Cisto dentígero: causas, sintomas e tratamento!
Sempre é dito aqui como é importante a ida no consultório dentista. Afinal, esse controle, te protege de diversas patologias, entre elas a do cisto dentígero.
Assim como no resto do corpo, a boca também possui diferentes bactérias, entre elas, existem as que são benéficas e outras não e podem levar a inflamações bucais, necessitando de diferentes tipos de intervenções e em alguns casos, falecimento.
O cisto dentígero, apesar de parecer algo inofensivo, pode ser sinal de algo ruim está acontecendo na sua boca. Para que isso seja evitado, é indicado ter uma boa rotina com algum profissional especializado, para que possa ser tratado da melhor.
Aqui você vai encontrar:
O que é cisto dentígero?
O processo da dentição pode ocorrer de diferentes formas em cada indivíduo. Quando passamos a desenvolver nossos dentes permanentes – os que crescem após a queda dos dentes de leite, pode ser que aconteça de surgir uma bolsa próxima do local.
Mas o que seria essa bolsa? Formada por um líquido, geralmente de cor transparente geralmente no interior da boca ou ao redor da coroa, é o cisto dentígero.
Também chamado de cisto folicular, geralmente não dói ou há riscos (de imediato), mas tudo que não é tratado, pode ocasionar em complicações, por isso requer atenção.
Outro fato é o de por ter aspecto de um caroço, pode sentir desconforto de sentir algo assim na boca, mas pode ficar tranquilo, uma ida ao dentista resolve o problema.
Diagnóstico de cisto dentígero
Essa condição é bem comum no que diz respeito a saúde bucal. Sendo mais comum entre pacientes do sexo masculino com idade entre 10 e 30 anos.
O cisto dentígero é mais provável de surgir nos dentes que são denominados como terceiros molares, também chamado de sisos, mas pode acontecer dele envolver também os dentes caninos e pré-molares.
Por ter um crescimento lento e sem sintomas graves, o cisto dentígero não é grave, podendo ser facilmente removido através de um procedimento cirúrgico, seguindo as devidas orientações do dentista.
Para identifica-lo, pode ser feito uma radiografia panorâmica, que por meio dela é possível fazer a captura da mandíbula e do maxilar cisto dentígero mesmo quadro.
Ela pode ser feita no final da adolescência, quando o dentista está monitorando a erupção dos dentes do siso, ou no início, durante alguma consulta ortodôntica.
A aparência desse tipo de cistos geralmente apresenta uma forma lisa, um pouco circular e podem parecer completamente separados do dente adjacente a ele.
Entretanto, em outros casos, pode acontecer de que o dente faça parte do cisto e para ser extraído é preciso fazer um processo para removê-lo.
Cisto dentígero é grave?
Como já dito mais acima, esse tipo de cisto normalmente é pequeno, e seus sintomas são quase imperceptíveis. Mas quando ocorre dele aumentar de tamanho é possível que os seguintes sintomas apareçam:
- Dormência ou formigamento;
- Dor, sendo indicativo de processo infeccioso;
- Deslocamento de dentes;
- Desconforto;
- Inchaço local;
- Deformidade no rosto.
Por ser diagnosticado apenas por exames radiográficos de rotina, ao perceber esse pequeno caroço em sua boca, que pode vir a aumentar de tamanho, é aconselhável procurar o especialista o quanto antes.
É importante realizar o diagnóstico e tratar o quanto antes, porque grandes lesões podem ser tumores odontogênicos e não cistos como pode ser o esperado.
Mesmo que a detecção de líquido no interior da lesão seja um grande indicativo de cisto.
Se necessário, o profissional pode requerer uma biópsia incisional antes do tratamento definitivo, e que por meio dela será possível diferenciar o tipo de cisto, pois outras lesões podem apresentar características clinico-radiográficas semelhantes.
Porém, por terem sintomas silenciosos até determinada fase, futuramente podem necessitar de um mais extenso, que se não for tratada pode acontecer a perda de estrutura neurovasculares, osso e dentes adjacentes.
Tratamento cisto dentígero
Uma das melhores opções que diz respeito ao tratamento do cisto dentígero, são os procedimentos cirúrgicos associados aos dentes do siso e à remoção de tecido ósseo.
Quando é esse o caso, pode acontecer de o período de cicatrização variar entre uma semana a alguns meses, dependendo da gravidade e do tamanho do cisto.
Na maioria dos casos, geralmente pode ser necessário apenas um procedimento, mas pode acontece de ser necessário de haver consultas pós-cirúrgicas.
Podem ser feitos exames odontológicos de imagem para monitorar a evolução da cicatrização. O cirurgião pode sugerir o uso de um enxaguante bucal para eliminar os germes.
Apesar da aparição durante quando ocorre os dentes permanentes, a detecção e o tratamento cirúrgico de cistos dentígeros não são excluídos entre os adultos.
Especialmente entre aqueles com dentes do siso inclusos ou semi-inclusos que ainda não foram extraídos, tem mais chances de desenvolver a condição.
Procedimentos cirúrgicos para cisto dentígero
Adianto que não há motivos para se assustar. Esses tipos de cistos podem ser tratados de forma mais suave possível, de modo que o paciente possa retornar às suas atividades cotidianas logo após a resolução do problema, como comer.
Outro tipo de tratamento para o cisto dentígero é o de enucleação – técnica cirúrgica para remoção (excisão), de forma cuidadosa de modo que consiga tirar a lesão sem prejudicar o dente envolvido.
Como também há casos do cisto dentígero ocupar a posição no arco dental. É recomendado a técnica de marsupialização, em que pode haver uma exposição de cavidade, de maneira que o dente possa irromper.
Lembrando que cada caso é realizado por m especialista, a partir disso ele saberá lidar da melhor forma com cada caso.
Você pode manter a sua saúde bucal no dia a dia de forma fácil e prática e você pode agendar uma avaliação aqui .
Gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!
Deixe um Comentário
(1 comentário)
GOSTEI ACHEI EXCELENTE AS EXPLIAÇÕES NESSE COMENTÁRIO!!
O Que Você Procura?
Artigos Recentes
Facebook