O Que Você Procura ?

carvão ativado

Carvão ativado: o que é, para que serve e cuidados a se tomar

dentista2

Afinal de contas, carvão ativado para que serve? Há quem diga que o; “sorriso é a janela para o coração”. Apesar disso, muitos ainda se sentem inseguros quando o assunto é sorrir.

Vários fatores podem contribuir para essa insegurança, entre elas, estão os dentes amarelados, na qual muitos buscam algum tipo de clareamento, como o do carvão ativo.

Se você nunca ouviu ou não conhecia a “fórmula” para clarear os dentes com carvão ativado, este é o momento. Reunimos tudo sobre ele aqui, vem comigo!

O que é o carvão ativado?

Deixo claro que estamos falando de um carvão que passa por um processo industrial, então nada de pegar o carvão da churrasqueira para fazer experimentos, ok?

Para melhor compreensão carvão ativado = origem industrial, carvão de churrasco = origem vegetal. Agora que já definimos isso, vamos entender como é este processo.

De acordo com a definição da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o carvão ativado é uma substância química, obtida a partir de um processo industrial de aquecimento do carvão convencional para uso exclusivamente na medicina.

A partir disso é obtido um pó com partículas altamente porosas e capazes de reter em seu interior substâncias químicas, gases e toxinas em um processo chamado de adsorção – com “d” mesmo.

Esse processo é utilizado em hospitais, por exemplo, em casos de envenenamento, já que ele consegue isolar o agente tóxico, impedindo que o veneno seja absorvido pelo organismo.

Além desses, o carvão ativado também está presente nos sistemas de filtragem, com os purificadores de água domésticos, retendo todas as impurezas que podem estar presentes na água.

dentista1

Apesar de ter “fácil acesso”, é aconselhável a usá-lo sobre recomendações médicas.

Carvão ativado para que serve?

Talvez você não se lembre, mas desde o ano passado muitos influencers passaram a indicar o carvão ativado para clarear os dentes além de outras utilidades. Entre elas, cuidados para a pele e cuidados para o cabelo.

A partir disso, vídeos e inúmeras postagens a respeito dos seus benefícios e como usar o produto da melhor forma possível estavam em alta nas redes sociais.

Logo, este aumento nas buscas por carvão ativado causou medo em alguns especialistas principalmente na forma como ele é utilizado.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Mario Sergio Giorgi, afirma que não há nenhum protocolo que oriente a prática de usar o carvão ativado.

Ou seja, não é confirmado 100% a eficácia do produto, claro que de forma amadora, como é feita pelas vendas na internet.

Segundo os influencers, passar o pó preto, de uma à duas vezes durante o dia, pode promover o clareamento mais rápido, podendo ser em até duas semanas.

Mas o carvão ativado clareia os dentes?

carvão ativado

A substância consegue trazer a sensação de clareamento por causa do que fica à vista é uma camada chamada de dentina. Caracterizada por ser mais amarelada do que o esmalte natural.

Por isso, quando consumimos alimentos como chá ou o café, ao utilizar o carvão ativado, ela elimina essa primeira camada, causando a impressão dos dentes estarem mais claros que antes.

Porém, a prática não apenas representa riscos para a saúde bucal, mas também o uso da substância pode desgastar significativamente o esmalte dental.

Quando o esmalte dental é desgastado, graves riscos podem acontecer, como os nervos ficarem mais desprotegidos e consequentemente uma maior sensibilidade dos dentes e o carvão atingir as gengivas, por ser muito agressivo.

Cuidado ao usar o carvão ativado

O que os especialistas orientam na hora de usar o carvão ativado é que procurem profissionais adequados, para que você não seja exposto a nenhuma exposição a longo prazo pelo uso do carvão, podendo resultar na vulnerabilidade dos seus dentes.

É importante lembrar que existe o clareamento caseiro, que é feito utilizando o peróxido de carbamida, que tem baixo poder de oxidação e pode ser aplicado em casa.

O que os especialistas acham do carvão ativado?

Apesar da fama e fácil acesso a esse material, os especialistas aconselham a optarem pelo clareamento dental em consultório.

Lá, o profissional conseguirá avaliar o seu caso e apresentar qual é a melhor opção para você, de modo que, dependendo do tratamento poderá durar de duas a três sessões.

Afinal, o procedimento de clareamento dos dentes precisa ser bem planejado e com muito cuidado, porque se não for orientado, pode trazer consequências muito graves.

Além disso, também requer um monitoramento cuidadoso para que não gerar consequências indesejáveis, diferente do carvão ativado.

Mas lembre-se, neste caso, você enquanto paciente deve ser informado sobre as contraindicações e riscos de qualquer tipo de procedimento.

Em casos de compras pela internet, lembre-se dos seus direitos como consumidor, lembrando sempre de conferir comentários e o perfil de quem está te vendendo ou oferecendo algo, quando o assunto é internet.

Agora que já sabe dessas informações sobre o carvão ativado, você pode agendar sua avaliação gratuita conosco aqui e assim iniciar o processo de clareamento dental.

E claro, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!