Língua fissurada: o que pode ser?
Ter uma rachadura na língua, conhecida como língua fissurada, na maior parte das vezes não é uma condição muito perigosa, podendo ser relacionada a uma condição genética, tendo algumas pessoas essas fissuras desde a infância.
Porém, quando os hábitos de higiene bucal são precários, podem ocorrer infecções e gerar muitos incômodos.
Sendo assim, se sua fissura na língua surgiu recentemente, as causas são outras e não genéticas, podendo assim ser um sintoma inicial de um problema de saúde.
Acontece que existem alterações e deficiências no organismo que podem provocar essa aparente rachadura na língua.
A seguir iremos detalhar o que pode ser, quais são as causas e quais os tratamentos para a fissura na língua.
Aqui você vai encontrar:
O que são as fissuras na língua?
As fissuras na língua, são aparentes rachaduras que podem surgir como uma única rachadura ou por toda a língua. Isso faz com que a língua crie uma aparência enrugada em sua superfície.
Geralmente, a língua é lisa quando não há nenhum problema bucal ou problemas genéticos, sendo a fissura genética ser comum em uma família inteira.
Pode-se ressaltar também, que tais fissuras podem ir se agravando ao longo dos anos, à medida que o indivíduo vai envelhecendo.
Porém, para acalmar os leitores, a fissura na língua é benigna e não configura exatamente uma doença bucal. Sendo assim, a saúde de quem as tem, não está em risco.
Geralmente, as rachaduras podem ter entre 2 a 6 mm de comprimento. Em casos mais graves, a superfície da língua apresenta-se com ínsulas isoladas e onduladas, isoladas umas das outras.
Notando essas alterações na língua, é importante procurar ajuda profissional de um dentista, para que seja avaliado e sejam confirmadas ou descartadas enfermidades que podem estar relacionadas com as mudanças.
E mesmo com a ajuda profissional, é indispensável sempre, uma boa rotina de higiene bucal, pois o acúmulo de alimentos nas fissuras da língua podem provocar o surgimento de microrganismos, provocando infecções e mau hálito.
Quando se está com fissuras na língua, algumas bebidas e alimentos podem causar incômodos e ardências, no dorso da língua. Sendo possível também o surgimento de dores, inchaços e até mesmo uma diminuição da sua capacidade de sentir os alimentos.
Estas alterações podem ser sintomas de alguma deficiência de nutrientes no organismo e até mesmo de patologias.
Quais as possíveis causas da fissura na língua?
São muitas as causas para o surgimento das fissuras na língua, como por exemplo:
Genética
Como citado anteriormente, uma das causas mais comuns é por genética. Por muitas vezes, várias pessoas da mesma família podem possuir fissuras na língua.
Para ter a certeza de que se trata de algum problema hereditário, o indivíduo pode conferir com parentes se há características semelhantes na língua deles.
As rachaduras na língua também podem surgir devido a algumas outras alterações genéticas como:
- Síndrome de Cowden;
- Psoríase;
- Síndrome de Melkersson-Rosentha;
- Acromegalia
- Síndrome de Sjögren
- Língua geográfica etc.
- Síndrome de Down;
Fatores não genéticos
Os fatores não genéticos que podem causar as fissuras na língua, como uma apresentação de um sintoma, podem estar relacionados a:
- Bruxismo;
- Candidíase oral;
- Ansiedade;
- Diabetes;
- Desordens no sistema nervoso central;
- Tabagismo e o hábito de fumar;
- Estresse;
- Demais desequilíbrios orgânicos;
- Alergias alimentares.
Deficiência de minerais e vitaminas no organismo
Uma alimentação fraca minerais e vitaminas, como ferro, zinco e vitaminas como vitamina B12, vitamina K, entre outras, além de inúmeras consequências ao organismo, podem também provocar consequências na língua, prejudicando sua superfície, causando fissuras.
Existem também problemas como vermes presentes no organismo, que podem provocar dificuldades na absorção do ferro necessário ao organismo, agravando a condição das fissuras na língua.
Isso acontece porque sem uma dieta equilibrada em nutrientes, a língua fica suscetível ao surgimento de fissuras e outros problemas.
A deficiência de nutrientes pode causar dor e incômodos. É importante procurar ajuda profissional, para realizar exames que constem essa deficiência (ou descartem), para que a suplementação necessária seja realizada.
É importante ressaltar que as fissuras na língua não são transmissíveis.
Problemas gastrointestinais
Problemas no canal gastrointestinal podem provocar o aparecimento de fissuras na língua. Isso acontece porque os ácidos e vapores advindos do estômago, podem voltar para os locais iniciais do sistema digestivo, de forma que rachaduras na língua podem acontecer.
Alguns distúrbios como: gastrite, pancreatite e colite, por exemplo, podem causar esse estresse no trato gastrointestinal.
Sendo assim, se os sintomas dos distúrbios citados acima acontecerem com você, procure a ajuda de um profissional urgentemente, para tratar o mais rápido possível dessas condições, melhorando automaticamente a questão das fissuras na língua.
Quais são os sintomas da fissura na língua?
As fissuras na língua geralmente não têm sintomas. Podendo ser observada somente por causa das mudanças na superfícies da língua e os incômodos que podem ser causados por elas. Sendo assim, mais um problema estético do que realmente físico.
Como geralmente em sua maioria os casos são hereditários ou genéticos, elas podem ser facilmente notadas desde o nascimento. Porém, como citado anteriormente, com o passar dos anos, as fissuras podem aumentar de tamanho.
E quando não são fatores genéticos, podem ser causadas pelos itens que citamos anteriormente, podendo assim surgirem sintomas como dor para mastigar, para falar, comer, ardência e até queimação em alguns casos.
Notando os sintomas e as alterações na língua, procure um dentista para tratar o mais rápido possível, para evitar mais danos à sua qualidade de vida.
E quais as consequências mais graves da fissura na língua?
Como citado anteriormente, quando a língua possui múltiplas fissuras, ela possui facilidade em acumular alimentos nos locais das rachaduras.
Isso pode provocar o surgimento e proliferação de microrganismos como bactérias e fungos, como a candidíase oral. Podendo assim, causar infecções mais incômodas e dolorosas, dificultando a qualidade de vida de quem é acometido.
Além disso, a junção de alimentos nas fissuras podem provocar mau hálito e dores.
Qual o tratamento para língua fissurada?
Caso sua condição da fissura seja genética, não existe cura. Já em casos não genéticos, causados pelos diversos fatores citados anteriormente, os tratamentos podem variar, como:
-
Uso de medicamentos;
-
Dieta balanceada;
-
Abstinência do cigarro;
-
Cuidados com a saúde;
-
Higiene bucal adequada.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar qualquer fissura na língua e ser indicado para o melhor tratamento possível.
Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.
É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que a saburra não venha ser mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)