Troca de dentes: saiba como acontece, possíveis complicações e dicas
A troca de dentes é uma parte importante do processo de desenvolvimento que toda criança vai passar. Isso implica que a queda dos dentes de leite é tão natural quanto o nascimento deles, e normalmente ocorre na mesma ordem.
Portanto, é importante se informar sobre como ocorre e os possíveis problemas que podem acontecer. Para saber mais sobre esse assunto veja as informações abaixo.
Aqui você vai encontrar:
O que é a troca de dentes?
A troca de dentes é o período em que ocorre a queda dos dentes de leite, que são os primeiros dentes, e o nascimento dos dentes permanentes que, como o seu nome sugere, vão acompanhar a pessoa por toda a vida.
Durante essa fase, as crianças acabam ficando animadas para mostrarem suas “portinhas” e “janelinhas” para seus pais e amigos. É importante lembrar que esse é um acontecimento natural durante a vida, sendo assim, não deve ser forçado.
Porém é recomendado que a criança vá “bambeando” o dente de leite durante o amolecimento para auxiliar no processo.
Quando os dentes de leite nascem?
Os dentes de leite são os primeiros dentes a nascer, sendo assim eles são muito importantes para o desenvolvimento dos músculos envolvidos na mastigação.
O nascimento deles começa por volta dos 6 meses de idade, mas é importante lembrar que não acontece de uma vez só, ou seja, demoram alguns meses até o nascimento de todos eles.
Esse não costuma ser um processo fácil para os pequeninos, pois os dentes precisam romper a gengiva para nascerem e isso pode acabar causando bastante dor.
Para amenizá-la, os pais podem fazer massagens na gengiva do bebê, também pode ser de grande ajuda usar mordedores gelados.
A higiene bucal deve ser feita desde antes do nascimento dos dentes usando uma gaze umedecida para limpar a gengiva e após o nascimento dos primeiros dentes, é recomendado utilizar uma escova de dentes específica para a idade.
Quando começa a troca dos dentes de leite?
O processo de troca de dentes começa por volta dos 6 anos de idade, podendo começar um pouco antes ou mais tardiamente. Ao longo desse período acontece a absorção das raízes dos dentes de leite para o nascimento dos dentes permanentes.
Isso faz com que o dente de leite fique “mole”, desse modo, é indicado que a criança fique movimentando o dente para ajudar na queda natural deles.
É válido ressaltar que a troca não acontece com todos os dentes pelo fato de a arcada dentária da criança não comportar todos os 32 dentes. Desse modo, ocorre apenas nos 20 dentes de leite, pois os outros 12 dentes nascem depois como dentes permanentes.
O dente permanente pode demorar alguns meses para nascer por completo, mas caso esteja demorando muito para acontecer, deve-se procurar um dentista para avaliar a situação.
O período de troca de dentes normalmente dura até os 12 anos de idade, em alguns casos pode demorar um pouco mais.
Não é recomendado remover os dentes a força, exceto em casos que os dentes comprometem a fala ou mastigação da criança, pois eles vão cair naturalmente.
Problemas que podem ocorrer na troca de dentes de leite
Apesar de ser um processo natural e simples, podem haver algumas complicações durante a troca de dentes. Os mais comuns são:
Queda precoce do dente
Algumas vezes pode acontecer de o dente de leite cair antes do tempo. Nesse caso pode ser preciso fazer uma radiografia para verificar se algum pedaço do dente ainda ficou preso.
Geralmente não é necessário fazer nenhum tratamento por causa da queda precoce, mas caso o dente demore muito para nascer, é recomendado procurar um profissional.
Caso o dentista ache necessário, ele pode fechar a gengiva aberta, pois isso pode ajudar no processo de cicatrização.
Não é recomendado de maneira nenhuma o uso de próteses ou implantes para substituir os dentes de leite, pois elas podem atrapalhar o desenvolvimento dos dentes permanentes.
Dente de leite não caiu
Quando os dentes de leite não caem e permanecem firmes é uma condição chamada de retenção prolongada. Essa situação pode gerar alguns problemas indesejados, como:
- Incômodos durante a alimentação: quando o dente de leite não cai, mesmo que os permanentes estejam nascendo, causa um desconforto na boca, principalmente durante a alimentação;
- Problemas ortodônticos: se os dentes permanentes começarem a nascer antes da queda dos de leite podem causar apinhamento, além de outros possíveis problemas;
- Doenças: o crescimento dos dentes permanentes antes da queda dos dentes de leite pode dificultar a higienização bucal e facilitar o acúmulo de bactérias que podem causar cáries e outras doenças periodontais.
A queda dos dentes de leite é um acontecimento natural, desse modo, caso ela não aconteça no tempo certo pode acabar gerando algumas complicações.
Por isso, no caso de atraso na troca de dentes é recomendado procurar atendimento odontológico para avaliar a situação, e caso necessário realizar alguma intervenção.
Troca de dentes forçada
Algumas vezes pode ser necessário forçar a troca de dentes removendo os dentes de leite antes do tempo. Normalmente isso acontece por:
- Quebra de dentes, caso aconteça de maneira que não é possível recuperar o dente;
- Inflamação, em alguns casos a gengiva pode inflamar devido a impactos, o que pode acabar gerando a necessidade de remoção do dente;
- Dente torto, que algumas vezes pode causar uma fratura no dente, fazendo com que seja necessário removê-lo;
- Retorno no dente para a gengiva, que pode acontecer devido a impactos e algumas vezes pode exigir intervenção odontológica para resolver esse problema;
- Escurecimento do dente, pois caso o dente venha a escurecer em alguns casos significa que sua raiz morreu. Caso esse seja o motivo, é necessária sua extração.
Pode iniciar tratamento odontológico antes da troca de dentes?
Normalmente o tratamento ortodôntico se inicia após a troca de dentes, porém em alguns casos o dentista pode iniciá-lo antes da troca completa. Isso acontece mais comumente em casos de mordidas disfuncionais ou falta de espaço na arcada dentária.
Dicas para a higienização durante a troca de dentes
O fato de possuir menos dentes devido a queda não significa menos higienização, pois independente de quantos dentes a criança possua, ainda é necessário limpá-los para evitar problemas causados pela má higiene. Sendo assim é recomendado:
- Escovar os dentes após a refeição é um hábito que deve ser criado ao nascimento dos primeiros dentes e não deve ser interrompido hora nenhuma;
- O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Uso de enxaguante bucal para melhor esterilização.
Visitas regulares ao dentista especialista
As idas ao consultório odontológico devem fazer parte da vida da criança desde o nascimento dos primeiros dentes. O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.
As visitas ao odontopediatra permite diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja feito o quanto antes e da forma menos invasiva possível.
Caso o contrário, o quadro da complicação pode se agravar e o dentista pode indicar um tratamento de canal para que o dente de leite danificado seja extraído. O profissional também pode recomendar a abordagem por tratamento ortodôntico, caso os dentes nasçam desalinhados.
Portanto, é apenas com a manutenção do bom estado da zona bucal, que o sorriso também se desenvolve corretamente e de forma harmônica.
Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um Comentário
(0 comentário)