O Que Você Procura ?

prótese dentária fixa

Prótese dentária fixa: o guia completo sobre o tratamento

dentista2

A prótese dentária fixa oferece harmonia ao sorriso de várias formas, muito mais que estética, as próteses são fundamentais para a melhora da qualidade de vida de muitos pacientes.

Por vários motivos, tanto estético como da saúde do organismo como um todo, a prótese fixa pode ser a solução. No entanto, antes de recorrer a esse modelo, é necessário conhecer os demais tipos de prótese dentária e suas recomendações.

Você sabe quais são as principais vantagens da prótese fixa? Quais são suas indicações, seus tipos e cuidados necessários? Conheça o guia completo sobre o tratamento.

o que é uma prótese dentária fixa

O que é uma prótese dentária fixa?

A prótese dentária fixa consiste no método em que o material é instalado sobre o maxilar ou mandíbula. Esse tratamento tem como objetivo harmonizar a aparência de quem perdeu alguns ou todos os dentes, por conta de um trauma ou doença odontológica, como as famosas cáries e a gengivite.

Além da prótese fixa, há outros métodos que atuam na melhora da aparência dos pacientes. O profissional dentista pode sugerir uma peça parcial, que pode ser removida. Essa é uma solução muito escolhida por pacientes que não possuem dentes de forma abrangente.

Em quais os casos é necessário usar a prótese dentária fixa?

A escolha da prótese dentária fixa deve ser feita tendo em vista os demais tipos de prótese dentária e suas próprias indicações. Existem dois casos em que se pode fazer o uso desse tratamento, sendo o primeiro quando o paciente faz a utilização de uma dentadura e quer torná-la irremovível ou quando a pessoa por algum motivo está prestes a perder toda a dentição e precisa restaurar uma boa parte da arcada dentária.

O processo de colocação da peça é feito por meio de processo cirúrgico. O profissional que vai realizar o exame precisa ter muita atenção ao procedimento. É preciso avaliar o histórico de doenças de cada paciente, para saber se há uma boa quantidade óssea, que assim permita receber os implantes permanentes.

A partir do diagnóstico clínico é possível determinar como ocorrerá a intervenção. O processo se inicia com a implantação de seis a oito estruturas para que ocorra o suporte para a nova base dental. Essa etapa é essencial, pois o sucesso desta primeira parte vai garantir uma melhor adaptação do implante à boca.

dentista1

Qual material é usado para fazer a prótese fixa?

Os materiais utilizados na confecção de uma prótese fixa podem ser feitos a partir de diversos materiais. Atualmente, as próteses mais utilizadas são as de metal com porcelana e as de porcelana que não possuem metal em sua composição.

As próteses dentárias fixas que são feitas de metal e porcelana são consideradas as mais resistentes, o profissional dentista pode optar por utilizar a zircônia, que apresenta resistência muito próxima ao metal e uma qualidade estética maior.

Qual a diferença entre a prótese fixa e as outras próteses? 

Como o próprio nome indica, a diferença entre esse tipo de prótese é justamente quanto à estabilidade que as fixas oferecem na zona bucal e a praticidade das próteses móveis por meio do encaixe e possível remoção.

Ademais, para o início do tratamento pela prótese fixa é necessário recorrer a um processo cirúrgico para a colocação dos implantes dentários. É dessa forma que a prótese é fixada no tecido gengival, oferecendo uma maior segurança durante o período de uso.

Já a prótese móvel, não requer nenhum procedimento específico para a sua colagem, sendo necessário apenas que o paciente siga todas as orientações de uso feitas pelo dentista, incluindo a forma correta de encaixe e remoção, as restrições quanto a alimentação, os cuidados para uma higiene bucal adequada e para a prevenção de fraturas.

Vale ressaltar, que assim como a ponte dentária móvel, a fixa também requer alguns cuidados de uso, e que devem ser seguidos com disciplina para um tratamento tranquilo e livre de complicações.

tipos de prótese dentária fixa

Quais são os tipos de próteses dentárias fixas?

Diante de uma prótese fixa, a aplicação é feita pela sua sustentação realizada por meio dos dentes naturais da arcada dentária, sendo necessário que os mesmos sejam desgastados para um encaixe perfeito.

Esse modelo também pode ter o seu suporte feito por apenas um componente dentário, ou caso o paciente não queira ter seus dentes polidos, pode reivindicar uma abordagem com ponte adesiva. A ponte adesiva ou ponte de Maryland, por sua vez, é produzida com uma estrutura de metal em suas laterais, sendo cimentada nos dentes adjacentes.

Outra técnica de ponte dentária fixa, a de prótese sobre implante, é uma das principais abordagens feitas em consultório odontológico, que basicamente faz a fixação do dente artificial sobre o implante.

A coroa dentária geralmente é a prótese fixa indicada em casos de necessidade de revestimento da coroa do dente, ou apenas uma parte. A coroa é confeccionada de porcelana e cimentada sobre o dente, não necessitando de uma abordagem cirúrgica.

