Você pode agendar a qualquer momento

Quais são os tipos de implante dentário disponíveis?

Quais são os tipos de implante dentário disponíveis?

O implante dentário é um tratamento odontológico que permite substituir aqueles dentes que foram perdidos ao longo dos anos. Uma estrutura de titânio é usada para substituir a raiz do dente e criar uma estrutura para a prótese, devolvendo o sorriso para os pacientes no tratamento de implante dentário.

Você conhece alguém que já fez implante dentário ou pretende fazer? Ou você mesmo está precisando renovar seu sorriso? Esse tratamento odontológico está cada vez mais seguro e acessível, permitindo que todos cuidem da saúde bucal e mantenham o sorriso sempre lindo.

Existem vários tipos de implante dentário disponíveis nas clínicas. Por isso, o dentista irá fazer algumas sugestões baseadas nas necessidades de cada paciente, encontrando as próteses mais interessantes para cada pessoa.

Quer aprender mais sobre o assunto? Vamos esclarecer várias dúvidas no artigo de hoje!

Para que serve o implante dentário?

O implante dentário tem a função de substituir da raiz do dente. Trata-se de uma estrutura feita de titânio (como se fosse a raiz do dente) e que é posicionada através de uma cirurgia no osso que fica abaixo da base da gengiva.

Os implantes trazem benefícios à saúde bucal em geral, pois não precisam ser apoiados em outros dentes, como acontece com as pontes.

Mas, apesar de todos serem uma base de titânio, existem várias técnicas de colocação do implante dentário, que variará de acordo com as necessidades dos pacientes. Além disso, para saber qual é o tipo de implante dentário ideal para você, o dentista especialista em implantes irá analisar o seu caso, em específico.

Tipos de Implante dentário: quais as indicações de cada caso?

Separamos as melhores opções disponíveis no mercado para que você possa tomar sua decisão. Além disso, colocar um implante dentário pode elevar muito sua autoestima!

Implante dentário unitário

O implante dentário unitário tem ganhado cada vez mais espaço entre os consultórios. Esta modalidade é especializada em casos em que apenas um dente precisa ser substituído. Como o próprio nome já diz, esse tipo de implante dentário acomoda apenas uma prótese dentária.

Dessa forma, ela vai substituir a raiz de um dente específico. Depois, o dentista confecciona um dente artificial de porcelana, que vai substituir a coroa do dente — a parte visível. Esse é o método mais indicado no caso de a pessoa ter perdido apenas poucos dentes, e que não estejam lado a lado (sequenciais).

Você deve estar se perguntando: mas e se eu quiser colocar todos os dentes com este método? É possível?

A resposta é sim! E os resultados ficam ótimos.

Além disso, no caso de colocação de todos os dentes, o tratamento costuma levar mais tempo, uma vez que não é possível fazer todos os implantes em apenas um dia.

Para informações mais detalhadas do seu caso, entre em contato conosco.

Implante dentário com prótese overdenture

Este tipo de implante dentário é muito acessível. O custo benefício é bom, visto que o dentista leva menos tempo do que na colocação dos implantes unitários.

Neste caso, o dentista vai colocar uma média de dois a seis pinos para a fixação de uma prótese de resina grande.

Para que você possa entender melhor, imagine uma dentadura fixa nas gengivas por meio do implante. É desta forma que o implante overdenture funciona.  Outro benefício é a prótese ser removível, facilitando a higienização. Assim, o próprio paciente consegue retirar a prótese contando o auxílio de botões de pressão para seu travamento no momento de recolocá-la.

De acordo com os especialistas, esta é uma opção muito buscada e que possui um resultado duradouro.

O tipo de implante dentário overdenture é indicado para pacientes desdentados e portadores de próteses totais (dentadura).

Implante dentário com prótese protocolo

Esta modalidade de implante dentário é parecida com a overdenture, porém, um pouco mais sofisticada.

Sua finalidade é reabilitar esses pacientes com necessidade de próteses totais, para devolver a função da mastigação e autoestima, com mais estabilidade que o implante overdenture.

Primeiramente, o dentista posiciona de cinco a oito implantes ao longo do osso abaixo da gengiva. Após este processo, ele coloca uma prótese completa de resina, com todos os dentes feitos de acordo com a arcada dentária do paciente.

Abaixo dessa prótese de acrílico há uma barra metálica conectada aos implantes para promover maior resistência e estabilidade à prótese. Assim, os dentes permanecem com mesmo tamanho, cor e textura, garantindo resultados condizentes com o que o paciente espera. Com isso, o sorriso fica extremamente natural!

Mas para que o resultado seja permanente, é essencial que o indivíduo mantenha sempre uma higienização adequada. Isso porque, mesmo que os dentes sejam próteses, eles precisam de cuidados especiais.

