando se trata de velocidade de resultados se encontra no autoligado e no convencional.

Isso deve-se ao fato de o autoligado proporcionar um tratamento um pouco mais rápido, além de evitar muitas visitas ao consultório odontológico.

Boa durabilidade

Com os cuidados corretos, tanto as peças quanto às borrachinhas quando é necessário fazer o uso delas conseguem durar por bastante tempo sem amarelar.

Sendo assim, por se tratarem de peças claras, é recomendado evitar alimentos muito pigmentados para evitar o tingimento das peças.

cuidados que se deve ter com o aparelho branco

Cuidados que se deve ter com o aparelho branco?

O aparelho branco, assim como qualquer outro tipo de aparelho fixo, exige que alguns cuidados sejam tomados para evitar complicações.

Dessa maneira, é importante atentar-se a alguns pontos como:

  • Escovar os dentes e utilizar o fio dental da maneira correta para evitar complicações relacionadas à má higiene bucal, como o desenvolvimento de placas e tártaro;
  • Evitar ingerir alimentos duros e pegajosos, a fim de evitar que eles danifiquem as peças do aparelho;
  • Evitar ingerir alimentos muito pigmentados para que as peças do aparelho não fiquem manchadas e/ou fiquem amareladas rapidamente;
  • Realize as manutenções periódicas regularmente, pois elas são responsáveis pelo progresso do tratamento. Desse modo, evitá-las apenas irá atrasar o tratamento.

Aparelho branco preço

O aparelho branco não possui um preço fixo, pois seu preço pode variar de acordo com vários fatores, como material escolhido, clínica e região.

Dessa maneira, só é possível estabelecer um preço médio para ele, sendo que é importante lembrar que esse valor pode variar para cima ou para baixo de acordo com os fatores citados anteriormente.

Sendo assim, o preço médio do aparelho branco costuma variar de R$ 1.000 (mil reais) a R$ 3.000 (três mil reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importante para pacientes que utilizam aparelho pois é por meio delas que se realizam as manutenções periódicas.

Dessa maneira, caso elas sejam realizadas adequadamente, não haverá nenhum atraso no tratamento e ele será finalizado mais rapidamente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!