O Que Você Procura ?

Tipos de aparelho dental: saiba qual o ideal pra você!

dentista2

Você sabe quais são os tipos de aparelho dental? Hoje em dia existem vários modelos de aparelho dental, cada um com um tipo de benefício específico.

Conheça aqui quais são os principais modelos e quais são suas vantagens para a sua saúde bucal:

O que é aparelho dental?

O uso do aparelho dental é o principal tipo de tratamento ortodôntico. É por meio do uso de um aparelho que se é possível obter os benefícios de uma correção ortodôntica.

Pelo uso do aparelho ortodôntico se é possível ter melhoras significativas e tratar problemas de desalinhamento dentário e má oclusão dentária, apinhamento dentário, como mordida aberta, mordida cruzada e dentes grandes.

Os aparelhos podem variar quanto a sua estrutura, podendo ela ser metálica ou plastificada, além de variar quanto aos seus objetivos específicos.

Contudo, todos possuem a mesma técnica por trás, tendo como forma de correção a pressão sob os dentes de suas peças.

Os aparelhos podem ainda assumir benefícios estéticos, tendo alguns modelos que optam por características que se importam mais ainda mais com a aparência do paciente durante o procedimento.

Quais são os principais tipos de aparelho dental?

Para escolher o aparelho dental ideal para você é importante saber quais são os modelos que podem ser utilizados para o tratamento de seu caso.

Conheça aqui quais são os principais modelos de aparelho dental e quais são suas particularidades:

dentista1

aparelho fixo metálico

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico se trata do modelo fixo tradicional feito por braquetes, fio metálico e borrachinhas, sejam elas transparentes ou coloridas.

Por ser um modelo fixo e de estrutura metálica tende a gerar mínimos desconfortos, o que pode motivar que o paciente opte por outros tipos de aparelho. Além disso, deve-se ter muito cuidado com a alimentação e higiene bucal, uma vez que a estrutura favorece a retenção de resíduos por entre as peças de aparelho.

É o modelo mais comum, já que é eficiente para a maioria dos casos de desalinhamento dentário e má oclusão dentária.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético se trata de um modelo semelhante ao metálico convencional, mas que, contudo, apresenta uma maior preocupação estética.

Os braquetes do aparelho estético são transparentes, fazendo com que o seu uso seja quase imperceptível, permitindo ainda uma maior discrição durante o tratamento.

É geralmente a opção para quem a indicação é o modelo convencional, mas quer optar por um melhor efeito estético em meio a correção ortodôntica.

O aparelho fixo estético pode ter braquetes confeccionados por três tipos de materiais diferentes, sendo policarbonato, porcelana e safira, esse último oferecendo uma limpeza facilitada, uma maior resistência e uma melhor aparência.

aparelho autoligado

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado também é uma das melhores opções para quem quer passar pelo tratamento ortodôntico de forma mais discreta possível.

O modelo autoligado também possui partes em metal, contudo possui o benefício de não precisar possuir borrachinhas em volta dos braquetes, já que o fio ortodôntico se encontra diretamente nas peças.

Dessa forma, o tratamento com o modelo fixo se torna cada vez mais estético e ainda mais confortável.

Outro benefício do aparelho é que os braquetes de sua estrutura são menores do que os do tradicional, o que ainda permite um tratamento mais rápido. Também o aparelho autoligado pode ser encontrado em porcelana e safira.

Aparelho lingual

O aparelho lingual, por não ser colocado na parte externa dos dentes, não é visível ao falar e sorrir. Dessa forma, também é um dos modelos de maior discrição durante o tratamento.

Sua estrutura é colocada na parte posterior dos dentes, próxima a língua, o que justifica o nome que recebe. É idêntica ao modelo fixo metálico, contando com fios, braquetes e borrachinhas, somente sendo invisível por estarem “atrás” dos dentes.

O aparelho é confeccionado sob medida para a arcada do paciente, no entanto, oferece resultados tão eficientes quanto e um rápido período de adaptação.

Contudo, aqui também cabe ao paciente manter hábitos de disciplina quanto a higienização, já que pode ser um pouco mais complicada.

Expansor palatino

O expansor palatino não se trata de um modelo popular entre os pacientes que passam por um tratamento ortodôntico. Isso se deve a seu objetivo específico além da correção da mordida do paciente, como aumentar o tamanho do palato (céu da boca).

Tendo em vista esse objetivo característico, é comumente indicado para crianças e recomendado a adultos em casos que ainda seja possível passar por uma cirurgia.

O expansor palatino é frequentemente utilizado para que haja a correção de problemas como mordida cruzada (em que os dentes do arco dentário superior não estão alinhados com os do arco inferior) na infância. Diante a esse problema, adultos devem passar por um procedimento cirúrgico.

Entre demais indicações do expansor palatino também estão o tratamento do bruxismo, distúrbio do sono que provoca o ranger de dentes, o que resulta no desgaste dentário.

aparelho móvel

Aparelho móvel

O aparelho móvel, também chamado de aparelho ortopédico, também é um modelo indicado principalmente em crianças de até 12 anos. Costuma ser o primeiro contato da criança com o tratamento ortodôntico, corrigindo alterações na estrutura óssea do paciente.

Deve-se levar em consideração que a correção de problemas no osso maxilar logo na infância são essenciais para se evitar intervenções cirúrgicas no futuro, uma vez que nesse período de tempo a correção é facilitada pela estrutura óssea ainda está em desenvolvimento.

Vale ressaltar que o uso do aparelho ortopédico deve ser acompanhado pelos pais, devendo o aparelho ser removido apenas diante de refeições e para a higiene bucal.

Alinhadores transparentes

O alinhadores transparentes ou aparelho invisível é um dos mais novos tipos de aparelho ortodôntico. Confeccionado por um software específico, se trata de uma moldeira de material transparente e removível (poliuretano) feita sob medida aos arcos dentários e que deve ser trocada com o tempo para levar a movimentação da dentição.

Para que essa movimentação seja possível é necessário que a moldeira seja trocada por um modelo menor periodicamente, podendo a troca ser feita em casa ou em consultório odontológico.

Esse tratamento não exige um acompanhamento odontológico tão frequente quanto os demais modelos, mas é importante que as visitas regulares ao dentista ainda ocorram para que se garanta resultados satisfatórios.

Cuidados com a higiene bucal durante o tratamento ortodôntico

Durante um tratamento ortodôntico é necessário que os cuidados com a higiene bucal sejam mantidos em dia, prevenindo assim uma série de problemas bucais e complicações.

É importante que a higiene da boca e do aparelho seja feita com uma escova de cerdas macias e com creme dental fluoretado para uma limpeza profunda e precisa.

Além disso, para que haja a higiene bucal adequada o ideal é que além da escovação seja feita a passagem de fio dental diária, podendo ainda contar com o complemento do uso de uma escova interdental para melhor a qualidade da higienização.

Buscando aprimorar ainda mais a limpeza da arcada dentária, o uso de uma escova ortodôntica também é uma indicação para facilitar a higiene dos dentes e das peças do aparelho fixo. 

O bochecho com enxaguante bucal deve ser indicado e orientado pelo dentista.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que problemas, como os ortodônticos, sejam diagnosticados e tratados o quanto antes.

É também mantendo a periodicidade ao consultório odontológico que o dentista avalia o estado da zona bucal do paciente e o orienta quanto à adesão de bons hábitos.

O indicado é que a frequência ao dentista seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses), mantendo procedimentos regulares em dia, como a profilaxia (limpeza profissional)

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!