O Que Você Procura ?

facetas de porcelana antes e depois

Facetas de porcelana antes e depois: conheça os seus benefícios

dentista2

Você sabe quais são os efeitos da faceta de porcelana antes e depois?

As facetas de porcelana são um dos principais tipos de procedimentos estéticos feitos em consultório odontológico.

Por meio da colocação das facetas, o paciente é beneficiado por um sorriso mais bonito e de aparência mais saudável, melhorando assim a sua autoestima.

Veja aqui tudo o que você precisa saber procedimento, como funciona, indicações, benefícios, cuidados, contraindicações e quanto custa.

Facetas de porcelana, o que são?

As facetas de porcelana são o grande destaque nos consultórios odontológicos, isso considerando os seus vários benefícios a arcada dentária.

As facetas, por si só, são lâminas ou películas, com cerca de 0.7 mm e 2 milímetros de espessura, aplicadas sobre o dente, que assumem uma coloração semelhante a de um dente natural, e são utilizadas para correção de alteração de cores dos dentes e desgastes.

O material utilizado para a confecção dessas facetas é a cerâmica.

Além disso, a colocação das facetas são usadas para corrigir pequenos desalinhamentos dentários e aumentar dentes muito pequenos. Assim sendo, em busca de um sorriso perfeito, alinhado e de cor uniformizada.

Essas lâminas tendem a ser colocadas apenas nos dentes frontais, contudo, em alguns casos, em que há o contraste dos pré-molares com as facetas colocadas, fazendo com que a aplicação se estenda até esses dentes. O indicado é que a aplicação seja feita tantos nos dentes superiores quanto inferiores, fazendo com que não haja discrepância de cores.

dentista1

A aplicação de faceta pode ser feita em apenas um dente ou em vários, dependendo da queixa do paciente e sua extensão.

facetas de porcelana

Como funciona as facetas de porcelana?

Tudo se inicia com a avaliação da zona bucal do paciente, em que o dentista irá analisar se a aplicação de facetas é mesmo a melhor opção, em relação aos demais procedimentos como o clareamento dental.

Caso haja a indicação, o profissional irá fazer a moldagem dos dentes, fazendo um scanner ou utilizando o método tradicional. Caso haja a necessidade de serem feitos ajustes, a tecnologia empregada no procedimento por um programa de computador ou protético.

Dessa forma, enquanto se aguarda a confecção, é colocada uma faceta temporária no dente com o local da gravação no centro do dente. O profissional pode fazer o uso de uma anestesia para a colocação da mesma.

Vale ressaltar que por conta da espessura mais grossa do que a lente de contato dental, que têm de 0,2 a 0,5 mm, a preparação para a colocação de facetas envolve o desgaste dentário, que irá depender da gravidade do caso e de seu planejamento.

Feito isso, o profissional realiza o alinhamento de expectativas quanto ao tamanho, formato, coloração e posição dos dentes. Com isso decidido, o enviado o modelo para o protético, que o reproduz. Outra finalização do processo pode ocorrer em uma fresadora, para a qual o dentista envia a montagem feita pelo scanner bucal.

Com a entrega das facetas, é feita a remoção da faceta temporária, além da limpeza e preparação da definitiva.

Já na colagem, a faceta fica exposta cerca de 60 segundos com luz por toda a sua superfície. Por fim, o especialista remove o material em excesso e realiza o polimento das margens da faceta.

Normalmente, por conta do tempo de confecção da faceta, o procedimento é concluído em 2 sessões. Após a colocação, é feita uma consulta de acompanhamento, para que seja analisado o resultado final e se as facetas são confortáveis.

Quanto tempo dura as facetas de porcelana?

O tratamento de facetas dentárias geralmente dura em média 2 semanas. Caso o paciente considere os cuidados necessários e devidas orientações passadas pelo profissional, a durabilidade das facetas pode chegar até mesmo a 10 a 15 anos.

Considerando o material utilizado, a cerâmica, as facetas de porcelana são resistentes aos pigmentos da alimentação, fazendo com que requerem baixa manutenção, já que não há alteração por cores. As facetas de porcelana são a opção mais natural e de maior durabilidade e resistência.

Facetas de porcelana antes e depois, quais são os benefícios?

Facetas de porcelana antes e depois, quais são os benefícios?

As facetas de porcelana possuem várias indicações, e assim, vários benefícios a curto prazo e de longa durabilidade.

  • Alinhamento e harmonização dos dentes;
  • Correção de nivelamento;
  • Correção do diastema – grandes espaçamentos entre os dentes;
  • Correção de dentes muito pequenos;
  • Melhora do aspecto de dentes quebrados ou danificados por cáries;
  • Correção de alteração de cores por manchas ou escurecimento gradual do dente por algum fator, como alimentação muito pigmentada ou tabagismo;
  • Resultado natural já que as facetas são imperceptíveis;
  • Correção de desgastes por bruxismo e danos por trauma dentário;
  • Resultado final natural;
  • Melhora da aparência, autoestima e renovação da autoconfiança.

Facetas de porcelana antes e depois, quais os cuidados necessários?

Buscando manter o bom efeito das facetas nos dentes, é necessário tomar alguns cuidados para, entre eles:

  • Boa higienização – mantendo 3 escovações diárias, usando um creme dental com flúor não abrasivo, com ao menos uma acompanhada do uso do fio dental;
  • Bochecho com enxaguante bucal;
  • Visitar regularmente o dentista – ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses);
  • Não roer as unhas e objetos;
  • Identificar sintomas do bruxismo (dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar) e procurar tratamento rapidamente;
  • Evitar alimentos muito pigmentados – optando sempre pro ingerir água após o consumo;
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos e açucarados – prevenindo o acúmulo e placas bacterianas, tártaro e cáries dentárias.

Contraindicações

Assim como demais procedimentos estéticos, a colocação das facetas de porcelana possuem as suas contraindicações, são elas:

  • Má oclusão dentária – quando não há o contato entre a arcada dentária superior e inferior;
  • Dentes fracos e desvitalizados com risco de queda;
  • Dentes sobrepostos;
  • Redução do esmalte dental – resultante da escovação exagerada com o uso do bicarbonato de sódio ou clareamento caseiro;
  • Pessoas que possuem hábitos parafuncionais descontrolados;
  • Bruxismo sem tratamento.

facetas de porcelana preço

Facetas de porcelana preço, quanto custa?

O preço das facetas de porcelana pode variar quanto à localização, quanto ao dentista e à clínica escolhida.

Em média, o valor da faceta dentária de porcelana fica entre R$ 1.400 (mil e quatrocentos reais) e R$ 2.000 (dois mil reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.

É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!