O Que Você Procura ?

placa miorrelaxante

Placa miorrelaxante: O que é e para que serve?

dentista2

Placa miorrelaxante se trata de um tipo de proteção ao desgaste dos dentes causado pelo Bruxismo. A placa é uma indicação do dentista assim que há o diagnóstico desse distúrbio, impedindo o contato rígido e constante entre a dentição.

Logo, se combate não somente os danos que as crises do bruxismo causam à arcada dentária, mas todos os seus demais sintomas.

Veja a seguir quais são as demais particularidades por trás do uso da Placa miorrelaxante. Boa leitura!

Placa miorrelaxante, o que é?

A placa miorrelaxante, como o próprio nome indica, é uma placa que visa a combater o estresse muscular do bruxismo, impedindo com que os dentes se “relem” em meio ao ranger que essa desordem promove. Essa desordem traz uma série de danos à zona bucal, podendo levar até mesmo a necrose do nervo de parte da arcada.

Logo, na ausência da ação preventiva dessas placas miorrelaxantes, a força e a constância dos movimentos de contato, pode levar ao tratamento de canal futuro.

Demais complicações envolvem o arrastamento de restaurações realizadas e também a perda do tecido dentário, uma vez que vai sendo polido com o tempo. Entretanto, além de prejudicar a estética e o funcionamento da dentição afetada, o bruxismo também leva a problemas como insônia, dores na região do pescoço e estalos na mandíbula.

placa miorrelaxante para bruxismo
Homem com dores na dentição.

Placa miorrelaxante para o bruxismo

Esse tipo de placa é capaz de aliviar os sintomas não só do bruxismo, mas na maioria dos casos se remete a esse transtorno. Também conhecida como placa oclusal estabilizadora, placa de mordida e popularmente como placa de tratamento para bruxismo, é uma ação preventiva para que o paciente não desenvolva extrusões, migrações dentárias e problemas de mordida aberta anterior.

O bruxismo, como sendo um hábito causador de desgastes e fraturas na dentição, e capaz de afetar também as estruturas musculares da boca, está comumente associado ao estresse. Desse modo, tem como resultado sequelas permanentes como estalos e travamento de movimentos da mandíbula.

Dentre os demais sintomas também se destacam sensibilidade dentária, amolecimento da dentição, cansaço, alterações no sono, dores de cabeça e no pescoço.

Esse distúrbio, pode ser noturno, mas também diurno, em momentos de vigília. Assim, se exige com que o uso da placa de mordida seja feito nos períodos que geralmente ocorrem as crises.

dentista1

As causas desse problema são diversas e incluem, como dito, questões emocionais. Logo, além do uso das placas, é importante frisar a importância de descobrir a causa principal dos surtos, tratando devidamente e evitando o agravamento da situação.

Quais são os tipos de placa miorrelaxante?

Se relacionando ao modelo, as placas miorrelaxantes podem ser de acrílico ou silicone. Ambos os estilos possuem os mesmos objetivos, sendo a proteção da dentição ranger de dentes, o alívio das articulações têmporo mandibulares e o relaxamento da musculatura.

No entanto, a escolha deve ser mediada por um dentista, já que se diferem quanto a suas atuações.

Placa miorrelaxante de acrílico

As placas miorrelaxantes de acrílico, assim como as de porcelana, são feitas no formato exato da mordida do paciente e são capazes de combater a dor e a tensão da boca, mandíbula e cabeça. Esse modelo é indicado na grande maioria das situações e é eficiente também no tratamento da ATM – disfunção da articulação temporomandibular.

É capaz de atuar nos casos mais graves e de distúrbio intenso, prevenindo que os movimentos realizados nesse quadro não comprometam as estruturas articulares. Esse produto é caracterizado por uma superfície lisa capaz de deslizar pela mandíbula a cada iniciativa de contato.

Placa miorrelaxante de silicone

Já as placas miorrelaxantes feitas de silicone são a melhor escolha para o tratamento da dor causada pela disfunção da ATM. A sua confecção, por sua vez, se assemelha a do procedimento caseiro do clareamento dental.