Além disso, em todos os casos de colocação de implante, é necessário um cuidado especial com a gengiva. Por isso, não deixe de passar o fio dental e fazer a escovação correta, além de utilizar  enxaguantes bucais antibactericidas (sem álcool) uma vez por semana, conforme recomendação do seu dentista.

Implante dois por três

No tipo de implante dentário dois por três — também conhecida como ponte fixa — são colocados dois pinos de titânio ao longo da arcada. Após este procedimento, é fixada uma pequena base metálica com aplicação de porcelana sobre ela, conhecida como “coroa metalocerâmica sobre implante”. Essa base servirá como estrutura para a colocação de três ou mais dentes no local necessário.

Esta técnica era chamado de “ponte” e conhecido por muitas pessoas no Brasil. Neste caso, o paciente não consegue remover a prótese dentária, promovendo maior segurança na mastigação. Uma das características das próteses de acrílico unitárias ou múltiplas (pontes) é serem provisórias — exceto os tipos overdenture e protocolo.

Vale ressaltar que o tipo de implante dentário dois por três é interessante em casos de perda dos dentes da frente. Assim, o dentista pode fazer uma substituição com todos os dentes frontais iguais.

É essencial que este procedimento seja feito bem ajustado à arcada dentária de cada pessoa, caso contrário, é possível que restos de alimentos se alojem embaixo da base, podendo causar diversos problemas como inflamações e infecções da gengiva.

Tipos de prótese para implante: quais as opções disponíveis?

Além da colocação do implante, é importante saber que as próteses a serem colocadas no implante também podem variar. Em cada caso o dentista poderá analisar os tipos mais adequados para cada paciente.

No entanto, a Rede OralDents tem tudo para fazer você sorrir com mais confiança. Se preocupa em atender com materiais de qualidade, que possibilitam que o dentista ofereça um resultado incrível e satisfatório, além de devolver a alegria de sorrir.

Confira os tipos de prótese existentes!

Próteses de porcelana

As próteses mais modernas do mercado são as de porcelana. Elas são as preferidas porque conferem um aspecto muito mais natural ao dente. Porém, este tipo é mais usado em casos de colocação de implante dentário unitário.

O valor da prótese de porcelana difere do valor da prótese de resina, mas o resultado estético é bastante interessante.

Prótese de resina

A prótese de resina é muito utilizada e também possui um ótimo resultado, tanto em qualidade quanto em durabilidade.

Este tipo de prótese é mais acessível, e pode ser usada principalmente nos implantes dentários overdenture e dois por três.

Quais são os tipos de implante dentário disponíveis?

Em quais casos a colocação do implante é indicada?

Uma pessoa pode perder seus dentes pelos mais diversos motivos. Em muitos casos, infecções gengivais podem levar à queda dental e doenças periodontais.

Além disso, há casos em que a pessoa não tratou seus dentes de maneira correta, incluindo má escovação e não tratamento de cáries profundas, e por isso teve que arrancá-los. A falta de escovação e uso de fio dental pode sim prejudicar a higiene bucal e levar à perda da arcada dentária.

Por fim, também existem casos em que acidentes podem ter gerado lesões nos dentes. Os mais diversos casos devem ser analisados por um dentista especializado em implantodontia.

Em todos os casos citados a colocação de implantes é indicada. Sendo sempre necessário recorrer a uma clínica adequada, com profissionais formados e credenciados. Nossa dica é conhecer as unidades da OralDents, onde você encontra profissionais diferenciados, uma excelente infraestrutura e materiais de qualidade para os tratamentos odontológicos.

Infecções de gengiva

As infecções de gengiva podem ser causadas por uma série de motivos. A falta de escovação adequada e higienização incorreta são alguns dos motivos.

Há muitos casos em que a gengivite está presente, com os primeiros sintomas: sangramento da gengiva, mau hálito e sensação de dente mole.

Nas doenças da gengiva, há uma infestação bacteriana. Com isso, a infecção pode acabar atingindo a raiz do dente. Se não tratado a tempo, o dente do indivíduo pode precisar ser extraído. Este é um caso muito comum de necessidade de colocação do implante.

Bruxismo

O bruxismo é um comportamento em que o indivíduo pressiona a sua arcada dentária durante a noite, a arcada superior contra a inferior (pressionando e rangendo os dentes). É como se a mandíbula travasse no momento de sono. Com a pressão ranger de dentes o desgaste dental se inicia.

Há alguns casos de bruxismo em que o desgaste do dente é tanto, que ele quebra e/ou leva à queda ou necessidade de extração. Nestes casos, a colocação de implante também é indicada.

Acidentes com perda dentária

No caso de perda de dente em acidentes, o implante dentário é uma ótima opção para recuperar a autoestima da pessoa (voltar a sorrir novamente) e a função dos dentes (mastigação).

