O Que Você Procura ?

dente de ouro

Dente de ouro: confira aqui o que é e quais são seus tipos

dentista2

O dente de ouro entrou na moda já faz algum tempo e vem sendo utilizado por muitas celebridades desde então.

O chamado “grillz” é um acessório utilizado sobre os dentes atualmente, porém além dele ainda existem os implantes de ouro que também continuam sendo bastante utilizados.

Portanto, para saber mais a respeito do dente d e ouro continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é dente de ouro?

O dente de ouro pode ser definido de maneiras diferentes devido ao fato de fazer referência a mais de um significado.

Sendo assim, o dente de ouro pode ser entendido como o acessório do momento, o chamado “grillz”, que pode também pode ser confeccionado de vários materiais além do ouro.

O dente de ouro também pode fazer referência ao dente implantado de ouro, também conhecido como coroa dentária de ouro.

Portanto, ele pode ser tanto uma referência ao acessório utilizado sobre os dentes como também uma referência à prótese fixa unitária.

Tipos de dente de ouro

Assim como citado anteriormente, o dente de ouro pode fazer jus a diferentes tipos de objetos, portanto é importante conhecer os tipos de dente de ouro para garantir estar escolhendo o correto.

Sendo assim, confira quais são os tipos de dente de ouro:

dentista1

grillz de ouro

Grillz de ouro

O grillz é um acessório que foi desenvolvido por volta da década de 80 nos EUA que ainda é muito utilizado por várias pessoas nos mais diversos países.

Ele pode ser confeccionado de ouro e de outros materiais como por exemplo diamante, prata e mármore, além de poder ser confeccionado nas mais diferentes formas.

Sendo assim, ele pode ser feito de modo que cubra totalmente os dentes, mas também pode ser feito de forma que os cubra apenas parcialmente.

Portanto, o grillz se trata de um tipo de acessório que consiste em uma estrutura metálica que é posicionada sobre os dentes.

Geralmente ela possui uma estrutura de silicone para impedir que sua estrutura rígida cause danos aos dentes.

A utilização desse acessório não é recomendada por dentistas, pois seu uso pode trazer diversas complicações para a saúde bucal do paciente.

Dessa maneira, confira os principais problemas bucais causados pelo grillz.

Problemas bucais causados pelo grillz

Assim como foi dito, é um tipo de acessório utilizado sobre os dentes que podem trazer graves riscos para a saúde bucal do paciente. Dentre eles é possível citar:

  • Feridas;
  • Retração gengival;
  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Fraturas nos dentes que entram em contato com o grillz;
  • Problemas na mastigação;
  • Halitose;
  • Problemas na fonética;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dores no dente.

Isso reforça a necessidade da visita e diálogo com um profissional de confiança antes de começar a utilizar o grillz.

Dessa maneira, após consultar-se com um dentista experiente, ele irá auxiliá-lo durante o processo, para reduzir as chances de prejudicar sua saúde bucal.

Cuidados necessários ao utilizar o grillz

Ao utilizar o grillz, é necessário ter alguns cuidados adicionais com a higiene bucal para reduzir os riscos de possíveis problemas.

Sendo assim, abaixo estão algumas recomendações para evitar possíveis problemas:

  • Escove bem os dentes após as refeições e antes de colocar o grillz novamente;
  • Higienize bem o grillz para evitar o acúmulo de bactérias nele;
  • Utilize o fio dental regularmente para conseguir higienizar as regiões onde a escova de dentes não alcança;
  • O enxaguante bucal também é uma ótima forma de complementar a higienização dos dentes.

coroa de ouro

Coroa de ouro

A coroa dentária de ouro é o outro tipo de dente de ouro existente no mercado atualmente. Ela consiste em uma prótese fixa unitária que é fixada sobre um implante. Portanto, ela é utilizada quando o paciente perde um dente e deseja repor o dente perdido.

A coroa de ouro é apenas um dos modelos de coroa dentária existentes atualmente, desse modo, para utilizar uma coroa dentária o paciente pode optar pela de porcelana, resina, ouro ou a de liga metálica.

Esse tipo de prótese possui uma ótima resistência por conta do material no qual ela é construída, porém, o material deixa a desejar no quesito estética.

Isso ocorre devido ao fato de que o ouro possui um contraste muito grande com a cor natural dos dentes, o que acaba fazendo com que elas sejam utilizadas para substituir os dentes traseiros.

Quais as vantagens da coroa de ouro?

A coroa de ouro é uma das alternativas possíveis de materiais da prótese fixa unitária, portanto é apenas uma das opções que o paciente possui.

Sendo assim, confira quais são as principais vantagens de se utilizar a coroa de ouro:

  • É um material que possui uma alta resistência física;
  • Possui uma ótima resistência à corrosão;
  • Necessita de uma baixa remoção dos dentes adjacentes;
  • Alta biocompatibilidade.

Cuidados necessários com a coroa de ouro

Para cuidar bem da coroa dentária de ouro é necessário cuidar bem da higiene bucal, pois mesmo se tratando de um dente artificial, ele ainda pode acumular bactérias e partículas de alimentos que podem vir a prejudicar os dentes adjacentes.

Além disso, também é recomendado realizar visitas regulares ao dentista para que ele possa avaliar a condição da prótese e realizar qualquer tipo de manutenção necessária.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode tirar todas as dúvidas a respeito do dente de ouro e realizar o planejamento para instalá-lo.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!