Por fim, a Pivot e coroa de Richmond são praticamente idênticas à coroa, tendo como diferencial a sua estrutura maciça e uma extensão, na maioria das vezes metálica que adentra o canal do dente natural que será cimentado. Sua indicação é feita na possibilidade de se conservar a raiz dentária natural e utilizar métodos de endodontia.

As facetas dentárias também são tipos de próteses dentárias fixas, compreendendo apenas a parte frontal de uma coroa, atuando como uma película sobre a parte frontal da dentição após ser feito o desgaste. Podendo ser de porcelana ou resina acrílica, tem como principal função a recuperação estética do sorriso.

Vantagens da prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa é capaz de promover uma série de benefícios para a estética e a saúde bucal. No entanto, deve-se ter em vista que o paciente só pode ser encaminhado a esse procedimento após feita uma avaliação da zona bucal pelo dentista, identificando e prevendo complicações ao uso.

Veja quais são os principais benefícios da prótese fixa:

Boa fixação

O principal diferencial da prótese fixa dos demais modelos é justamente a sua maior estabilidade na boca, oferecendo maior segurança e conforto ao longo de seu uso. Assim, ocorre menos riscos de parar o tratamento por acidentes e há melhor eficiência das funções bucais.

Facilidade na higiene bucal

Assim como é para os dentes naturais, uma higiene bucal adequada é essencial para a manutenção do bom estado da prótese dentária fixa. Só assim é possível prevenir alterações na coloração da prótese, tal como problemas bucais advindos da formação de placas bacterianas na dentição.

Aparência natural

A recuperação da dentição por uma prótese dentária fixa é capaz de proporcionar um melhor efeito estético, graças justamente a seus materiais preocupados com a aparência do sorriso, como a porcelana e resina, e a ausência de movimentação do acessório.

Maior durabilidade

Também é por causa dos materiais usados na confecção da prótese (porcelana, zircônia, estruturas metálicas), que o tratamento apresenta uma boa durabilidade. Os materiais, uns mais que os outros, são resistentes e não sofrem fraturas ou mudanças de cor facilmente.

Maior promoção de conforto

Com o uso da prótese móvel, o aparecimento de lesões bucais, como a afta, e sangramentos são episódios frequentes. Logo, a prótese fixa proporciona mais conforto durante o uso e na realização das funções de mastigação e fala.  

Quais são as desvantagens da prótese fixa?

Mesmo diante de uma série de vantagens, a ponte dentária fixa também tem as suas desvantagens. Umas delas é justamente o menor espaçamento entre os dentes, tornando sua higienização mais difícil. No entanto, o dentista pode indicar o uso de escovas interdentais para resolver esse problema.

Na falta de uma higiene adequada, o paciente pode sentir sintomas como dores de dente e de cabeça. Em casos mais graves, o paciente pode perceber uma inflamação na área gengival, que pode causar danos ao implante.

Outra possível desvantagem é o maior valor aquisitivo em relação à prótese móvel, mas que compensa em relação à sua melhor aparência e maior período de duração.

Quanto tempo dura a prótese dentária fixa?

Além de variar quanto à escolha do material, a durabilidade da prótese dentária fixa também é capaz de variar quanto aos cuidados quanto à higiene e a alimentação, que são decisivos para um maior período de tempo.

Quanto a higiene bucal deve ser feita por uma escova de cerdas macias e contar com o uso do enxaguante bucal, já quanto a alimentação, o paciente deve evitar alimentos duros e bem pigmentados.

Vale ressaltar as restrições também quanto a pressão realizada ao abrir embalagens com os dentes e na prática de esportes ou quanto o choque com objetos duros, que podem levar a quebra do acessório.

Enquanto a prótese confeccionada em resina é menos resistente e mais passível a manchas, enquanto as de metal e porcelana oferecem melhores resultados.

Além disso, quanto a duração do procedimento, a aplicação da prótese fixa tende a demorar mais do que a adaptação com a tradicional, já que requer a colocação dos pinos de titânio.

 No entanto, não precisa de processos adicionais como o enxerto ósseo, finalizando a cirurgia dos implantes depois de aproximadamente um semestre, e a confecção do acessório após 1 mês.

Qual o valor de uma prótese dentária fixa?

Assim como o preço dos tipos de prótese dentária móvel variam entre si, os preços entre os modelos de prótese dentária fixa também são variáveis. Além de variar quanto ao tipo, o valor de uma ponte dentária fixa muda dependendo do material utilizado, de sua abordagem, quanto ao profissional e à clínica.

Além disso, pode alterar levando em conta as necessidades e particularidades de cada caso, a quantidade de dentes a serem substituídos, a saúde do tecido gengival e da estrutura óssea.

Com isso, a faixa de preço de uma prótese fixa pode ir de R$1.380 (mil trezentos e oitenta reais) a aproximadamente R$2.200 (dois mil e duzentos reais).

visitas periódicas a clínica odontológica

Visitas periódicas a clínica odontológica

As visitas periódicas ao consultório odontológico são essenciais para a manutenção da saúde bucal, para a prevenção de problemas bucais e para a manutenção da prótese dentária fixa.

clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Logo, é através das visitas regulares ao dentista e de uma boa higiene bucal que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!