O Que Você Procura ?

uvula

Úvula: saiba mais sobre essa estrutura, assim como os problemas dela

dentista2

A úvula é uma estrutura que se encontra no céu da boca, próximo às amígdalas e possui importantes funções na deglutição e na fala.

Por conta disso, mesmo que normalmente essa estrutura seja esquecida pelos pacientes, ela também necessita de um cuidado especial para evitar o aparecimento de problemas relacionados a ela.

Portanto, para saber mais a respeito dessa estrutura continue acompanhando o artigo a seguir:

o que é uvula

O que é úvula?

A úvula é uma estrutura que fica posicionada no céu da boca na parte que corresponde a uma parte que fica no palato na região entre as amígdalas.

Desse modo, ela é constituída com o mesmo tecido responsável por constituir todo o palato mole.

Sendo assim, ela é uma parte musculosa que é recoberta que é pelo tecido mucoso que compõe o palato.

Algumas vezes também chamada de sininho da garganta, ela é responsável por algumas funções que são importantes para o bom funcionamento do corpo, assim como para evitar determinadas complicações.

Para que serve a úvula?

A úvula é um órgão que antigamente era considerada uma estrutura sem função. Porém, com o aprofundamento de alguns estudos, foi constatado que a úvula possui sim uma função.

Dessa maneira, ela possui a função de realizar o fechamento do canal que liga a cavidade nasal ao interior da boca, o que por sua vez, impede que a comida retorne por essa cavidade.

dentista1

Ela também possui uma função muito importante na hora da fala, visto que ela também contribui na hora de falar determinados fonemas.

A úvula também ajuda a prevenir o engasgo, ao ser responsável por gerar um reflexo de náuseas quando um alimento ou objeto muito grande chega a parte de trás da garganta.

Dessa maneira, ao invés de o alimento ou objeto ser deglutido, o reflexo de ânsia de vômito faz com que ele retorne, evitando assim o engasgo.

Sendo assim, é possível perceber que ela exerce funções importantes que contribuem para a fala, deglutição e prevenção de casos de engasgo.

Problemas que podem afetá-la

Problemas que podem afetá-la

Da mesma maneira que as estruturas da cavidade oral, como as gengivas, dentes e língua podem sofrer com complicações que podem vir a comprometer suas estruturas.

Sendo assim, ao se tratar da úvula, não é diferente das demais, visto que ela também está suscetível a infecções e inflamações em sua estrutura.

Dessa modo, confira os principais problemas que podem vir a afetar à úvula:

Úvula inflamada

A úvula inflamada, também chamada de uvulite, pode ocorrer devido a ação de bactérias e infecções virais.

Desse modo, a inflamação ocorre como resposta do corpo a alguma condição de alergia ou doença. Sendo assim, é comum que a inflamação seja uma resposta a alguma condição que possa ter provocada à.

Portanto, a inflamação da úvula é uma condição que seus sintomas incluem:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Dor;
  • Problemas de respiração;
  • Inchaço das amígdalas;
  • Engasgos;
  • Sialorreia;
  • Febre;
  • Irritação;
  • Queimação;
  • Dificuldade de deglutição.

Além disso, o inchaço e a vermelhidão podem ocorrer nas áreas ao redor da úvula também, o que pode acabar causando maior incômodo.

Já as causas geralmente são infecções bacterianas e virais ou infecções respiratórias, o que pode causar a inflamação.

A inflamação infecciosa geralmente acontece em outras condições, como infecções bucais ou de garganta. Além disso, qualquer condição que possa causar a inflamação da garganta pode levar a inflamação da úvula.

Além disso, ela também pode ser causada pelas alergias, visto que algumas reações alérgicas podem desencadear o acúmulo de líquido na garganta ou na boca, o que resulta em um inchaço.

Essa reação alérgica pode ser desencadeada do consumo de algum alimento ou picada de algum inseto que o paciente seja alérgico.

Úvula inchada

A úvula inchada é uma condição que é caracterizada pelo tamanho aumentado da úvula, o que garante que pode causar alguns incômodos ao paciente.

Sendo assim, confira as principais causas que podem deixar a úvula inchada:

  • Uvulite;
  • Boca seca;
  • Ferimento na úvula;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Genética;
  • Apnéia.

Geralmente os sintomas associados a essa condição são o crescimento anormal da úvula, a sensação de corpo estranho no fim da boca, dificuldade para deglutir e respirar.

Além disso, é bom lembrar que nem sempre o paciente irá sentir todos os sintomas, o que pode acabar dificultando o diagnóstico.

Úvula bífida

A úvula bífida é um dos quadros mais comuns de má formação da úvula e que é caracterizada pela divisão da úvula em duas partes.

Geralmente essa condição pode trazer complicações relacionadas a alguns fatores, como:

  • Refluxo nasal em bebês;
  • Nasalidade na fala;
  • Maior chance de desenvolver infecções ou inflamações do ouvido.

Além disso, podem surgir alguns edemas em resposta a traumatismos, alergias e inflamações.

Essa condição, assim como a fenda palatina, acontece quando os tecidos do palato não são unidos da maneira correta no meio.

Isso significa que essa condição geralmente é formada durante o período de gestação, porém diferentemente da fenda palatina, essa condição nem sempre pode ser identificada antes do nascimento.

uvula tratamentos

Tratamentos

O tratamento da úvula inflamada varia de acordo com sua causa. Dessa maneira, no caso da uvulite bacteriana, o profissional tende a receitar o uso de antibióticos, que são responsáveis por combater as bactérias.

Já quando é uma reação que ocorre devido a alergias, o profissional pode receitar o uso de anti-histamínicos e anti-inflamatórios.

Além disso, o médico pode recomendar:

  • Descanso;
  • Hidratar-se bastante;
  • Gargarejar água morna com sal;
  • Usar sprays para conter a coceira na garganta;
  • Uso de analgésicos de venda livre para reduzir a dor;
  • Evitar o tabagismo.

Para tratar a úvula inchada é recomendado que o paciente:

  • Beba bastante líquidos;
  • Faça gargarejos com água e sal;
  • Evite consumir cigarros e inalar sua fumaça;
  • Consulte um médico;
  • Caso sua causa seja a apnéia do sono é recomendado buscar um profissional para tratar essa condição e evitá-la.

Já o tratamento da úvula bífida é feito através de um procedimento cirúrgico que realiza a união das partes da úvula e do palato, corrigindo assim o problema da úvula bífida.

Como cuidar da úvula

Apesar de a úvula não necessitar de cuidados de higiene diários como os dentes e gengivas, existem alguns cuidados que podem e devem ser efetuados para evitar o aparecimento de inflamações e outros problemas.

Desse modo, é importante sempre mantê-la hidratada através do consumo de muitos líquidos. Isso deve ser feito para evitar o ressecamento e lubrificá-la.

Além disso, é recomendado evitar consumir bebidas e alimentos muito quentes, visto que eles podem queimar e danificar os tecidos da garganta.

Sendo assim, é extremamente importante buscar ajuda profissional no caso de algum tipo de complicação na região da garganta e úvula inchada.

Isso se deve ao fato de que em qualquer tipo de complicação, sempre é mais fácil tratá-la caso o problema seja descoberto logo em seu início.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para que ele possa avaliar e identificar qualquer tipo de complicação na úvula.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!