O Que Você Procura ?

coroa dentária

Coroa dentária: quanto custa e quando usar?

dentista2

Coroa dentária é uma ótima opção para quem perdeu um dente ou parte dele, mas o que seria ela? Como funciona? Qual é o valor? Quais tipos existem?

É preciso entender que para responder essas perguntas também é necessário saber o que acontece para o que dente caia ou perca parte dele.

Porque a partir do momento que se sabe, é possível diagnosticar e assim escolher a melhor opção entre as coroas dentárias.

Logo, se perdeu um dente, resolvia esse problema por meio das coroas dentárias. Além de aprender um pouco mais sobre elas,  deixo outras informações sobre como é feito esse procedimento.

Tenha uma boa leitura!

O que pode levar a queda do dente?

Diversos fatores podem contribuir para essa ocasião, como um traumatismo dental – que é quando sofremos algum tipo de acidente que pode causar um trauma no dente, como uma queda, pancadas, entre outras situações.

Há casos também da presença da cárie dentária ou doenças periodontais, que quando não tratadas, podem levar a queda dos dentes além de outros problemas bucais.

o que é coroa dentaria
Coroa dentária em um molde.

Coroa dentária o que é?

Agora que já se sabe alguns dos motivos que podem levar o paciente a perder os dentes, o que seria a coroa?

Primeiro, é preciso entender que o dente é dividido em raiz (parte abaixo da gengiva) e coroa (porção acima da gengiva, ou a parte visível do dente).

Por isso, quando se trata de uma coroa dentária, tenha em mente que é um procedimento em que busca tratar a parte do dente que foi danificada ou perdida, como e fosse uma prótese fixa, que substitui e devolve a funcionalidade do dente.

dentista1

A coroa dentária é colocada sob a raiz do dente, de modo que o proteja e recubra essa área, dando assim ao paciente uma estética mais natural, devolvendo ao paciente a segurança de poder sorrir, mastigar e falar normalmente novamente.

Coroa dentária, quando colocar?

Há situações em que é necessário colocar as coroas. Isso para que o dente não perca sua funcionalidade.

Toda via, estes são alguns dos principais fatores que influencia no uso da coroa dentária:

  • Dente que sofreu algum tipo de fratura, sendo assim restaurado;
  • Cobertura de um dente descolorido ou deformado;
  • Após uma restauração grande em um tratamento de cárie, por exemplo, quando resta pouca estrutura do dente;
  • Ligação de uma prótese;
  • Proteção de um dente enfraquecido;
  • Cobertura de um dente submetido a tratamento de canal;
  • Tratamento de implante dentário, em que a peça é colocada em cima do pino de titânio.

Depois que é identificado o que resultado na inserção da coroa dentária, é hora de saber quais materiais podem ser usados, entre outras dúvidas como tempo de duração do procedimento, entre outros.

Tipos de coroa dentaria

Para que a coroa venha cumprir sua função, é preciso conhecer quais materiais são mais utilizados e como cada um deles protege o dente.

O material utilizado para fazer a coroa dentária é importante porque, por meio dele será possível ter um resultado estético mais rápido, que melhore a autoestima do paciente quase que imediatamente.

Conheça agora alguns tipos de materiais que são utilizados para produzir coroas dentárias:

Porcelana

A coroa dentária de porcelana é  o tipo de coroa dentária mais querido entre os pacientes, por causa de alguns benefícios, entre eles:

  • Uma coloração mais estável, se aproximando mais da cor natural do dente;
  • Apresenta maior resistência ao desgaste;
  • Menos acúmulo de sujeira.

Todavia, a coroa de porcelana se apresentar algum tipo de trauma, por exemplo, uma trinca, não é necessário recomeçar o trabalho para fazer uma renovação do material,  por causa da resina presente na sua composição.

Metalocerâmica

Como cada caso de uso da coroa dentária pode sofrer variações, por causa da finalidade e funcionalidade que ela irá trazer ao dente.

Existem modelos que tem como objetivo melhorar a mastigação e proteger os dentes de cáries. Desse modo, a coroa dentária em metalocerâmica é a melhor indicação.

Esse tipo de coroa apresenta em sua composição uma liga metálica que é envolvida por cerâmica e que contribui para que ela seja  posicionada no local de forma que venha aderir melhor ao resto do dente, com isso esse tipo de coroa é uma das opções mais firmes e resistentes de coroa.

Acrílico

Diferente das anteriores, não possui tanta resistência como os materiais citados acima, porém é mais acessível e não deixa a desejar no quesito estético.

Pacientes que usam a coroa dentária em acrílico, muitas vezes a utilizam como sucessora das coroas de cerâmicas. Ne para a remodelagem de dentes com aparência amarelada ou com traumas.

Metal

Coroas dentárias de metal são consideradas entre os tipos de coroas, como a que possui o material mais comum entre as demais, porém, é altamente resistente à corrosão.

Entretanto, quando colocada sobre os dentes, não garante uma ação estética tão satisfatória. Isso acontece por causa da possibilidade de que quando o profissional retira apenas a parte sadia da estrutura dentária,  fique agregado à parte branca dos dentes no metal.

Ouro

Por fim, um material que causa muita dúvida entre os pacientes, são as coroas dentárias de ouro, que por ser um metal, acaba criando a ideia de que seja mais difícil de aplicar.

Talvez, algo que muitos não conheçam, é de que quando analisado biologicamente, o ouro é dos materiais que mais possui uma adaptação ao tecido gengival, comparado aos demais tipos de materiais para coroas dentárias.

Porém, por ter uma coloração amarelada e um alto custo a ser gasto, o torna uma desvantagem perto dos demais materiais para coroas.

quanto custa uma coroa dentaria
Dentista e paciente sorrindo dentro do consultório.

Coroa dental, quanto custa?

O tipo de material e fator estético interfere no valor do procedimento dental.

Contudo, é possível dizer que os valores para um procedimento como este, podem variar em torno de R$ 900,00 (novecentos reais) a R$1.400,00 (mil e quatrocentos reais).

A melhor maneira de recuperar um dente muito estragado é com uma coroa dentária, já que não requer algo mais trabalho como um implante dentário.

Coroa dentária, quanto tempo dura?

As coroas podem durar uma vida toda, porém, há exceções em alguns casos, em que elas podem se soltar ou cair.

Por isso, garanta a durabilidade das coroas dentárias ao manter uma boa prática de higiene bucal, alinhada a ida ao dentista.

Mantenha sua saúde bucal em dia pode ser uma tarefa difícil, mas com as Clínicas OralDents, você traz mais vida ao seu sorriso.

Saiba como estão seus dentes, agendando uma avaliação clicando aqui.

E se gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!