O Que Você Procura ?

Tecnologia na Odontologia

Tecnologia na odontologia: conheça suas tendências

dentista2

São muitas as áreas que receberam grandes avanços tecnológicos nos últimos anos. Por isso, não é uma surpresa quando falamos sobre a chegada da tecnologia na odontologia.

A área do cuidado com os dentes sempre foi muito ligada ao que há de mais moderno no uso de equipamentos e técnicas para a saúde bucal das pessoas. Especialmente aqui no Brasil, que é o país com o maior número de dentistas no mundo.

Por isso, nossos profissionais sempre estão na vanguarda da tecnologia na odontologia e podem oferecer o melhor para os brasileiros.

Quer saber quais são as principais tendências tecnológicas para o setor? Então siga a leitura abaixo!

Laser para combater cáries é uma das tendências de tecnologia na odontologia

Tratamento contra as cáries é, provavelmente, o procedimento mais comum em uma clínica odontológica. No entanto, até o “arroz com feijão” do setor merece um pouco de tecnologia. Ou, quem sabe, justamente por isso o procedimento merece mais novidades.

Um dos maiores impeditivos do tratamento contra as cáries é o uso de brocas bucais para desgastar os dentes e alcançar o problema. A questão é que as pessoas morrem de medo das brocas e, por isso, costumam evitar ao máximo ir ao dentista para tratar das cáries.

No entanto, a tecnologia na odontologia evoluiu e agora é possível fazer o tratamento usando laser. O recurso consegue alcançar e remover o tecido cariado do dente sem precisar usar a broca, fazendo com que todo o procedimento seja indolor.

Por enquanto, a tecnologia é um pouco cara, mas já traz excelentes resultados. Em poucos anos, ela deverá ficar mais acessível para todo o tipo de público e remover de vez o medo das pessoas de tratar as cáries.

Tecnologia na odontologia

Aparelho dentário transparente é um dos avanços da tecnologia na odontologia

Por anos, as pessoas precisaram usar aparelhos dentários e muitas temeram fazer isso por causa da aparência. Afinal, é fato que dá para notar de longe quando alguém usa ou não os aparelhos.

dentista1

No entanto, a evolução da tecnologia na odontologia trouxe o aparelho dentário transparente, que permite que os dentes sejam alinhados e corrigidos sem prejudicar a estética do sorriso.

Além do benefício de serem transparentes, esses aparelhos são 50% mais rápidos do que um aparelho ortodôntico normal. Ou seja: eles ainda diminuem pela metade o tratamento, o que faz com que a pessoa fique com os dentes corrigidos em menos tempo. Para completar, o aparelho transparente é menos doloroso pois se adapta melhor ao sorriso de cada pessoa.

Isso sem falar no fato de que os aparelhos transparentes não usam bráquetes e fios de metal, o que evita irritações na gengiva e facilita na hora da higienização. São vantagens do início ao fim.

LEIA TAMBÉM: Conheça os modelos de aparelho ortodôntico

Impressão 3D é um recurso muito usado dentro da odontologia

Uma das problemáticas da odontologia é que cada pessoa tem um dente de uma forma. Pense em uma lente de contato dental, por exemplo. Ela é feita sob medida para cada pessoa. Nenhuma é igual a outra.

Isso deixa o procedimento muito mais caro, demorado e complicado pois não dá para fazer uma “forma” e produzir em série.

No entanto, com a Impressão 3D, isso é corrigido. Com o uso de sensores de extrema precisão, é possível fazer um modelo tridimensional digital da boca do paciente e então produzir no computador uma lente de contato, um aparelho ou qualquer outro equipamento sob medida.

A partir disso, é só mandar a impressora 3D imprimir, sem precisar de moldes ou qualquer outra problemática. Com isso, os custos despencam e a eficácia aumenta.

Novas anestesias serão menos dolorosas e mais eficazes

Você já precisou fazer qualquer tipo de procedimento dentário? Se sim, provavelmente já levou uma anestesia local e sabe que, apesar de não doer tanto assim, trata-se de uma picada desconfortável. Isso sem falar que demora para passar e poder falar normalmente.

No entanto, existem novos modelos de anestesias sendo testados e prontos para serem aplicados no mercado. Elas são computadorizadas, com maior precisão e eficácia para o procedimento. Além disso, é possível controlar a quantidade exata do medicamento para que o paciente não sinta mais nada.

Como não há perfuração da gengiva, o paciente não sente dor e pode encarar os procedimentos dentários mais facilmente, sem precisar se contorcer na cadeira.

Planejamento digital do sorriso é uma das tendências do momento

Você já se imaginou como ficará o seu sorriso ou o seu rosto depois que colocar aparelho, remover um dente ou fazer qualquer tipo de intervenção odontológica? Então saiba que isso agora é possível com o Planejamento Digital do Sorriso (ou Digital Smile Design, em inglês).

A tecnologia permite criar e simular como o sorriso do paciente ficará após a intervenção planejada pelo cirurgião dentista. Isso ajuda a deixar o paciente mais tranquilo e ajuda o cirurgião a aumentar a eficácia dos seus procedimentos.

Normalmente, o Planejamento Digital do Sorriso costuma ser oferecido para quem realizará tratamentos de grande porte e que causarão muitas mudanças no rosto.

Essas são as principais tendências de tecnologia na odontologia, todas elas com o potencial de causar um impacto muito positivo nos próximos anos. A ideia, como sempre, é deixar o paciente mais confortável e o trabalho dos dentistas mais eficaz.

E aí, gostou das tendências? Qual delas é a sua favorita? Comente abaixo!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!