Você sabe o que é o raspador de língua e seus benefícios?

Sabia que a limpeza correta da boca envolve, também, higienizar a língua? Isso pode ser feito com a sua própria escova de dentes, mas o raspador de língua é um item que torna essa ação muito mais efetiva, por isso, mais indicado para a função.

dentista2

Se você nunca ainda não tinha ouvido falar dele, ou já, mas não sabe como usá-lo e nem seus benefícios, descubra tudo neste post e mantenha a sua saúde bucal em dia!

O que é raspador de língua?

O raspador de língua é um instrumento de higiene bucal que, como o próprio nome sugere, raspa a língua eliminando a sujeira acumulada nela.

Muitas pessoas ainda acham que uma boa higiene bucal contempla apenas a escovação dos dentes. É fato que esse é um ponto fundamental para evitar acúmulo de bactérias que causam mau hálito, cáries, entre outros problemas. Porém, manter a saúde da sua boca envolve, também, limpar a língua.

O que acontece é que, ao longo do dia e conforme você vai consumindo alimentos, os resíduos deles tendem a se acumular por toda a boca. Muitas vezes, a língua fica até com uma camada esbranquiçada em sua superfície.

Essa camada pode contribuir para o surgimento de diversas doenças bucais. Justamente por isso, limpar a língua corretamente é tão importante. Nesse momento é que entra o raspador de língua.

Qual é a função do raspador de língua?

A principal função do raspador de língua é fazer a higiene correta dessa parte da sua boca. Essa limpeza é fundamental para uma higienização bucal completa, a fim de remover adequadamente as bactérias que tendem a se formar em decorrência dos restos de alimentos ingeridos ao longo do dia.

A saburra lingual — também conhecida como pátina branca — é o resultado desse acúmulo e da má higienização, que forma uma massa esbranquiçada sobre a língua, composta por uma placa bacteriana composta de bactérias, sobras de alimentos, muco da saliva e restos de células descamadas da boca.

Essa placa causa mau hálito e, com o tempo, colabora para o aparecimento de cáries e outros problemas bucais.

Veja os demais motivos que levam à formação dessa placa:

  • doenças hepáticas, gastrointestinais, do pâncreas e da vesícula;
  • irritação da língua devido ao uso de aparelho dentário ou piercing;
  • medicamentos como antibióticos ou antifúngicos;
  • infecções na boca, gengiva ou dentes;
  • inflamação das papilas gustativas;
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • dificuldades de digestão;
  • dieta pobre em fibras;
  • tabagismo;
  • gripe.

Ou seja, a presença da saburra é um indicativo não apenas da limpeza incorreta, mas também um sinal de que algo não está bem com o seu corpo.

dentista1

Assim, se mesmo após a limpeza com o raspador de língua, a saburra voltar a se formar rapidamente e esse quadro durar por mais de duas semanas, vier acompanhado de dor, mau odor ou outros sintomas, é importante que você consulte um cirurgião-dentista para um diagnóstico preciso do que está acontecendo.

Ele verificará se é um problema originário da sua boca e, caso não seja, indicará que você procure um médico, a fim de encontrar e tratar a causa adequadamente.

Por que a Ayurveda e a Yoga indicam o uso do raspador de língua?

De acordo com os praticantes da medicina Ayurveda e da Yoga, a língua humana concentra, além dos resíduos citados, fungos, toxinas e até emoções.

Segundo eles, isso acontece porque, enquanto dormimos, o sistema digestivo continua agindo e removendo os excessos do dia, o que inclui essas toxinas e os resíduos do que comemos anteriormente.

Justamente por isso, eles recomendam a raspagem da superfície da língua ainda em jejum, para que sobras não sejam reabsorvidas pelo organismo, entrando em um ciclo fechado chamado de “excreta – reabsorve”, bastante prejudicial à saúde.

Ainda de acordo com essas duas filosofias, raspar a língua melhora diversos aspectos de vida diária, sendo o principal deles o processo digestivo. Isso porque, a digestão é a base da boa saúde, e ela começa na boca.

A limpeza da língua também ativa a produção de saliva e aumenta o que eles chamam de “fogo digestivo do corpo” ou “agni”. Esse processo ajuda na digestão ao longo de todo o dia.

Ou seja, seguindo a medicina Ayurveda e a Yoga, a utilização do raspador de língua vai muito além do cuidado bucal, sendo a higienização correta dessa parte da sua boca a responsável por benefícios para todo o seu corpo.

Quais são os benefícios do raspador de língua?

Além das vantagens citadas acima, o uso do raspador de língua colabora com diversos outros pontos. Veja agora alguns deles.