Infecção por microorganismos

Este tipo de infecção é causada pelo desgaste dos dentes causado por microorganismos que se alojam na raiz do dente, criando uma infecção.

Se o problema não for tratado a tempo, o dente pode ficar completamente comprometido. Neste caso, a extração será necessária para que a infecção não chegue até a gengiva e atinja os outros dentes e o organismo como um todo.

O uso do implante dentário adequado pode resolver estes casos com muito sucesso.

Cárie e falta de escovação dos dentes

A falta de higienização adequada também pode levar à queda dos dentes. As cáries, presença de placa bacteriana e tártaro podem ser motivos para a implantação de dentes, justamente por propiciar a infecção citada acima.

Doenças bucais

Existem outros casos em que o uso implante dentário é necessário. E somente profissionais poderão indicar o melhor tratamento, de acordo com cada caso. Um exemplo é uma doença como o câncer, que pode levar à perda de elementos dentários e à necessidade de reabilitação com implantes.

Como é o procedimento de colocação do implante dentário?

O primeiro passo feito no momento de colocação do implante dentário é a preparação do paciente. É necessário fazer uma higienização completa da boca — sempre realizada pelo cirurgião dentista.

Após a higienização, é aplicada uma anestesia local. A quantidade de anestésico irá variar de acordo com cada paciente e há sempre um teste antes da cirurgia começar. Caso o paciente sinta algum tipo de dor ou incômodo, o profissional aplica mais anestesia.

O cirurgião dentista faz um corte na região da gengiva, para que possa atingir o local logo abaixo da estrutura da arcada dentária.

Com este corte, ele tem acesso ao osso, que será a base para a colocação da estrutura de titânio. Com isso, o dentista usa uma ferramenta específica para fazer uma pequena perfuração no osso.

Após a perfuração, a estrutura de titânio é encaixada até que fique completamente firme. Finaliza-se todo o processo dando pontos na região da gengiva, quando necessário.

Como é o pós-operatório da cirurgia de implante dentário?

Muitas pessoas tem medo de colocar implante dentário justamente pelo medo da dor ou do processo de pós-operatório.

A verdade é que o pós-operatório não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo preciso apenas seguir as orientações do dentista.

Logo após a saída da cirurgia, o profissional indica que o paciente vá para casa e fique de repouso. O descanso faz com que a circulação fique mais lenta e não exista risco de dor na região do implante.

Nos primeiros dias, não é permitido que se coma alimentos quentes e duros. O ideal é que o paciente tome sorvete, com a gelatina e até mesmo sopas frias. Isso ajuda no processo de cicatrização e aliviar possíveis dores.

Nesse processo de recuperação, o dentista poderá receitar analgésicos e antibióticos para dor e tratar ou evitar infecções. Por isso, não se preocupe! As técnicas estão cada vez mais modernas e o paciente sente bem-estar em todo o processo.

Como encontrar um bom profissional?

Ter um profissional capacitado e especializado é o primeiro passo para realizar um tratamento dentário de sucesso.

Para isso, você precisa analisar os profissionais e as clínicas em que possivelmente será atendido.

Na OralDents, a infraestrutura foi pensada com o foco na tranquilidade e segurança do cliente. Contamos com uma equipe especializada, com formação adequada para a realização de cirurgias de implantes e os melhores materiais disponíveis no mercado, garantindo o sucesso dos procedimentos realizados.

Experiência no mercado

Tanto para o profissional quanto para o consultório, analisar a trajetória é fundamental. Há quanto tempo essa clínica existe? O profissional possui experiência de mercado? Ele está apto a realizar os procedimentos que são necessários para o seu tratamento?

Encontrar profissionais qualificados é fundamental, e por isso a OralDents conta com uma equipe incrível de dentistas para o atendimento dos pacientes.

Nós temos muito cuidado na seleção dos profissionais, para garantir que toda as necessidades dos pacientes sejam atendidas de forma simples, rápida, prática e segura.

É preciso se sentir seguro!

Sentir-se seguro é o mais importante! Você precisa sentir confiança na pessoa que irá realizar o procedimento em você. Por isso, converse e tire todas as suas dúvidas. Este é o melhor caminho para uma realização de implante dentário bem sucedida!

Por fim, não se esqueça de que este tipo de procedimento é algo sério e é muito importante que o paciente siga as orientações recomendadas pelo dentista.

Agora que você já sabe tudo sobre um implante dentário, chegou o momento de deixar sua opinião nos comentários! Restaram dúvidas sobre o assunto? Teve alguma experiência em implante de dentes que gostaria de compartilhar? Nós da OralDents iremos esclarecer todas as suas dúvidas!

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!