O Que Você Procura ?

protocolo inferior

Protocolo inferior: confira mais sobre esse tipo de prótese

dentista2

O protocolo inferior é um tipo de prótese fixa feita com o intuito de substituir os dentes inferiores ausentes.

As próteses normalmente são procuradas por pessoas que perderam um ou mais dentes e tem o objetivo de repor as funções exercidas por esses dentes.

Confira abaixo nosso post a respeito do protocolo inferior:

O que é protocolo superior e inferior?

Muitas pessoas que sofrem a perda dos dentes possuem uma queda da autoestima devido a esse fato e, na maioria das vezes, têm vergonha de sorrir por conta dessas falhas. Porém, o medo de a dentadura soltar ou realmente se desprender na frente de outras pessoas é uma sensação horrível. 

Uma das possíveis maneiras de resolver o problema gerado pela frouxidão da dentadura, é o protocolo inferior, para a arcada de baixo, e o superior, para a arcada de cima.

Eles são um tipo de prótese fixa, ou seja, só é possível removê-las no consultório odontológico. Isso garante uma maior segurança ao falar, além de proporcionar mais conforto durante a mastigação. A prótese protocolo pode ser usada para substituir alguns ou todos os dentes faltosos, estando eles adjacentes ou não.

Materiais de confecção da prótese protocolo inferior

O protocolo inferior é um tipo de prótese responsável por repor a função dos dentes ausentes, além de melhorar a estética do sorriso de quem não possui a arcada dentária completa.

Por também ser responsável por garantir uma boa aparência, ela possui diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados em sua construção.

De modo que, cada um desses materiais garanta diferentes características, tanto estéticas quanto funcionais.

dentista1

As opções de materiais disponíveis para sua construção são:

Resina com a estrutura em metal

Assim como as outras próteses feitas de resina, essa é a opção que possui o melhor preço. Porém, preço baixo trás algumas desvantagens que devem ser analisadas antes de se iniciar o seu uso.

Mesmo com suas desvantagens e o fato de atualmente ser um material meio ultrapassado na confecção do protocolo inferior, ela ainda é bastante utilizada, principalmente na confecção de próteses provisórias.

Suas maiores vantagens são o preço em conta e a rapidez com que ela é feita. Já suas desvantagens são o fato de possuir uma estética menos agradável, ter uma durabilidade baixo e pode contribuir para o mau hálito e acúmulo de placa bacteriana, por ser um material muito poroso.

Porcelana com estrutura metálica, ou metalocerâmica

Esse é o tipo de construção mais utilizado na confecção de próteses, pois ele combina uma alta durabilidade e resistência com um preço acessível.

Mesmo com a constante evolução das porcelana odontológica, o impacto estético causado por essa prótese continua sendo o mesmo, devido a suas partes metálicas.

As maiores vantagens desse modelo são a elevada resistência e durabilidade, preço acessível e melhor aparência dos dentes em relação a resina.

Porém, apesar de garantir aos dentes da prótese uma boa aparência, sua estrutura de metal pode causar um certo impacto estético desagradável devido a sua coloração.

Porcelana com estrutura em zircônia

A zircônia é uma alternativa para substituir o metal utilizado na estrutura sem perder em nada no quesito de resistência.

Ela é considerada uma boa alternativa devido ao fato de garantir uma estética mais agradável sem perder qualidade.

Esse material possui uma ótima dureza e resistência a impactos. Ela é um material que pode ser fabricado em diversas cores.

Sendo esse um dos motivos de ser tão agradável esteticamente. Ela consegue assemelhar-se à cor dos dentes, além de garantir que o artificial tenha as mesmas propriedades visuais dos dentes. Desse modo, as principais vantagens dessa construção são a alta qualidade estética, resistência e durabilidade.

Além do mais, esse modelo tem a vantagem de ser metal free, ou seja, não possuir nenhuma parte metálica. Isso garante que pessoas que possuem alergia a metais possam utilizá-la sem complicações.

