Overdenture: o que é, quais suas características e como funciona
O avanço da odontologia trouxe consigo várias inovações, principalmente na área de próteses e implantes dentários. Uma das inovações garantidas por esse avanço é a prótese overdenture.
Isso ofereceu a possibilidade das pessoas que perderam um ou vários dentes reporem os que estão ausentes, garantindo assim o retorno de sua autoestima e um conforto maior ao realizar atividades cotidianas como mastigar e falar.
Saiba mais a respeito dela no post abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é overdenture?
A overdenture é considerada uma prótese total móvel, o que significa que ela é responsável por substituir todos os dentes de uma arcada dentária, podendo ser a inferior e/ou a superior.
Ela se assemelha à prótese protocolo por ficar fixa sobre implantes. De modo que a diferença entre elas está no fato de o protocolo ser fixo e só poder ser removido em consultório e a overdenture ser móvel, ou seja, pode ser retirada pelo próprio paciente.
Esse tipo de prótese é fixada sobre implantes em conjunto com outro elemento. Desse modo, para sua fixação é necessário que o paciente possua implantes.
Assim sendo, caso o paciente já possua algum implante, eles podem ser reutilizados na fixação dessa prótese. Quando ainda não há a presença dos implantes deve-se realizar a instalação deles.
Para sua instalação, o paciente deve possuir uma estrutura óssea com volume suficiente e boas condições de saúde, além disso, ele também deve ter bons hábitos de higiene bucal.
O que é o implante dentário?
O implante dentário consiste em um pino de titânio fixado no osso da gengiva, que tem como objetivo substituir a raiz natural do dente ausente. Assim sendo, ele funciona como forma de fixação para futuras próteses.
Eles podem ser utilizados para compensar a falta da raiz dentária em qualquer lugar independente do motivo da perda do dente, desde que haja volume ósseo suficiente.
Como funciona a overdenture?
Assim como dito anteriormente, a prótese overdenture substitui todos os dentes de uma arcada, independentemente de ser a superior ou a inferior.
Ela é confeccionada de modo que sua fixação seja um sistema composto por dois implantes juntamente com outro elemento. Esse outro elemento também é responsável pelo nome do modo de fixação, o nome dos modos de fixação são barra-clipe e o O’ring.
A overdenture barra-clip tem como suporte para sua fixação dois implantes (pinos de titânio) com uma barra fundida entre eles. Essa barra é colada permanentemente aos implantes, de modo que fique firme e estável.
A fixação da prótese por esse método ocorre por meio da ação de um “clipe” plástico que é parafusado a ela. Esse clipe possui a forma de um C, e se prende a barra fundida como se estivesse abraçando-a.
Ele possui uma memória elástica, que é responsável por garantir que não apareçam folgas que comprometam a estabilidade da prótese.
Já a fixação O’ring acontece devido a existência de uma variação de diâmetro na extremidade do implante, desse modo, ele proporciona um ponto de encaixe para a prótese.
Na própria prótese há orifícios em que estão presentes os O’Rings, que são anéis de borracha responsáveis por realizar o encaixe e fixação da prótese no implante.
O furo na prótese e a extremidade do implante são responsáveis por funcionarem como se fossem um botão de pressão, que é exercida pelo anel de borracha.
Assim sendo, a fixação O’ring é feita através do encaixe da parte macho (implante) à parte fêmea (furos da prótese) e a estabilidade é garantida pela pressão do anel O’ring.
Características
A prótese overdenture possui algumas características positivas e negativas em relação a seu conforto e estética.
Suas vantagens são:
- Possui um preço extremamente acessível;
- Apesar de ser fixada por implantes, ela utiliza menos implantes que os outros modelos que também utilizam;
- Necessita de menos volume ósseo pelo fato de utilizar menos implantes;
- Sua estabilidade permite que ela garanta segurança ao comer, sorrir e falar;
- A facilidade na remoção e fixação da prótese reduz o risco de lesões;
- Garante a proteção da gengiva que anteriormente estava exposta;
- Melhoria da autoestima promovida pela reposição dos dentes graças à prótese;
- Assegura que não haja complicações derivadas da perda dentária e exposição gengival;
- É mais confortável devido ao fato de não provocar atrito da gengiva com a prótese;
- O fato de ser removível permite uma limpeza mais completa tanto da prótese quanto da própria boca;
- Evita que haja complicações derivadas de pressões excessivas na articulação da mandíbula, conhecida como DTM (disfunção temporomandibular).
Por outro lado, suas desvantagens são:
- Possui uma fixação menos eficiente em comparação a prótese protocolo devido ao número de implantes;
- A restrição dos materiais de sua confecção faz com que ela não possua um estética tão agradável quanto uma prótese de porcelana por exemplo;
- Essa prótese também exige trocas anuais, sendo assim ela possui um tempo menos de vida útil;
- Em alguns casos, podem acontecer quebras dos componentes de fixação.
Quanto custa uma prótese overdenture?
Assim como qualquer procedimento odontológico, o custo da prótese overdenture pode variar de acordo com o profissional e região onde será realizado o processo.
Desse modo, seu preço médio gira em torno de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais).
Cuidados com a prótese
A utilização dessa prótese exige alguns cuidados para garantir a eficácia do tratamento e uma boa experiência do usuário. Por isso é importante frisá-los aqui.
Apesar de se tratar de dentes artificiais, não significa que podemos nos desleixar com a higiene bucal, visto que os maus cuidados ainda podem trazer complicações.
Desse modo, deve-se aproveitar do fato de ela ser removível, característica que facilita o processo de limpeza, e não descuidar dos bons hábitos de higiene.
A higienização oral e da prótese deve ser realizada no mínimo duas vezes ao dia. Também é válido lembrar que não devemos ignorar os implantes, pois também é importante mantê-los limpos.
Por último, mas não menos importante, é válido lembrar que é recomendado evitar alimentos duros e pegajosos para não comprometer a integridade da prótese.
Além disso, é recomendado manter visitas regulares ao consultório odontológico para que o dentista possa identificar qualquer tipo de complicação que possa ser causada pela prótese.
Ele também é capaz de verificar se a higienização está sendo bem feita e, caso não esteja, ele pode recomendar maneiras de melhorar a limpeza bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são definitivas para o sucesso do tratamento, sendo indicado sessões de 6 em 6 meses para a avaliação da qualidade dos hábitos de higiene do paciente e da condição da prótese.
É por meio dessas avaliações que podem ser feitas manutenções, e até mesmo sua troca caso necessário. As próteses móveis, devido a perda óssea gradual e a perda de eficiência das funções, pode ter que ser substituída por uma fixa com o passar do tempo.
Além disso, somente pelas visitas à clínica é que podemos realizar procedimentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional), que por sua vez deve ser feita de 6 em 6 meses.
Portanto, as visitas regulares à clínica odontológica OralDents não visam apenas um sorriso mais bonito, mas também uma melhoria na qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(3 comentários)
Belo post, compartilhei com meus amigos.
Qual o preço da troca da prótese overdenture
Olá Regina, tudo bem? Os valores é variável de clínica para clínica, de profissional para profissional, o melhor seria ir até uma das clínica OralDents e realizar uma avaliação e um orçamento. Nas clínicas OralDents nós temos o melhor valor.
O Que Você Procura?
Artigos Recentes
Facebook