Combate o mau hálito

Existem diversas causas para o mau hálito e uma delas é a saburra lingual. Se esse for o seu caso, basta utilizar o raspador de língua após escovar os dentes que, muito provavelmente, a halitose desaparecerá.

Porém, vale lembrar que, se a principal causa do mau hálito não for a falta de limpeza da língua, saiba que a higienização correta é uma das maneiras de evitar problemas como esse, além de reduzir, consideravelmente, o desconforto que ele gera.

Dá à língua com uma aparência saudável

Quando sua língua está suja, é muito provável que você sinta um gosto ruim na boca e nem perceba que é pela presença da saburra. No entanto, assim que realizar a limpeza, já consegue perceber que o gosto desagradável desaparece.

Além disso, a aparência da sua língua também muda. Afinal, após higienizar corretamente, ao invés de ver aquela substância branca na superfície, você notará uma língua mais rosada e com aspecto liso. A superfície fica mais homogênea e com uma secreção fina, que deixa a língua sempre úmida.

Evita que o fluxo de saliva diminua

A falta de raspagem da língua leva ao acúmulo de sujeiras em sua superfície, como dito várias vezes aqui. O que ainda não foi explicado é que, quanto mais sujeira, maior a descamação da pele de toda a mucosa da boca. Essa descamação é uma dos motivos para a diminuição do fluxo salivar, o que prejudica a saúde bucal de modo geral.

A saliva possui uma função muito importante, que é a de manter a superfície do dente limpa e naturalmente protegida. Ou seja, quanto menos proteção sua boca tiver, maiores as chances de adquirir os mais variados problemas bucais.

Deixa as gengivas mais saudáveis

A utilização do raspador de língua também deixa suas gengivas mais saudáveis, mesmo não sendo utilizado diretamente nelas.

Isso acontece porque a função do raspador é eliminar as bactérias presentes na placa que se adere à língua. Com isso, sua boa fica livre de contaminações, melhorando a saúde bucal de maneira geral.

Vale salientar que gengivas doentes são o início de variadas doenças, inclusive, podendo levar até a perda dos doentes. Por isso, cuidar delas também é essencial.

Ajuda a evitar a formação de cáries

Pelo mesmo motivo que contribui para que você tenha gengivas mais saudáveis, o raspador de língua também colabora para evitar o aparecimento de cáries.

Afinal, ao limpar a saburra lingual, você está removendo diversas bactérias e microorganismos que ajudam na formação das cáries. A exemplo das gengivas, as cáries também são a primeira etapa de diversas outras doenças, inclusive não bucais, que podem atingir até o cérebro e o coração, levando a graves consequências.

Evita diversas doenças não bucais

Limpar corretamente a língua, ainda mais com o auxílio do raspador, evita que as bactérias presentes na placa branca que se forma caia na sua corrente sanguínea.

Essas bactérias podem ser as causadoras de várias doenças infecciosas, tais como a pneumonia. Além disso, o contato constante com a saburra lingual pode levar a infecções na interior da boca ou na garganta.

Melhora o paladar

Sabia que uma língua coberta pela camada de placa impede que você sinta o sabor real dos alimentos? Ela impede que suas papilas gustativas — que são responsáveis por lhe fazer sentir o gosto do que consome — entre em contato direto com o que você está mastigando.

Com o tempo, a falta de limpeza da língua, fará com que seu paladar diminua. Assim, ao utilizar o raspador de língua, o gosto dos alimentos voltará a ser sentido, melhorando sua alimentação e qualidade de vida.

Facilita a digestão

O processo de digestão dos alimentos começa na boca, e a língua tem papel fundamental nesse sistema.

Com ela higienizada da maneira correta, a digestão fica melhor, contribuindo para que o organismo não absorva bactérias durante esse processo, mas somente os nutrientes extraídos dos alimentos.

Contribui com sistema imunológico

A língua é a primeira fase do sistema imunológico do organismo. Por isso, sua limpeza frequente e correta melhora as funções protetoras do corpo.

Purifica os seios nasais

A raspagem da língua também ajuda a reduzir problemas respiratórios, como o acúmulo de catarro no nariz e também a sinusite.

Para que os efeitos sejam ainda mais expressivos, faça, juntamente com o processo de raspagem da língua, uma limpeza das narinas e dos seios da face com soro fisiológico 0,5 ml, com o auxílio de uma seringa sem agulha, três vezes ao dia.

Colabora com a limpeza do corpo e da mente

O uso do raspador de língua é indicado pela Yoga, como mencionado anteriormente. Essa parte da medicina oriental busca a melhora da saúde tratando o corpo como um todo.

