O Que Você Procura ?

Estresse

Estresse demais faz cair os dentes? Descubra!

dentista2

Por causa do período que estamos vivendo, é comum muitos estarem se sentindo mais estressados. Mas além da irritabilidade, o estresse pode causar outros sintomas em nós, inclusive a queda dos dentes e outros problemas bucais.

Reunimos neste texto informações que irão explicar um pouco como o estresse pode atrapalhar diferentes partes do corpo humano, principalmente a boca e os dentes.

O que pode causar o estresse?

Apesar de ser muito falado por aí, o estresse ou stress pode ser considerado como uma resposta física do nosso corpo há algum tipo de estimulo.

Essa foi a parte teórica do assunto, na prática, quando acontece alguma situação, por exemplo, alguma frustração familiar, pressões no trabalho ou relacionamento, é possível que seu corpo reaja de forma diferente.

É daí que sai o: “Nossa, mas fulano é estressado (a). ”

Alguns sintomas de estresse

Alguns sintomas de estresse

Pessoas estressadas costumam a tomar consciência do quanto realmente estão estressadas somente quando o físico começa a se sentir afetado.

A partir disso, a forma como reagimos as situações do dia a dia podem ser estímulos que fazem com que quando estamos estressados, nosso corpo pensa que estamos sob um “ataque”, liberando assim um mix de hormônios.

Entre esses hormônios, temos: a adrenalina, o cortisol e o norepinefrina que agem como um estimulante para o corpo, o preparando para algum tipo de ação física.

Todo esse processo resulta em uma tensão que pode se prolongar em diferentes partes no corpo, como o cérebro, o coração, o aparelho gástrico, o músculo e a boca.

dentista1

Entre os principais sintomas do estresse, temos:

  • Enxaqueca;
  • Dor no peito ou taquicardia;
  • Fadiga;
  • Dor no estômago;
  • Náusea;
  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Tremores no corpo;
  • Problemas para dormir;
  • Alergias na pele (vermelhidão);
  • Libido sexual reduzido;
  • Boca seca;
  • Maxilar tensionado.

Estresse pode causar a queda dos dentes?

Eu sei que se você é uma pessoa estressada, com certeza ficou com medo no início deste texto, mas pode ficar tranquilo.

O estresse sozinho não faz ninguém perder um dente. Mas sabe quando dizem “tudo em excesso faz mal”, pois então, quando atingimos altos níveis de estresse e soma isso há algum fator já existente, como o bruxismo (ranger dos dentes).

O fator do bruxismo, que se intensifica com o estresse e somado a doenças periodontais pode ocasionar a queda do dente.

Por isso recomendamos tenha uma boa rotina de ir ao consultório dentista para garantir a sua saúde bucal.

Problemas bucais por causa do estresse

Além dos citados acima, dores de dente também podem estar relacionadas, ocasionadas pelo bruxismo.

A força que o ranger dos dentes, que muitas vezes ocorre de forma involuntária durante o sono, pode provocar uma descarga nos dentes.

O estresse constante pode afetar as articulações e músculos tendo consequências graves, incluindo a dor.

Apesar da gravidade, pode variar de um para o outro, desse modo se sentir uma dor difusa que afeta até os músculos, a dica é consultar um dentista e saber qual é causa da sua dor de dente.

Depois disso, o profissional irá identificar e indicar o tratamento mais adequado para o problema, mas se passar da dor no dente, o indicado é procurar um médico para encaminhar para um especialista sobre o assunto.

Quais outros problemas pode causar?

O estresse pode ser diferente de um para o outro. Mas ele pode atingir todo o corpo, no entanto, algumas áreas estão mais vulneráveis aos efeitos da tensão prolongada que ele pode provocar.

Dentre as principais áreas, temos:

Cérebro: a atividade cerebral aumenta e as pupilas podem dilatar para melhorar a visão. Porém, em grandes doses de estresse, a pressão arterial aumenta muito rádio, podendo ocorrer AVC ou até mesmo um aneurisma.

Coração: geralmente os batimentos cardíacos aumentam e a pressão arterial sobe causando grandes descargas de adrenalina, aumentando a coagulação do sangue, contraindo os vasos cardíacos, crescendo a chance de ter um infarto.

Aparelho gástrico: o estresse é capar de mudar o nível de acidez do estômago. Em altas doses, isso se transforma em uma azia, má digestão, gastrite e até a formação de uma úlcera.

Músculos: como eles recebem mais sangue o oxigênio se contrai para melhorar a performance. Isso leva a tensão constante, causando dores, principalmente no pescoço, costas e ombros, e um sensação de cansaço exagerado.

Boca: pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais. Elas atingem os tecidos ao redor dos dentes, responsáveis pela fixação do dente. Além disso, essas doenças podem causar destruição do tecido ósseo e levar à perda dos dentes como já falamos acima.

Aliviando o estresse (relax)

Agora que você já sabe que ficar estressado não te faz bem, é hora de algumas dicas para aliviar a tensão.

Primeiro, você tem que ver de onde está vindo o estresse, porque nem sempre está relacionado a trabalho ou relacionamentos. Pode estar relacionado há coisas que você nem imagina, dificultando ainda mais o processo.

Depois de descobri e avaliar, cabe a você decidir o que será feito. Lembrando que você não precisa passar por este processo sozinho, buscando ajuda de um psicólogo.

Outras formas de ajudar a aliviar o estresse estão relacionadas a prática de exercícios físicos, meditação e até mesmo algum tipo de passatempo.

Além disso, não esqueça de ir regularmente ao dentista para saber como anda sua saúde bucal, afinal, ela também é tão importante quanto a saúde mental.

Você pode aproveitar e agendar sua avaliação gratuita conosco aqui!

E se gostou do nosso texto, tem alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários que terei prazer em lê-los.

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!