O Que Você Procura ?

Tratamento ortodôntico infantil: quando iniciar?

dentista2

Tratamento ortodôntico infantil, afinal, quando iniciar? É comum encontrar pais procurando cada vez mais cedo um ortodontista para avaliar os dentes de seus filhos. Não é por menos, já que não desejam que suas crianças passem pelo que passaram em relação à odontologia antiga. E vocês, pais, estão certíssimos quanto a esta conduta.

Sabendo que ainda há muitas dúvidas em relação aos tipos de tratamentos adequados e a idade ideal para iniciá-los, o post de hoje busca orientar quanto a estas questões. Confira!

Idade ideal para primeira avaliação

A idade preconizada para primeira avaliação com um ortodontista é de 6 anos. Isto porque é nesta idade que os primeiros molares permanentes superiores começam a aparecer, facilitando a instalação de possíveis aparelhos.

Tratamento ortodôntico infantil

Muitos pais, e inclusive dentistas, ainda acreditam, erroneamente, que o tratamento ortodôntico infantil, ou seja,  aparelhagem fixa só deve ser instalada quando todos os dentes permanentes estejam em boca, o que seria em torno dos 12 anos de idade.

Porém, a ortodontia é dividida em fases, e mesmo que o paciente ainda apresente dentes de leite na boca, sendo assim, já é possível iniciar um tratamento. Vamos entender melhor?

Fases

  • Tratamento ortodôntico de Primeira Fase

Esta fase, também chamada de fase interceptativa, quando o paciente está com dentes de leite e permanentes, o que corresponde a faixa etária dos 06 aos 12 anos de idade, em média.

Objetivo

É feita com o intuito de minimizar problemas futuros, visando tratar problemas como falta de espaços dentários, mordidas cruzadas e remoção de hábitos que prejudiquem o desenvolvimento da criança.

O ortodontista irá avaliar a necessidade de fazer uso de aparelhos com visita e acompanhamento mensal, ou a cada três meses.

Aparelhos utilizados

Em relação aos aparelhos utilizados nesta fase, é comum a pergunta: “Aparelho fixo com bandas, bráquetes e arcos podem ser colados nos dentes de leite”?

dentista1

Não, não podem ser colados em dentes de leite, uma vez que, se assim fosse, a força aplicada sobre estes dentes os estimularia a ponto de caírem mais rápido que o natural, o que não é desejado.

“Mas já vi aparelho fixo com bandas, bráquetes e arcos em criança. Pode”?

Sim, este tipo de aparato pode ser utilizado em crianças, mesmo que tenha dentes de leites e permanentes juntos, porém, eles serão apenas colados nos dentes permanentes.

Outros dispositivos, móveis ou fixos, poderão também ser utilizados para expansão da arcada ou mantenedor de espaço, por exemplo. Não se preocupe, o ortodontista saberá qual o melhor tratamento indicar para o seu pequeno.

  •  Tratamento ortodôntico de Segunda Fase

Tratamento de Segunda Fase ou Tratamento Corretivo é feito apenas quando todos os dentes permanentes já nasceram.

Objetivo

Pode ser iniciada após a primeira fase, e tem como objetivo finalizar de maneira refinada alguns detalhes que ainda possam ter ficado pendentes.

Ou seja, os pacientes não necessariamente precisam passar pela primeira fase para iniciarem a segunda, que é feita para  corrigir dentes mal posicionados e sem espaço.

Aparelhos utilizados

Nessa fase, faz-se o uso de aparelhagem fixa convencional, com bandas, bráquetes e arcos.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, ou de seu filho,  lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento, peça para que ele explique o  problema de forma clara. Pode ser que ele lhe ofereça outra opções de tratamento de acordo com a sua necessidade.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!