O Que Você Procura ?

como aliviar dor de dente do bebê

Como aliviar dor de dente do bebê? Confira algumas dicas

dentista2

O nascimento dos dentes do bebê normalmente começa por volta dos 6 meses de vida, e durante esse período o bebê geralmente fica mais enjoadinho. Isso levanta a dúvida sobre como aliviar dor de dente do bebê.

Nesse post você irá conferir os sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos, como aliviar dor de dente do bebê e como cuidar deles:

Sintomas do nascimento dos dentes do bebê

Essa fase da vida é conhecida por deixar o bebê extremamente irritado, fazendo com que ele chore na maior parte do tempo. 

Apesar de ser bastante comum que durante esse período ele fique mais agitado, há casos onde não há alterações em seu comportamento.

Portanto, mesmo que não seja em todos, o nascimento dos primeiros dentinhos pode causar:

  • Irritação;
  • Dificuldade para descansar;
  • Produção excessiva de saliva;
  • Alteração do apetite;
  • O uso de qualquer objeto a seu alcance para coçar a gengiva;
  • Incômodo na hora de se alimentar;
  • Inchaço e dor nas gengivas;
  • Febre.

Sendo assim, devido aos muitos sintomas sentidos pela criança, é fácil de entender porque eles costumam ficar mais enjoadinhos nessa fase.

Porém, assim como qualquer outro tipo de sintoma, é possível reduzir ou eliminar os sintomas do nascer dos dentes.

como aliviar dor de dente nascendo em bebê

Como aliviar dor de dente do bebê?

A dor do nascimento dos primeiros dentinhos deixa o neném muito agitado, por isso muitas mamães e papais procuram maneiras de como aliviar dor de dente do bebê.

Por isso, nesse post resolvemos fazer uma lista de métodos que conseguem reduzir o incômodo sentido por eles.

dentista1

As maneiras de como aliviar a dor de dente do bebê são:

Massagem na gengiva

Quando sofremos algum trauma, temos o costume de apertar a região para reduzir a dor. Do mesmo modo, quando sofremos câimbra procuramos massagear o local a fim de aliviar a dor.

Portanto, o nascimento dos dentes do bebê não é diferente, de modo que uma massagem na gengiva pode ajudar a reduzir o incômodo.

É extremamente importante higienizar as mãos antes de realizá-la, pois a imunidade dele ainda não está formada.

Desse modo, qualquer microrganismo presente em suas mãos pode causar uma infecção grave.

Compressa com infusão de calêndula

A calêndula é uma flor que possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que auxiliam para amenizar o incômodo. Além disso, o fato de ser um calmante faz com que o bebê adormeça mais facilmente, visto que durante essa fase seu sono pode ser afetado.

A infusão deve ser feita com água e pétalas da flor, após finalizada, é importante deixá-la em repouso por alguns minutos.

Para utilizá-la, umedeça uma gaze limpa com a solução e aplique sobre a gengiva. Pode-se repetir esse procedimento algumas vezes durante o dia.

Oferecer mordedores

Atualmente existem objetos próprios para o bebê “coçar” e massagear a gengiva enquanto se diverte, além de não oferecer nenhum risco de causar ferimentos.

É possível adquiri-los em lojas especializadas em produtos infantis, farmácias, pela internet e até mesmo em alguns mercados.

É importante sempre manter esses objetos limpos, para evitar infecções devido à microrganismos.

Além disso, devido a maioria dos mordedores possuírem água em seu interior, uma boa estratégia é colocá-los na geladeira antes de entregá-lo ao bebê, pois dessa forma trará um alívio maior.

Outra possibilidade é encher o bico da chupeta de água e congelá-la, dessa forma ela terá o mesmo efeito de uma pedra de gelo, porém evitando o risco de o bebê engolir.

Picolés caseiros

O consumo de sorvetes e picolés é indicado como pós-tratamento para alguns procedimentos odontológicos que provocam dor. Porém, como na maioria dos casos o açúcar ainda não foi inserido na dieta do bebê, não é recomendado oferecê-lo esses alimentos.

Portanto, uma boa alternativa é utilizar picolés de leite materno ou de polpa de frutas. Essas opções, além de serem nutritivas, evitam que a criança tenha contato com o açúcar muito cedo em sua vida.

É importante mencionar que essa opção não deve substituir o aleitamento nem a alimentação do bebê. Além disso, ela não deve ser feita mais do que duas vezes por dia.

Como aliviar dor de dentes do bebê com remédios?

Existem alguns medicamentos e pomadas que podem ser utilizados como analgésicos para aliviar a dor da criança. Um exemplo de medicamento útil para aliviar o incômodo da criança é a camomilina C. Além dela também existem géis e pomadas próprias para isso.

Para utilizar a camomilina, deve-se abrir a capsula e aplicar o conteúdo sobre a gengiva do bebê. Também, deve-se ter cuidado para que a criança não engula o medicamento.

Não se deve utilizar medicamentos sem recomendação ou acompanhamento médico, nem em crianças menores que quatro meses.

O que fazer quando o bebê está nascendo os dentes?

O nascimento dos dentes é um período complicado, pois se trata de uma fase onde os primeiros dentinhos estão rompendo a gengiva, o que causa dor e um grande desconforto.

Portanto, o mais importante é que a mamãe tenha paciência durante esse período, pois é normal que o bebê fique mais irritado.

Dessa maneira, para aliviar um pouco essa agitação, pode-se utilizar algumas das dicas de como aliviar a dor de dente do bebê listadas acima, pois elas são capazes de trazer um pouco mais de conforto à criança.

Além disso, deve-se procurar atendimento médico caso haja a presença de:

  • Vômitos;
  • Febre alta que não abaixa com remédios;
  • Diarréia muito líquida ou com presença de sangue;
  • Falta de alívio após o uso de métodos que deveriam reduzir o incômodo.

Como cuidar dos primeiros dentes do bebê?

Assim como a boca de um adulto necessita ser limpa, a da criança também, pois isso evita a proliferação de bactérias.

Desse modo, antes do nascimento dos dentes, deve-se higienizar a gengiva com uma gaze úmida, de maneira suave para que não provoque ferimentos.

Assim que houver o nascimento do primeiro dente, pode-se iniciar a higienização com uma escova de dentes própria para bebês.

Manter a boca da criança limpa é importante para evitar o aparecimento de complicações como a cárie de mamadeira.

Visitas regulares ao dentista

Mesmo se tratando de crianças, é importante que haja o acompanhamento odontológico para evitar e acompanhar possíveis problemas odontológicos.

Desse modo, por volta dos 6 meses, época em que se inicia o nascimento dos primeiros dentinhos, já é possível iniciar o acompanhamento com um odontopediatra.

Deve-se realizar visitas periódicas ao dentista num intervalo de 6 em 6 meses, porém no caso do bebê, onde seus primeiros dentes estão nascendo, pode ser feita com um intervalo menor de tempo.

Além disso, após o nascimento da dentição completa, deve-se iniciar a visitas regulares para o acompanhamento e a realização de tratamentos como a profilaxia, que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Logo, com as visitas regulares ao dentista você consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!