Sapinho na língua: confira mais a respeito dessa condição
O sapinho na língua, também conhecido como candidíase oral, é causada por uma infecção causada pelo fungo Candida albicans na boca.
Esse fungo já habita normalmente a pele do corpo humano, sendo assim, essa infecção geralmente ocorre devido a imunidade baixa.
Desse modo, confira mais informações a respeito do sapinho na língua no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é sapinho na língua?
O sapinho na língua é um tipo de infecção oral que causa o surgimento de uma camada branca no interior da boca.
Essa infecção é causada pelo fungo Candida albicans que já habita naturalmente em nossa pele, porém o próprio sistema de defesa do organismo consegue garantir que sua população seja mantida sob controle.
Porém, quando há algum fator externo que causa uma baixa na imunidade do paciente, pode haver um descontrole populacional desse fungo, originando assim o sapinho na língua.
Sintomas
O sapinho na língua possui alguns sintomas bem marcantes que são bastante característicos desse problema e são de fácil identificação. Sendo assim, os principais sintomas são:
- Formação de uma camada esbranquiçada cremosa sobre a língua;
- Lesões brancas que surgem sobre a língua, na bochecha, no céu da boca, gengiva e parte interior dos lábios;
- Dor ou ardência na região das lesões;
- Sensação de algodão na boca;
- Xerostomia (boca seca);
- Surgimento de aftas no interior da boca.
O que causa sapinho na língua?
O fungo responsável por causar o sapinho na língua é encontrado normalmente sobre a pele, porém, sem causar nenhuma complicação.
No entanto, devido a alguns fatores externos que afetam o sistema imunológico ou fatores que possam favorecer seu desenvolvimento, esse fungo pode se manifestar na forma de uma infecção, o que resulta no aparecimento do sapinho.
Dessa forma, as principais causas do sapinho na língua são:
- Doenças endócrinas;
- Doenças no sangue;
- Alto consumo de carboidratos;
- Utilização de próteses móveis durante a noite;
- Má higiene bucal;
- Consumo de cigarros;
- Doenças que afetam os sistema imunológico;
- Déficit nutricional;
- Xerostomia;
- Quimio ou radioterapia;
- Consumo de drogas;
- Uso de certos medicamentos.
Sapinho na língua como tratar?
O sapinho na língua é uma condição relativamente simples que é causada por uma infecção fúngica que ocorre devido a uma baixa na imunidade do paciente.
No entanto, caso seja ignorada, essa infecção pode se espalhar pelo corpo e atingir outros órgãos, o que acaba dificultando o tratamento.
Sendo assim, é de extrema importância tratar essa condição o mais rápido possível, para evitar o surgimento de complicações.
Desse modo, ao perceber quaisquer sintomas relacionados ao sapinho na língua, é importante procurar ajuda de um dentista ou de um médico.
Isso se deve ao fato de que eles são capazes de diagnosticar e avaliar a causa do sapinho, além disso eles também podem receitar medicamentos para combater esse problema.
Inicialmente, o tratamento do sapinho pode ser feito através do uso de enxaguantes bucais específicos ou antifúngicos na forma de gel, pomada ou spray.
Já nos casos mais graves, o tratamento costuma ser feito através da utilização de antifúngicos orais receitados por um profissional.
Além disso, é importante lembrar que não é recomendada a automedicação, pois ela pode acabar complicando a situação.
Dessa forma, para garantir que o tratamento seja efetuado da maneira correta, é importante tomar apenas os medicamentos receitados por um profissional.
Como prevenir?
A melhor maneira de se tratar a candidíase oral é através da prevenção. Sendo assim, a prevenção do sapinho na língua.
Desse modo, por se tratar de uma condição que se manifesta quando o sistema imunológico está defasado. Sendo assim, para evitar esse problema, é importante:
- Manter uma dieta equilibrada;
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Não compartilhar talheres ou outro objetos que são levados a boca;
- Manter uma boa higiene bucal;
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar.
Essa é uma condição que costuma afetar mais bebês, crianças, idosos e mulheres grávidas, visto que essas são fases onde o sistema imunológico se encontra defasado.
Pode dar sapinho na língua do bebê?
O sapinho na língua pode sim afetar bebês ainda próximos a idade de recém nascidos devido ao fato de ainda possuírem um sistema imunológico enfraquecido.
Em recém nascidos, os pontos e placas brancas na língua podem acabar sendo confundidos com restos de leite.
Sendo assim, os sintomas dessa condição em bebês são:
- Pontos ou placas brancas no interior da boca;
- Boca rachada e vermelha;
- Sangramento ao tentar limpar as placas;
- Irritação e choro constante;
- Redução do apetite;
- Dificuldade para engolir os alimentos.
Essa condição pode afetar bebês através de objetos mal lavados ou compartilhados que vão a boca, do ato de beijar o bebê ou através da candidíase mamária, que pode afetar o seio da mãe e acabar contaminando o bebê.
Portanto, para evitar essa condição é importante lavar bem as mãos antes de interagir com o bebê, evitar beijar o bebê, limpar bem mamadeiras, bicos, fraldas e quaisquer coisas que o bebê venha a colocar na boca.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar e tratar o sapinho na língua.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)