Sua maior desvantagem é o fato de possuir um preço mais alto que as mencionadas anteriormente, dessa maneira, cabe ao paciente decidir se a qualidade justifica o preço.

Como é fixada?

Como dito anteriormente, o protocolo inferior é um tipo de prótese fixa, o que implica que ela possui um método para garantir sua adesão e estabilidade na boca.

A fixação dessa prótese é feita por meio de implantes, que são estruturas de metal implantadas no próprio osso abaixo da gengiva.

Eles tem o objetivo de realizar a função das raízes do dente para os futuros dentes artificiais que irão substituir os dentes ausentes.

Esse modo de fixação garante uma estabilidade muito maior da prótese, de modo que ele consiga evitar os desconfortos gerados pelos outros tipos de fixação e pelas próteses móveis.

protocolo inferior com 4 implantes

Protocolo inferior: implantes

A primeira coisa a se definir antes do paciente decidir se fará ou não o uso do protocolo inferior é saber se ele possui gengivas e ossos com condições para recebê-lo. Isso não é necessário caso o paciente já possua implantes.

Caso o paciente não atenda os requisitos de volume ósseo e saúde gengival para a fixação dos implantes é necessário realizar um tratamento prévio.

No caso de escassez óssea, é necessário realizar um enxerto ósseo para garantir que ele tenha o volume necessário para suportar os implantes sem problemas.

Quando existe uma complicação na saúde gengival derivada de periodontite, o paciente deve procurar tratá-la antes de realizar a fixação dos implantes. Também é válido ressaltar que o implante pode ser confeccionado por diferentes materiais, que são o titânio e a zircônia.

Ambos possuem uma excelente aceitação pelo corpo, desse modo, a escolha entre eles é definida quando há alergia a algum dos materiais ou pela estética proporcionada por eles.

O protocolo inferior pode ser fixado por 4, 5 ou 6 implantes, sendo que quanto maior o número de implantes, maior é a estabilidade da prótese.

Prótese protocolo inferior preço

O protocolo inferior não possui um preço fixo, o que implica que seu preço pode variar dependendo da região e clínica escolhida. Além disso, ele pode ser construído de diferentes materiais, assim como seus implantes, o que também pode causar uma mudança no preço.

Outro fator que também interfere no valor total do protocolo inferior é se o paciente já possui os implantes, pois caso os implantes já estejam presentes, não há a necessidade de colocar novos.

Cuidados com o protocolo inferior

O fato da prótese ser feita de dentes artificiais não significa que podemos deixar a higiene de lado, pois o restante da boca ainda está sujeito a doenças odontológicas, além da possibilidade de halitose e formação de placa devido a má higienização dela.

Desse modo, existem alguns cuidados indicados para manter uma boa higiene bucal que são:

  • Manter uma boa escovação, realizando-a no mínimo 3 vezes ao dia;
  • Utilizar uma escova interdental para limpar o espaço entre a gengiva e a prótese;
  • Dar uma atenção especial aos implantes, pois eles também podem acumular partículas;
  • Utilizar o fio dental de maneira correta para limpar os espaços em que a escova não alcança;
  • Caso sinta necessidade, pode-se limpar o espaço entre a gengiva e a prótese com jatos de água, porém é válido lembrar que ele não substitui a escovação;
  • Pode-se complementar a limpeza com o uso de enxaguantes bucais;
  • Visitar o dentista regularmente para que ele possa avaliar se existe algum problema e recomendar algum cuidado adicional caso seja necessário.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são necessárias para o sucesso do tratamento, assim sendo é indicado ir ao consultório, no mínimo, duas vezes ao ano (de 6 em 6 meses) para que seja feita a profilaxia e acompanhamento do estado da prótese.

É por meio dessas avaliações que podem ser feitas manutenções e, caso necessário, sua troca.

Logo, as visitas regulares à clínica odontológica OralDents visam não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!