O Que Você Procura ?

clima para amanhã

Clima para amanhã: o clima mais favorável para ir ao dentista

dentista2

Clima para amanhã: o clima está favorável para um visita ao dentista? Muitas pessoas acham que existe um clima certo para ir ao dentista. Porém esse tipo de pensamento é totalmente precipitado e pode contribuir para o aparecimento de problemas bucais.

Se você é uma das pessoas que pensam desse jeito, esse texto é para você perceber que não existe dia nem hora certa de ir ao dentista.

Pensando nisso iremos lhe mostrar que o clima para hoje ou amanhã é sempre favorável para ir ao dentista. Tirando suas dúvidas a respeito das visitas ao consultório odontológico.

Clima para amanhã é o tempo certo para ir ao dentista?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe clima certo para ir ao dentista. Para manter um sorriso sempre saudável e livre de doenças o segredo é claro, manter as visitas ao dentista sempre regulares.

Logo, não espere identificar uma cárie ali e um tártaro aqui para ir ao seu dentista de confiança, nem mesmo um forte incômodo surgir do nada.

É somente pela adesão de bons hábitos na rotina, tal como uma boa alimentação, uma higiene bucal adequada e pelas visitas periódicas ao consultório odontológico, que você consegue manter não só a estética, mas também o funcional da arcada dentária em dia.

Em casos gerais a visita deve ser feita ao menos 2 vez ao ano, para que assim sejam realizados os procedimentos regulares, como a limpeza profissional e a ação preventiva de doenças.

No entanto, em casos específicos, em que o paciente está passando por um tratamento, como ortodôntico, as visitas devem ter intervalos ainda menores para que haja as devidas manutenções.

Diante da presença de alguma complicação ou se o paciente tenha tendência a desenvolver cáries ou doenças gengivais, o raciocínio é o mesmo para que seja feito o controle da situação. O indicado é que as visitas sejam feitas ao menos três vezes ao ano e de quatro em quatro meses em crianças e pacientes com doença periodontal crônica.

dentista1

como evitar as idas frequentes ao dentista

Deve-se evitar as idas frequentes ao dentista?

A frequência a clínica odontológica não deve ser evitada de forma alguma. As visitas periódicas ao dentista também são uma oportunidade de que haja a avaliação dos hábitos de higiene bucal e quanto a uma alimentação adequada.

No entanto, caso as orientações do dentista sejam levadas para o seu cotidiano, o número de visitas pode ser reduzido, podendo o paciente manter uma constância de 6 em 6 meses. Ainda assim, os bons resultados ainda serão vistos.

Entre essas boas práticas estão:

Boa escovação

Antes de tudo, a escovação é a base de uma higienização eficiente. Para uma limpeza eficaz o indicado é que a escovação seja feita com uma escova de cerdas macias, além de um creme dental com flúor indicado pelo dentista.

Para pacientes com debilidades móveis e dificuldades relacionadas a esse hábito, as escovas elétricas podem ser a melhor opção.

Dependendo do caso, se você é uma das pessoas suscetíveis a formação de cárie ou desenvolvimento da gengivite, pode ser feita a recomendação de pastas de dente com propriedades bactericidas próprias para o combate de cada problema.

Passagem de fio dental

A escovação pode ser o passo fundamental de uma higiene bucal adequada. No entanto, sozinha, mesmo que bem feita, não consegue alcançar um bom resultado final e nem livrar a zona bucal da proliferação de bactérias e microrganismos.

Para alcançar um bom resultado, a higiene bucal deve ser feita de forma completa, devendo contar com a passagem diária do fio dental, uma vez que a escova não consegue remover os resíduos e restos de alimentos presos entre os dentes.

Na ausência do uso do fio dental, o espaçamento entre os dentes pode se tornar um local propício para a evolução das bactérias. Logo, deve ser feito diariamente, acompanhando uma das escovações, em especial a noturna, já que à noite a salivação diminui deixando a boca um lugar mais favorável aos microrganismos.

Uso do enxaguante bucal

Também fazendo parte de uma higienização completa, o bochecho com o enxaguante também deve ser feito diariamente. Isso já que a escova não é capaz de alcançar toda a extensão da boca.

O bochecho deve durar ao menos 30 segundos para um efeito positivo, também sendo indicado ser feito antes de se deitar.

Há vários tipos de enxaguante bucal no mercado, podendo o dentista indicar o ideal em meio a uma avaliação regular.

Boa alimentação

Por fim, tão importante quanto, manter uma dieta equilibrada está diretamente relacionada à saúde bucal. Logo, evitar alimentos ricos em açúcar (doces em geral), tal como alimentos bem pigmentados (café, chás, refrigerante e chocolate) e grudentos (goma de mascar, chicletes e caramelos) e, facilitam a higienização.

Dessa forma, se evita a pigmentação exagerada da dentição e restos de alimentos colados nos dentes e evitando que sejam deixados mesmo após a higiene bucal.

Alimentos ácidos (xaropes e certos alimentos industrializados) também devem ser evitados, já que a acidez também é benéfica para as bactérias.

Vale ressaltar que para pacientes de tratamentos ortodônticos, como os de aparelho, esses cuidados devem ser redobrados, evitando alimentos duros (pirulito e determinadas frutas), e aderindo instrumentos de higiene próprios como o passa fio e escovas interdentais.

o que acontece nas visitas ao dentista

O que acontece nas visitas ao dentista?

As visitas ao dentista vão bem além da ação preventiva, da realização dos procedimentos regulares e das manutenções dos tratamentos. Veja o que compreende as visitas e porque são tão importantes:

Limpeza de dente profissional (profilaxia)

Mesmo levando em conta uma boa higiene bucal, realização da limpeza profissional é importante para que o dentista identifique e remova problemas bucais de forma precoce, atuando em suas raízes e causas principais.

Vale ressaltar que há casos em que a placa bacteriana não é capaz de ser removida pelos instrumentos de higiene tradicionais, sendo somente pelos apropriados usados pelo dentista.

Pela profilaxia também pode ser feita a raspagem abaixo da linha da gengiva, removendo além da placa, a sua calcificação por tártaro, e até mesmo evoluções como doenças gengivais e halitose.

Exames clínicos

É também em uma visita ao consultório odontológico que o dentista pode realizar exames clínicos, descobrindo problemas que não são visíveis ao paciente. Nessa sessão o dentista faz a avaliação completa da zona bucal, dos dentes a mucosa, identificando problemas bucais e fatores de risco.

Exames radiográficos

Por fim, é também na consulta com o odontologista que o paciente pode ser encaminhado para radiografias, detectando complicações que não são perceptíveis a olho nu. Dessa forma, além da dentição e mucosa, a saúde do periodonto e dos ossos de sustentação (maxilar e mandíbula) também é posta à prova.

O clima para amanhã está favorável para ir ao dentista

É pelas visitas regulares ao dentista que ele realiza diagnóstico precoce do problema, já encaminhando o paciente para o tratamento ideal.

Vale ressaltar que muitas vezes uma complicação está associada a outros problemas bucais pela falta de uma higiene bucal eficiente.

Dessa forma, cabe ao dentista dar orientações e recomendações quanto a adesão de bons hábitos, evitando a evolução da placa bacteriana e infecções futuras, principalmente ao uso do aparelho.

Logo, não hesite em procurar seu dentista ao perceber alguma anormalidade. A ação preventiva pelas visitas ao dentista são essenciais para a saúde bucal, mas também para a autoestima, bem-estar e qualidade de vida.

Amanhã está um clima perfeito para começar a cuidar de sua saúde bucal, não acha?

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!