O Que Você Procura ?

Enxaguante bucal e suas recomendações

dentista2

Enxaguante bucal parece ser algo simples, e que não exige muitas recomendações ou técnicas para fazer o uso, afinal, quem não gosta de ter um sorriso saudável e um hálito refrescante?

Os enxaguantes estão disponíveis no mercado em diversas formulações, com agentes antimicrobianos que combatem a cárie, o mau hálito de origem bucal, a placa bacteriana, e a gengivite.

Portanto, apesar dos produtos serem vendidos sem necessidade de prescrição, é importante entender que a utilização desses produtos deve ser feita com recomendação do dentista.

Por isso, separamos algumas informações importantes que você precisa saber ao fazer o uso do enxaguante. Confira em nosso texto de hoje!

enxaguante bucal

Quem pode usar enxaguante bucal?

Normalmente o enxaguante é utilizado como complemento à higienização mecânica, ou seja, a higienização feita com escova de dente e o uso do fio dental, por pessoas que com risco de cárie, halitose de origem bucal e gengivite, ou até mesmo após cirurgias. Dessa forma, é muito importante entender três ponto sobre os enxaguantes.

  • Não substituem a escova de dente, a pasta, o fio dental e os higienizadores de língua.
  • É recomendado o uso a partir de 06 anos de idade, idade ideal onde a criança já consegue bochechar e não engolir a solução.
  • Devem ser indicados pelo dentista.

O uso do enxaguante bucal pode ser diário?

O uso dos enxaguantes varia de acordo com a fórmula do produto e a indicação do seu dentista, o ideal é que ele diga a quantidade a ser usada e os dias e horários que deve ser feito.

Quais as opções de enxaguante no mercado?

Normalmente existem dois tipos de enxaguantes bucais: os terapêuticos e os cosméticos.  Os terapêuticos contém  agentes específicos que combatem a cárie, a placa bacteriana e a gengivite.

Já os cosméticos são aqueles utilizados para reduzir ou acabar temporariamente com o mau hálito, deixando a boca com sensação de frescor e sabor agradável.  Sendo assim, veja algumas características e ingredientes dos enxaguantes:

Com álcool: essa é uma opção que deve ser evitada, sendo utilizada somente com a prescrição e supervisão de um dentista. A utilização contínua desse produto pode causar o ressecamento da mucosa bucal, descamação dos tecidos moles da boca e a inibição das glândulas salivares, e isso resulta na diminuição da saliva.

dentista1

Sem álcool: esses são mais recomendados para o uso do dia a dia.

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!