Protocolo superior: conheça mais sobre essa prótese
O protocolo superior é um dos tipos de prótese existentes para pessoas que perderam os dentes, que são os responsáveis por construir o sorriso perfeito.
Desse modo, perder os dentes pode causar uma baixa na autoestima da pessoa. Pensando nisso foram desenvolvidas várias maneiras de repô-los e o protocolo superior é uma delas.
Ela é usada com o objetivo de devolver a autoestima do paciente e realizar a substituição dos dentes. Saiba mais sobre ela abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é a prótese protocolo superior?
A prótese protocolo é uma opção para as pessoas que perderam os dentes e desejam substituí-los. Assim como a famosa dentadura, ela é confeccionada com o objetivo de substituir os dentes ausentes.
Desse modo, ela é capaz de evitar problemas relacionados à falta de dentes, como doenças periodontais e o enfraquecimento dos ossos da mandíbula.
Ela é um conjunto de 14 dentes artificiais juntos em uma única estrutura que é presa à gengiva por meio de implantes.
Como a prótese protocolo superior é feita?
O protocolo superior é feito para repor os dentes ausentes, desse modo ela precisa se encaixar perfeitamente na gengiva. Por isso para fazê-lo é usado um molde da arcada do paciente, o que garante que ela tenha a forma desejada.
Mesmo sendo feito usando um molde, após sua confecção o paciente faz a prova para que, caso necessário, sejam feitos os ajustes finais. Ele pode ser feito utilizando diferentes materiais, que são:
- resina;
- porcelana;
- zircônia.
As diferenças do material usado para a fabricação do protocolo superior são em relação à estética, durabilidade e preço.
Pra que serve a prótese protocolo?
O protocolo superior é a prótese protocolo que fica na arcada superior, ela tem a função de repor os dentes que estão ausentes na boca do paciente.
A perda dos dentes pode fazer com que o corpo realize a reabsorção óssea, o que acaba deixando o osso de suporte mais fraco e reduz a autoestima do paciente.
Além disso, a falta de dentes deixa a gengiva exposta, o que aumenta a sensibilidade e chance do aparecimento de doenças periodontais, podendo também causar dor e sangramento gengival.
O protocolo superior consegue proteger a gengiva e devolver a autoestima do paciente por repor os dentes.
Diferencial do protocolo superior
Com a perda dos dentes surge a necessidade da utilização de próteses, que podem ser tanto móveis quanto fixas.
As populares próteses móveis podem apresentar algumas desvantagens, como possíveis desconfortos, aftas e machucados em sua fase inicial de uso.
O protocolo superior não apresenta esses riscos pois é uma prótese fixa presa por meio de implantes, o que garante que ela fique firme.
Benefícios da prótese protocolo superior
O protocolo superior garante várias vantagens ao usuário. Elas são:
- Melhora na mastigação, por possuir um apoio composto por muitos implantes ela garante uma maior aderência, o que por sua vez garante que a função mastigatória volte a ter ótimo desempenho;
- Facilidade de adaptação, quando o paciente escolhe usar uma prótese móvel, ela pode causar incômodos durante sua fase inicial. Já o protocolo superior, que é fixo, garante uma maior firmeza, o que ajuda o usuário a se acostumar;
- Maior durabilidade, caso o paciente siga todas as indicações do dentista, essa prótese possui uma maior longevidade;
- Melhor aparência, por possuir um apoio maior e mais estável e ser construída com materiais que são parecidos com os dentes naturais, ela devolve a autoestima do paciente na hora de mostrar o sorriso;
- Mais conforto, devido a sua ótima fixação, ela não corre o risco de cair ou deslocar, além disso causa menos danos à gengiva;
- Fácil higienização, o protocolo superior não exige cuidados adicionais para sua limpeza, desse modo é necessário apenas manter a escovação e o uso de fio dental, além de efetuar a profilaxia algumas vezes ao ano.
Complicações prótese protocolo superior
Existem algumas possíveis complicações no uso do protocolo superior que podem ser causadas devido a falhas profissionais. Sendo assim, os principais riscos são:
- Falhas nos implantes, normalmente estão relacionadas à baixa resistência do osso que suporta os implantes ou causada pela presença de placa bacteriana nos implantes;
- Falha na prótese, acontece devido a erros na confecção do implante, podendo gerar um mal encaixe ou até mesmo a quebra da prótese.
No caso de o osso de suporte não conseguir suportar os implantes, é recomendado um enxerto ósseo na gengiva para aumentar sua resistência.
Como limpar o implante protocolo superior?
O protocolo superior é uma prótese que fica sobre a gengiva, e mesmo não sendo dentes naturais continuam exigindo higienização.
Porém, ela é uma prótese fixa que possui uma ótima aderência, por isso ela não exige nenhum cuidado especial. Desse modo, para efetuar sua limpeza é recomendado:
- Ter uma boa escovação dos dentes;
- Usar o fio dental regularmente;
- Realizar visitas periódicas ao dentista 2 vezes ao ano para efetuar a profilaxia e a avaliação do estado da prótese.
Mantendo esses cuidados é possível manter o protocolo superior limpo e evitar doenças causadas pela má higiene bucal.
Protocolo superior com 4 implantes
O protocolo superior é uma prótese fixa que pode ser confeccionada com diferentes materiais e afixada em um número diferente de implantes. Abaixo estão listados os possíveis materiais e números de implantes juntamente com suas características:
Materiais de confecção para protocolo superior
- Resina: conhecida por ser uma opção mais barata, ela pode ter sua estrutura feita de metal e zircônia, sendo que a zircônia garante uma estética mais agradável. Ela também possui uma vida útil menor que as outras;
- Porcelana: assim como a resina, também pode ser confeccionada com a estrutura tanto em metal como em zircônia. A porcelana possui uma durabilidade e estética melhor que a resina;
- Toda em zircônia: A zircônia é um material que pode feito de diferentes cores, sendo assim, essa é a opção com a melhor estética das três.
Número de implantes
Não existe um número fixo de implantes a ser utilizado nos protocolos superiores, sendo assim eles podem variar de 4 a 6 implantes, sendo que quanto mais implantes, melhor é a fixação.
Assim como no superior, o protocolo inferior também não possui número fixo de implantes, desse modo normalmente são utilizados de 4 a 6 implantes, podendo variar de acordo com a necessidade.
Agora que você sabe sobre prótese dentária e outras informações. Se você precisar de uma prótese dentária entre em contato agora mesmo com a clínica odontológica OralDents, será um prazer em cuidar de você.
Agendando sua consulta você fica por dentro de inúmeros tratamentos para você e ainda garantir dentes saudáveis e o melhor sorriso!
Deixe um Comentário
(0 comentário)