Aparelho autoligado antes e depois: conheça seus benefícios
O aparelho autoligado antes e depois | Esse aparelho foi criado para atender as necessidades daqueles que não estavam satisfeitos com a aparência dos dentes, ou até mesmo sofriam de alguma complicação causada pelo seu desalinhamento.
Criado para trazer mais agilidade e conforto no processo de correção da arcada dentária, o aparelho autoligado traz resultados rápidos para quem o usa no tratamento.
Abaixo vamos mostrar os benefícios dele, como é e os tipos deste aparelho:
Aqui você vai encontrar:
Aparelho autoligado tem borrachinha?
Essa é uma das perguntas daqueles que conhecem o modelo autoligado, e a resposta para ela é não. A grande diferença deste modelo para o aparelho convencional é que ele não possui as borrachinhas em sua estrutura.
Neste modelo são os braquetes que sustentam o fio do aparelho. Eles possuem, assim como uma presilha, travas que abrem e fecham prendendo-o aos dentes. Por possuir uma estrutura diferente, esse modelo de aparelho tem uma agilidade nos resultados apresentados.
Por este motivo, a duração do tratamento será menor se comparado ao feito com o aparelho convencional. Outra diferença entre os dois modelos, é que o aparelho autoligado dispensa a troca das placas no consultório, podendo ser feita pelo próprio paciente em casa.
Aparelho autoligado antes e depois
O antes e depois deste modelo é satisfatório para os pacientes. Por proporcionar conforto e agilidade, o modelo autoligado apresenta resultados rápidos, além de serem mais estéticos.
Por isso o antes e depois deste modelo manifesta uma diferença significativa quanto ao aparelho convencional. Ela possui resultados rápidos e mais assertivos em um tempo de duração muito menor, o que oferece menos sofrimento ao paciente.
Veja as vantagens deste modelo:
Resultados mais rápidos
Por possuir uma estrutura diferente, o modelo autoligado garante ao paciente um tratamento com o tempo menor do que o aparelho convencional. Os ajustes são feitos pelo próprio paciente de acordo com a movimentação feita no dente.
Esse aparelho é como uma placa, que ao longo do tratamento pode ser trocada por placas menores, pelo próprio paciente. Essas placas são feitas pelo dentista de acordo com a mordida.
Manutenções em casa
Para muitas pessoas, a necessidade de buscar um dentista todos os meses é um incômodo. Com isso, outra vantagem do modelo autoligado, que até já foi citada, é que ele permite ao próprio paciente fazer os ajustes em casa, regulando a movimentação dos dentes.
E esse modelo garante essa praticidade, se fazendo necessário somente o acompanhamento do dentista para verificar se os ajustes feitos pelo paciente estão sendo feitos de forma correta e se estão surtindo efeito.
Assim, as manutenções que no aparelho convencional precisariam ser feitas de 30 em 30 dias, passam a ter períodos de frequência maiores, podendo ser de 2 em 2 meses, 3 em 3 meses ou até de 4 em 4 meses.
Melhor estética
O aparelho autoligado além de tudo é discreto, isso por não possuir as borrachinhas que são coloridas como o aparelho metálico, o que para muitos transmitem um visual adolescente.
O modelo é uma opção para adultos que buscam alinhar os dentes, mas se preocupam em manter uma aparência mais discreta.
Promove mais conforto
O que muitos não sabem é que o aparelho autoligado evita feridas na boca, que os aparelhos comuns causam. Por ter braquetes menores, eles ajudam a prevenir as lesões na boca, causadas na hora da escovação e da mastigação.
É mais higiênico
Por não possuir as borrachinhas, que são as responsáveis por acumular as sujeiras no aparelho, o aparelho autoligado apresenta uma melhor higiene em comparação o aos outros modelos.
Por esta razão, o aparelho autoligado ajuda na higienização bucal, proporcionado por sua estrutura diferente uma limpeza melhor e mais eficaz.
Diminui a dor
Essa é mais uma vantagem deste modelo, além do conforto que ele proporciona. Assim como não possui as borrachinhas, o modelo autoligado também dispensa o uso de ligaduras elásticas, que causam uma força maior sobre os dentes.
Dessa forma o aparelho autoligado diminui os incômodos causados pela movimentação da arcada dentária, fazendo com o que o paciente sinta menos dor no tratamento.
Evitar extrações dentárias
Além dessas vantagens, diferente do aparelho convencional em que podem haver casos de extração dos dentes, no modelo autoligado essas extrações são raras. Nos aparelhos convencionais é comum em alguns casos o dentista precisar extrair algum dente para dar espaço a movimentação da arcada.
No caso do autoligado esse fato raramente acontece, o que traz uma preocupação a menos para o paciente, já que a extração envolve procedimentos delicados.
Aparelho autoligado tipos
O aparelho autoligado apresenta diferentes tipos de modelo. Listamos abaixo os principais tipos e suas características:
Aparelho autoligado estético
O modelo de aparelho autoligado estético possui todos os braquetes transparentes, o que faz o aparelho se tornar muitas vezes imperceptível.
Aparelho autoligado metálico
Os braquetes são metálicos, porém também são bem discretos, isso por não possuírem as borrachinhas que acabam se destacando na boca.
Aparelho autoligado misto
Esse é o modelo que possui em sua estrutura as características dos outros dois. Ele é metade metálico e metade transparente, por isso o nome de misto.
Quais os cuidados necessários?
Como todo procedimento odontológico, o tratamento com aparelho autoligado exige alguns cuidados, tanto para garantia de resultados como para manter uma boa saúde.
É importante estar atento a higiene da boca, o aparelho propicia locais de acúmulo de bactérias na boca, e para evitar a proliferação delas é importante manter os cuidados necessários com a higiene da mesma.
Escovar os dentes diariamente, no mínimo 3 vezes ao dia, fazer o uso do fio dental e de enxaguantes bucais que auxiliem na escovação, são alguns desses cuidados que precisam ser tomados.
É importante também o uso da escova certa, procure por escovas pequenas e de cerdas macias, que contribuem para uma higienização mais eficaz da boca. Hoje, no mercado, já existem alguns modelos de escovas próprios para quem usa aparelho.
Tomar cuidado na forma em que se faz essas escovações, elas não devem ser rápidas para evitar machucar a boca, e garantir que toda a sua área está sendo higienizada.
Além dos cuidados com a higiene é importante também ter uma alimentação saudável. Essa dica serve não só para a saúde bucal, mas de todo o corpo. Evitar ingerir alimentos pastosos e tomar bastante água ajudam a manter uma boa alimentação.
Também é importante o acompanhamento com o dentista, ele irá te orientar sobre os cuidados que se deve ter e irá te acompanhar durante todo o tratamento, além de ser quem fará as limpezas e a manutenção do aparelho.
O dentista também é quem vai avaliar se o tratamento está surtindo efeito, e saberá te orientar se o tipo de aparelho escolhido é o que atende às suas necessidades.
Por isso, o plano odontológico se torna a melhor opção para quem precisa colocar o aparelho. Eles oferecem pacotes de serviço e descontos para o tratamento a ser feito. Além de contarem com profissionais especializados e capacitados na área, estão prontos para te atender da melhor forma.
A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.
O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)