Assim, ela envolve a dentição com um material invisível e macio, apresentando um preço mais acessível e adaptável.

Para que haja a indicação desse produto para o tratamento do bruxismo, deve-se levar em conta as particularidades da situação. Logo, a utilização indevida dessa placa é capaz de intensificar ainda mais os sintomas do distúrbio.

Desse modo, a placa de silicone macia é recomendada somente para o tratamento do bruxismo cêntrico, que é uma condição rara e que pode evoluir por causa da falta de sinais do transtorno na dentição.

Quanto ao quadro de ATM, esse aparelho tem a finalidade de afrouxar as estruturas articulares em tempo que medidas terapêuticas específicas regem um tratamento anti-inflamatório.

Qual a melhor opção?

Para o tratamento ideal do bruxismo, a placa deve ser rígida e em resina acrílica, uma vez que é muito eficaz na redução de suas incidências e na diminuição da veemência dos músculos afetados.

A durabilidade dessa placa está relacionada ao grau da condição do paciente, uma vez que a pessoa vai desgastando a placa no lugar do dente ao decorrer do tempo.

Por sua vez, a placa de silicone não é capaz de impedir o ranger dos dentes, sendo capaz de se danificar facilmente. Com isso, esse produto não consegue controlar a musculatura mastigatória e a articulação temporomandibular.

Mesmo sendo mais confortável, a eficiência da placa resiliente se limita ao controle dos prejuízos da DTM – disfunção temporomandibular, que é uma das evoluções do bruxismo.

Considere que a placa miorrelaxante não é a cura do problema, somente aliviar as consequências do distúrbio. Trata-se apenas de uma proteção que faz com que o paciente deixe de desgastar o esmalte do dente para desgastar a placa.

Por fim, ambas devem ter sua troca a cada seis meses, em especial a de silicone, que por ser maleável permite a evolução de bactérias e assim, o mau hálito.

Bom uso da placa

Além das trocas periódicas, a placa deve ser higienizada devidamente. Para uma boa limpeza se recomenda o uso de um detergente neutro, uma vez que o creme dental possui propriedades que podem comprometer o material do produto.

Ademais, limpadores para próteses antibacterianos também são eficientes.

Esse hábito deve ser feito diariamente, além de que o produto deve se manter limpo e seco. Assim, se evita com que seja um ambiente propício à bactérias.

Assim como a higiene do acessório, a higiene bucal completa evita com que o sorriso se comprometa ainda mais pela formação de placas bacterianas, do tártaro e das cáries.

placa miorrelaxante preço
Mulher no consultório odontológico realizando a manutenção.

Placa miorrelaxante preço

O preço da placa oclusal estabilizadora é bastante variável, levando em conta os seus materiais divergentes e a sua confecção adaptada à boca de cada paciente. O preço da placa de acrílico varia em torno de R$ 500,00, e a de silicone em torno dos R$ 250,00.

Assim sendo, essa diferença razoável de valores considera que a de silicone é macia e menos resistente. A feita em resina acrílica é mais durável e consegue coletar melhores resultados.

A variação dos valores também está presente nos custos das sessões e da manutenção necessária de cada tipo de tratamento. As consultas com o odontologista buscam o maior conforto do paciente, além de identificar progresso.

Acompanhamento odontológico

A importância do acompanhamento odontológico também é evidenciada nesse contexto. Cada abordagem requer cuidados específicos e as suas orientações próprias.

Nesse sentido, essas orientações relacionadas, são feitas e mediadas pelo dentista, fazendo com que o tratamento tenha sucesso.

As visitas regulares à clínica odontológica permitem a identificação precoce de problemas como esse pelo dentista, barrando fortes danos estéticos e problemas bucais mais graves.

Para um sorriso mais harmônico e saudável, não deixe também os cuidados com a higiene bucal e da placa, ambos devem ser rotineiros e precisos.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!