Assim, essa higienização faz parte de suas técnicas de purificação, denominadas kriyas, que, junto com outras, trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente de seus praticantes.

Beneficia os órgãos internos

De acordo com a Ayurveda, através da raspagem da língua os órgãos internos são “massageados” e, com isso, a saúde de todo o organismo é afetada positivamente. Segundo seus praticantes, cada região da língua possui uma ligação com algum órgão do corpo.

Essa mesma crença é compartilhada pela medicina chinesa, por meio da acupuntura. Os acupunturistas pedem para que os pacientes coloquem a língua para fora antes, durante e depois do tratamento.

Com uma simples observação visual desse órgão, eles identificam pontos importantes a respeito do estado da sua saúde antes de iniciar o tratamento. Essas informações colaboram para que eles façam o diagnóstico e comece o tratamento correto.

Quais são os tipos de raspadores de língua?

Na verdade, existem dois acessórios desenvolvidos especialmente para a higiene da língua: o limpador e o raspador de língua. A diferença entre eles é sutil, porém bastante significativa. Olhe só!

Limpador de língua

O limpador de língua possui cerdas que são usadas para escovar a língua. Mas para que ele seja eficaz nessa limpeza, seu uso deve ser feito em conjunto com um spray ou gel de limpeza.

Esses produtos são importantes para que a saburra lingual seja eliminada da maneira certa, do contrário, sua utilização não se torna tão eficaz.

Raspador de língua

O raspador de língua, propriamente dito, não possui cerdas. Por isso, ele não requer o uso de um spray para a higienização, o que representa uma vantagem. Outro ponto positivo, é que ele costuma ser mais confortável para quem têm tendência à ânsia com o toque no fundo da língua.

Por fim, alguns modelos de raspadores de língua demonstram ser mais eficazes para retirar a saburra lingual quando comparados aos limpadores, ou seja, seu uso acaba trazendo mais resultados.

Limpador ou raspador de língua: qual escolher?

A escolha vai depender muito do seu gosto pessoal e da sua adaptação. Como o raspador de língua sem cerdas é mais prático de ser usado, geralmente, ele acaba sendo a primeira opção de muitas pessoas.

No caso do limpador, se após uma semana, mais ou menos, ele continuar lhe causando ânsia, faça o teste com raspador de língua. O importante é não deixar de usar um desses dois acessórios ao menos uma vez ao dia, no final da escovação dos dentes.

Na hora da compra, também é preciso considerar o tamanho e o formato anatômico. Assim, veja aquele que seja mais adequado para o tamanho da sua língua, e isso ajudará a prevenir ânsias ou outros incômodos.

Você também pode considerar o material como qual ele é feito — que variam entre plástico ou inox — e escolher por aquele que atende melhor às suas necessidades.

Como usar o raspador de língua?

Mas para que o limpador, ou o raspador de língua, traga todos os benefícios citados até aqui, é importante usá-lo corretamente e na frequência certa.

Assim, esse acessório de limpeza bucal deve ser utilizado da seguinte maneira:

  • realize a escovação dos seus dentes como de costume, ou seja, sempre após as refeições, ou três vezes ao dia, e sempre incluindo o uso de fio dental;
  • após, segure o raspador sobre a língua, posicionando-o no final dela;
  • passe-o na língua com uma leve pressão, sempre de trás para frente (esse movimento faz com que você traga a saburra para fora e não corra o risco de empurrá-la para a garganta);
  • enxague a boca e realize a limpeza do raspador de língua, deixando-o pronto para a próxima vez (uma dica é deixá-lo próximo da escova de dentes, assim, não há o risco de esquecer).

Com relação à frequência do uso do raspador de língua, o ideal é que ele seja utilizado sempre após cada escovação, especialmente para pessoas que sofrem com mau hálito. Porém, se realizar esse processo de higienização, pelo menos, uma vez ao dia, os resultados já serão percebidos.

Uma dica importante sobre a frequência do uso do raspador de língua: procure realizar a limpeza da sua língua logo após acordar, ainda em jejum, e antes mesmo de escovar os dentes. A higienização nesse horário garante que você não engula a saburra acumulada durante a noite, enquanto se alimenta no café da manhã.

Por tudo isso, é possível ver o quanto o raspador de língua é essencial para a sua saúde bucal. Assim, ele deve fazer parte do seu kit e se tornar um hábito diário.

Se, por acaso, ainda tiver dúvidas quanto a esse acessório, deixe-as aqui nos comentários, teremos um enorme prazer em esclarecer todas para lhe ajudar a ter uma boca cada dia mais saudável.

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!