O Que Você Procura ?

toxina botulínica

Toxina botulínica: o que você precisa saber antes de tudo

dentista2

Conhecida por muitos como botox, a toxina botulínica é a queridinha em procedimentos estéticos.

Quando as rugas aparecem ou alguma marca de expressão incomoda, ela pode ser uma grande aliada. Mas o que ela é? Quais perigos ela tem?

Neste poste iremos responder todas as suas dúvidas sobre a toxina botulínica, desde o seu uso até as contraindicações. Uma ótima leitura e vem entende mais sobre ela!

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela pode ser usada tanto em alguns processos como também pode ser um veneno.

Calma, o objetivo não é te fazer medo, mas sim alertar como importante entender o que é e de onde vem essa substância.

Continuando, quando administrada oralmente em grandes quantidades, a toxina botulínica, pode bloquear os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, nesse estado, ela é chamada de botulismo.

Essa foi a parte vilã da proteína, já a parte boa é, quando injetada em quantidades muito pequenas, como em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local.

Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas, como as do rosto, chamamos esse procedimento de botox.

Atualmente, a aplicação é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima. Podem aparecer alguns efeitos colaterais, mas não permanecem por mais do que cerca de três a sete dias após o procedimento ter sido feito.

Qual a diferença entre botox e toxina botulínica?

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar precisa “fazer um botox”, mas para a surpresa de muitos, Botox na verdade é uma marca de toxina botulínica.

dentista1

Por ser a marca mais famosa, ficou tão conhecida que o nome da marca virou o nome do produto.

Em 1992, o botox, tornou-se a primeira toxina botulínica a ser registrada no país. A partir disso, sua busca por indicações estéticas e terapêuticas para diferentes tratamentos só vem aumentando.

No Brasil, ela é comercializada pela Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda, sendo vendida em frascos de 50, 100 ou 200 unidades, sempre na forma congelada a vácuo.

Com a crescente busca pela toxina botulínica hoje em dia, outras marcas estão ganhando território no Brasil, entre elas, temos: a Xeomin, Prosigne, Dysport, Botulift, e a Botulim.

Mas antes de escolher em qual empresa comprar, é preciso tomar cuidado e se certificar quais delas estão autorizada sem vender suas mercadorias pela Anvisa.

Para quem é a toxina botulínica

Para quem é a toxina botulínica?

Apesar de não haver nenhuma grande contraindicação para a aplicação da substância, ela é recomendada para pessoas que desejam se prevenir ou diminuir as rugas que começam a aparecer no rosto.

Embora muitos achem que pessoas mais velhas são os únicos que podem fazer aplicações da toxina botulínica, porém, não há nenhuma idade máxima para realizar o tratamento, claro, que é preciso ter uma certa idade para realizar o procedimento.

Afinal, existem estudos que comprovam que a aplicação precoce da toxina ajuda a evitar a formação de rugas na pele e a formação dos sinais de expressão mais profundos.

Entre as principais linhas tratadas estão: as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, aquelas rugas que se formam na região dos olhos.

Também é utilizado para os sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca.

Mas como toda regra tem suas exceções, aqui não seria diferente. Há alguns casos que não é indicado por precaução, logo a melhor opção é não fazer a aplicação.

Esses casos são: o de pacientes que têm alergia a algum dos componentes da toxina, pessoas com doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, e se a paciente for uma mulher grávida ou que está amamentando.

Aplicação de toxina botulínica

Cada caso precisa ser estudado, a partir disso, será possível identificar qual a quantidade e como será feito o procedimento.

Não existe uma idade correta ou um limite para injetar a substância, mas a indicação é que seja feita a partir dos 25 ou 30 anos (idade em que as primeiras rugas começam a surgir no rosto).

A toxina vem em frascos, geralmente como um pó sendo que é diluído em soro fisiológico. Disso, a substância é injetada na área que será tratada com uma distância de 1.5 cm de um ponto para o outro.

Por causa da a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica, o processo é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado por quem for aplicar, para que o resultado seja o mais natural e não tenha nenhum problema.

A toxina começa a fazer efeito dentro de 07 a 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses ou até que desapareça gradativamente, enquanto a ação muscular retorna ao normal.

As aplicações precisam ter intervalos regulares. Nesse meio tempo pode ocorrer que o músculo se enfraqueça e dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

Os efeitos colaterais das injeções de toxina botulínicas são mínimas e relacionam-se com a dor local ou edema (inchaço) que podem surgir em torno do local da injeção.

Para quem não quer perder a pose durante a aplicação do procedimento, pode-se usar maquiagem, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento para não gerar complicações.

Alguns casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente, caso sinta algo fora disso, procure imediatamente ajuda profissional.

Outras formas de usa-lá?

Além de ser usada para amenizar rugas e linhas de expressão, a substância botulínica também pode ser usada em outros procedimentos, como os abaixo.

Diminuição da oleosidade, em que é feito um bloqueio das glândulas sudoríparas e sebáceas na região aplicada, mesmo quando sua aplicação é do tipo intramuscular (em uma camada mais profunda).

Outra forma de bloqueio que pode ser feito é a aplicação da toxina botulínica para quem sofre de hiperidrose, com suor excessivo, podendo ser aplicada em mãos, pés e axilas.

Também, é uma opção de tratamento bastante eficaz para a enxaqueca, em que ela é aplicada nos pontos considerados gatilhos musculares que iniciam a dor de cabeça.

Quando se opta por fazer uso de aplicações da toxina botulínica, esse procedimento faz diminuir a necessidade do uso de medicações, atenuando a dor e até mesmo diminuindo o número de crises do paciente.

Voltando para o lado estético, ela também pode ser usada para a correção do sorriso gengival, através da aplicação na musculatura do levantador do lábio superior.

E por último, mas não menos importante para a diminuição da hipertrofia do músculo mastigatório masseter, gerando efeito de emagrecimento do rosto, além de promover uma melhora do bruxismo e tensão ao mastigar.

Cuidados com o botox:

São muitos benefícios que a aplicação pode oferecer, porém é necessário que ela seja precisa, para evitar-se complicações.

Quando aplicado de forma errada na área dos olhos, a toxina botulínica pode causar blefaroptose, diplopia, ectrópio, lagoftalmo e diminuição do lacrimejamento.

Na área perioral– região que fica ao redor da boca e nariz– o excesso de dose pode causar alteração na fala, dificuldade ao comer, perda de saliva e líquidos por incompetência oral, deformidade no sorriso e até assimetria facial.

Outra forma também é quando a toxina aplicada erroneamente na região cervical pode causar disfagia, alteração da voz, boca e/ou garganta seca, dor de garganta e fraqueza dos músculos flexores cervicais.

Por isso é imprescindível que seja aplicado por profissionais que entendam do assunto.

Ao escolher um profissional qualificado para realizar os procedimentos, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações.

Por mais que você deseja mudar em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento estético precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Toxina botulínica: preço

O preço da toxina botulínica pode mudar de uma clínica para outra, variando também por conta da marca. No entanto seu valor estimado fica entre R$600,00 à R$2000,00.

A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Então o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso?

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!